5 Benefícios principais do uso de uma caldeira à biomassa

20 set, 2021 | Caldeiras | 0 Comentários

Na matriz energética brasileira, a biomassa é um dos combustíveis sustentáveis que mais cresce no país, com grande potencial de evolução. Diante desse potencial é cada vez maior o número de empresas que substituem suas tradicionais caldeiras movidas a combustíveis fósseis por uma caldeira a biomassa.

Várias são as razões para essa substituição, caso do ganho ambiental e da maior eficiência na geração energética. Nesse sentido, a escolha por uma caldeira a biomassa representa uma grande opção, principalmente quanto à sustentabilidade.

Mas, além do ganho em sustentabilidade, muitos são os outros benefícios que as indústrias podem conquistar ao optar por gerar sua energia fazendo uso de uma caldeira a biomassa. Para conhecê-los, continue lendo este artigo.

 

1. A biomassa é um combustível renovável e, portanto, sustentável

Como combustível, toda caldeira a biomassa faz uso de derivados essencialmente derivados da vida vegetal. Assim, a produção de energia realizada nesta caldeira tem por característica ser totalmente renovável e limpo, principalmente por permitir o reaproveitamento de resíduos, menos poluentes que o petróleo ou o carvão.

Dessa forma, grande parte do dióxido de carbono emitido durante o processo de queima do combustível em uma caldeira a biomassa equivale à quantidade absorvida para o desenvolvimento da própria planta, ou seja, a pegada de carbono é bastante forte, já que o balanço energético da biomassa é mais favorável quando comparado aos combustíveis fósseis.

Além disso, diversos estudos indicam que a substituição de um sistema de aquecimento elétrico ou a carvão por uma caldeira a biomassa pode ajudar uma indústria a reduzir sua produção de dióxido de carbono em até 9,5 toneladas por ano.

 

2. A biomassa é comparativamente mais barata

Muitas empresas optam pela biomassa como combustível de suas caldeiras principalmente pelo menor custo de aquisição deste combustível, principalmente quando é utilizada a biomassa na sua forma sólida, caso dos derivados dos pellets e lascas de madeira.

Este é um combustível mais barato porque a produção deste tipo de matéria-prima ocorre próximo às regiões das indústrias, facilitando a aquisição e proporcionando menor custo de frete.

Além do mais, o custo de aquisição destes geradores de vapor apresenta fabricação nacional e de excelente qualidade, como é o caso das caldeiras da Biocal Burntech, não havendo necessidade de importação, como acontece com outras fontes de energia.

 

3. Maior economia na geração energética

A redução no custo quanto à geração de energia é, para as empresas, o benefício mais significativo da utilização de uma caldeira a biomassa, em detrimento às caldeiras que fazem uso de combustíveis fósseis.

O investimento em novas tecnologias, além dos custos no uso deste tipo de caldeira se tornam bastante competitivos em diversas aplicações industriais e com a indústria 4.0, a tendência é que os custos diminuam ainda mais, devido ao aumento da eficiência energética.

Também pode ser observada economia no uso da própria biomassa. Recentes estudos mostram que apenas 2 kg de pellets de madeira correspondem a cerca de 1 litro de gasóleo, mas seu custo é comparativamente muito inferior.

Por ter alta eficiência, há menor desperdício de biomassa durante a queima e maior aproveitamento da energia gerada por ela, o que traz menor uso de combustível.

 

4. Manutenção reduzida, reduzindo custos

De forma geral, caldeiras a biomassa, essencialmente as mais modernas, requerem pouca manutenção, principalmente pela reduzida produção de cinzas. Algumas caldeiras podem, inclusive, ser totalmente automatizadas, facilitando limpezas programadas.

Vale lembrar ainda que a constante evolução das tecnologias em caldeiras vem mostrando que é possível chegar a um percentual elevado de eficiência nas operações que geram energia de biomassa, resultando em eficiência ecológica e produtiva ainda maiores.

 

5. Maior confiança da empresa diante da sociedade

Ao adquirir uma caldeira a biomassa para sua geração energética, a empresa terá ganhos econômicos, mas estará também adotando condutas de minimização dos impactos ambientais. 

Tal fato permite ganhos sociais importantes, principalmente com a elevação da confiança das partes interessadas que interagem com a empresa, pois aumenta-se a transparência na sustentabilidade ambiental.

Em alguns casos, o simples fato de ter uma caldeira a biomassa, faz com que a imagem da empresa seja melhor vista pelo consumidor, ou seja, empresas que se preocupam em adotar ações mais sustentáveis – como o uso de uma caldeira a biomassa – tendem a ter melhor aceitação do mercado consumidor.

Portanto, a aquisição da caldeira a biomassa representa uma vantagem competitiva sustentável para a empresa. Mas vale ressaltar, é extremamente importante escolher um fabricante que se preocupe em fabricar um equipamento seguro e eficiente, caso das caldeiras da Biocal Burntech.

 

Ficou interessado? Então conheça os benefícios das caldeiras Burntech e solicite um orçamento para sua empresa.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *