A importância da manutenção da sua caldeira a biomassa

26 ago, 2021 | Caldeiras | 0 Comentários

Hoje em dia, dependendo do processo produtivo, ter uma caldeira a biomassa representa uma necessidade recorrente. Porém, não basta apenas adquirir uma boa caldeira, é preciso garantir sua durabilidade e o melhor funcionamento, ou seja, é preciso manter em dia a manutenção da caldeira adquirida.

Toda caldeira a biomassa é um equipamento capaz de gerar vapor sempre sob alta pressão e temperatura, por isso, na ausência de uma boa manutenção, ela está sujeita a sofrer muitas falhas e defeitos.

Para que esses problemas não tragam consequências mais sérias é imprescindível adotar uma eficiente manutenção da sua caldeira a biomassa, sempre se baseando no que está disposto na NR-13. 

Mas você sabe qual é a real importância da manutenção de caldeiras? Qual a melhor estratégia para fazê-la de forma eficiente? É o você irá acompanhar neste conteúdo!

 

Manutenção da caldeira a biomassa: Por que deve ser uma prioridade?

Na atualidade, com um apelo sustentável muito maior dentro do ambiente industrial, a caldeira a biomassa representa um equipamento cada vez mais essencial ao processo produtivo, principalmente por permitir a queima de muitos combustíveis com características sustentáveis

Dessa forma, a ausência desse maquinário não é nada vantajosa para o ambiente industrial, pois resultará em perdas produtivas e econômicas bastante sérias. Para evitar isso, uma correta manutenção é uma exigência.

No entanto, a manutenção de uma caldeira a biomassa deve ser realizada não somente para preservar suas condições físicas, como também garantir a segurança da sua planta e dos seus colaboradores, já que este maquinário apresenta alto grau de periculosidade, com seu mau funcionamento podendo acarretar em acidentes bastante graves.

De fato, o fator “segurança” é uma exigência em qualquer indústria. Por trabalhar sempre sob alta pressão, a caldeira a biomassa exige monitoramento e manutenção constantes, mantendo os colaboradores – e até mesmo a comunidade – sob o mínimo risco.

Ainda sobre a questão econômica, o investimento em uma boa caldeira a biomassa costuma ser relativamente alto, ou seja, uma boa manutenção fará jus ao alto investimento, garantindo que a caldeira possa trabalhar durante toda sua vida útil sem maiores problemas ou perda de eficiência.

Assim, priorizar a manutenção de caldeiras a biomassa irá prevenir acidentes, gerar energia (vapor) suficiente para a indústria e fazer valer o investimento.

 

Pontos que merecem cuidados quanto à manutenção da sua caldeira

Para que os princípios básicos de uma boa manutenção da sua caldeira a biomassa sejam seguidos é essencial seguir a norma regulamentadora NR 13, aprovada pela Portaria n° 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho e Emprego.

De maneira geral, essa norma estabelece todos os requisitos que devem ser atendidos quanto à utilização de caldeiras a vapor, vasos de pressão e tubulações de interligação.

Assim, inicialmente é preciso que o responsável pela manutenção esteja atento aos indicadores de pressão e temperatura do equipamento. Caso alguma destas variáveis exceda o limite, o risco de explosão pode ser bastante alto.

Para evitar a explosão, é importante verificar o funcionamento das válvulas de segurança, responsáveis por permitir o escape do excesso de vapor. Outros locais de escape, e que merecem atenção, são a chaminé e o dreno, por onde saem o excesso de calor e resíduos, respectivamente. 

Se algum desses orifícios estiver obstruído, o risco de algo dar errado também aumenta consideravelmente, já que o calor ficará retido dentro da caldeira.

Os mesmos cuidados devem ser dedicados aos tubos. Eles devem ser inspecionados em busca de possíveis corrosões, devem ser também devidamente lubrificados para garantir a fluidez dos seus conteúdos sem nenhuma obstrução.

Outro ponto que merece maior atenção quanto a manutenção envolve um sistema de tratamento da água de reposição. Caso ela não seja devidamente tratada, as consequências podem ser bastante sérias, com a elevação dos casos de corrosão nos componentes da caldeira.

Também é recomendado que sua indústria crie uma rotina de manutenção e calibração dos instrumentos associados à sua caldeira a biomassa, mantendo-os calibrados continuamente.

Diante dessas questões fica claro que a manutenção da sua caldeira a biomassa é sem dúvida um investimento necessário e importante, pois irá preservar tanto a segurança do maquinário quanto a dos seus operadores e sociedade. Garante ainda a qualidade e a eficiência do sistema de produção.

 

Quer saber mais sobre caldeiras? Então confira quais são as principais caldeiras industriais presentes no mercado.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *