Manutenção de caldeiras: 3 pontos que não podem ficar de fora

10 dez, 2021 | Caldeiras | 0 Comentários

Caldeiras são equipamentos responsáveis pela geração de vapor que trabalham sempre sob alta pressão e temperatura. Exatamente por isso são susceptíveis a falhas e queda de desempenho quando não são bem gerenciadas. Para impedir isso, priorizar a manutenção de caldeiras deve ser uma necessidade.

A manutenção está relatada na NR-13, que estabelece parâmetros e condiciona a inspeção de segurança, além de toda a operação deste equipamento e suas tubulações.

Cabe também destacar a qualidade dos serviços relacionados à manutenção de caldeiras, sendo este processo crucial para resguardar a integridade física de colaboradores, prevenindo acidentes, bem como para assegurar elevadas produtividades na geração de vapor.

 

Por que você deve priorizar a manutenção de caldeiras?

Em processos industriais, priorizar a manutenção de caldeiras é uma medida de fundamental importância e várias são as razões para isso.

A primeira razão tem relação direta com a segurança das operações da empresa. A manutenção de caldeiras permite que os diversos sistemas de segurança funcionem da forma correta e segura, permitindo melhor funcionamento deste equipamento. 

Além disso, paradas do equipamento decorrente de variadas falhas serão evitadas com uma boa manutenção de caldeiras, fazendo com que o dia a dia das atividades e a geração de renda da indústria sejam constantes.

Em virtude desses aspectos, fazer com que a manutenção de caldeiras esteja sempre em dia é imprescindível, prevenindo acidentes, gerando vapor para a indústria sem longas interrupções e fazer valer o investimento. 

Mas você sabe quais são os pontos que merecem maior atenção e que não podem ficar de fora durante a manutenção de caldeiras?

 

Pontos que merecem atenção durante a manutenção de caldeiras

Para garantir maior segurança das operações e de colaboradores a NR-13 estimula que a manutenção de caldeiras seja uma prioridade. Prova disso é que o aspecto de “manutenção” é o ponto principal desta norma regulamentadora, priorizando, acima de tudo, a máxima segurança e saúde dos trabalhadores. 

Sendo assim, a norma destaca é que é dever da empresa garantir a realização de todas as medidas necessárias para eliminar, reduzir ou controlar possíveis riscos quanto à operação deste equipamento:

Os instrumentos e controles de caldeiras devem ser mantidos calibrados e em boas condições operacionais, constituindo condição de risco grave e iminente o emprego de artifícios que neutralizem sistemas de controle e segurança da caldeira.”, diz a referida norma.

Dessa forma, alguns procedimentos importantes são exigidos quanto à manutenção de caldeiras, dentre os quais vale ressaltar:

1. Realize a limpeza periódica da caldeira

Limpezas periódicas são essenciais em caldeiras, pois ajudam a reduzir diversos riscos, principalmente porque a fuligem, certas incrustações e diferentes resíduos podem prejudicar o funcionamento do equipamento. Portanto, nunca negligencie as limpezas programadas.

2. Priorize a qualidade do tratamento da água de alimentação

Outro ponto fundamental da manutenção de caldeiras envolve os cuidados com o sistema de tratamento da água de reposição. Se não for tratada, essa água pode gerar sérios problemas para as caldeiras, como a corrosão.

Por conta disso, sempre dê a máxima importância ao tratamento da água, diminuindo possíveis riscos que essa medida pode causar.

3. Realize testes diários de intertravamento e de emergência da caldeira

Todas as caldeiras dispõem de funções como as de intertravamentos. Tais funções permite total controle e segurança operacional do equipamento. Porém, para manter essas funções em pleno funcionamento, são precisos alguns testes diários.

Estes testes de intertravamentos podem trazer informações valiosas sobre o funcionamento da caldeira, levando a adoção de ações preventivas e focadas nos melhores resultados.

Além dessas medidas fundamentais, outros procedimentos adquirem grande importância quanto à correta manutenção de caldeiras, dentre os quais vale citar:

  • Tenha ao seu lado profissionais qualificados para a realização das inspeções e manutenções da caldeira;
  • Siga todas as recomendações da NR-13;
  • Faça toda a inspeção dos cruzamentos de solda;
  • Inspecione toda a fiação elétrica, além de toda a manutenção do quadro elétrico;
  • Inspecione o sistema de alimentação de água;
  • Verifique a saída de vapor;
  • Calibre e faça a inspeção de todos os dispositivos de segurança;
  • Análise o estado de conservação da tubulação de água da caldeira;
  • Efetue testes nos sistemas de emergência.

Diante de todas essas informações vale perguntar: Sua indústria está com a manutenção de caldeiras em dia? Você prioriza o bom funcionamento do seu equipamento gerador de vapor?

Como você viu, a NR-13 é essencial para manutenção de caldeiras. Quer saber mais sobre essa norma? Então confira nosso artigo exclusivo sobre o tema.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *