A relação entre o vapor e a indústria já dura um certo tempo, com esse sendo o insumo indispensável para muitos setores. Neste cenário, o uso da caldeira para maior eficiência na produção de vapor é imprescindível.
Por isso, é crucial entender a importância da produção de vapor em processos industriais, assim como a função da caldeira neste processo.
Muitas são as possibilidades do uso do vapor em processos industriais
Desde a revolução industrial, praticamente todos os processos industriais dependem da produção de vapor. Assim, quando falamos do uso do vapor gerado por uma caldeira em processos industriais, 3 são os principais usos:
- Vapor destinado ao aquecimento: após a produção na caldeira, o vapor é aplicado para a troca de calor, uma ação muito frequente em indústrias do setor alimentício, químico e de esterilização;
- Vapor destinado à movimentação: em muitos casos, o vapor é utilizado como força motriz. Ou seja, geração de energia para equipamentos que funcionam à base de turbinas de vapor, como bombas e compressores;
- Vapor destinado aos processos de limpeza e esterilização: a alta temperatura do vapor faz com que o mesmo consiga adentrar superfícies e materiais. Por isso, ele é eficiente na eliminação de microrganismos durante a limpeza ou esterilização.
Vale ressaltar que, especificamente para a limpeza e esterilização, é preciso demandar maior atenção à qualidade da água, a qual deve estar isenta de possíveis contaminantes. Essa função é mais comum principalmente em cozinhas, lavanderias e hospitais.
Função da caldeira na produção de vapor industrial
A caldeira é um equipamento de ampla aplicação dentro da indústria. Como vimos, sua principal função é produzir vapor.
A escolha do vapor como fluido de trabalho se justifica pelo alto calor específico, aliado a ampla disponibilidade de água no meio industrial. Portanto, é de fácil obtenção e baixo custo.
Cada tipo de caldeira possui funcionamento e desempenho específicos. Isso varia conforme a construção deste equipamento (flamotubular ou aquatubular) e de acordo com o combustível utilizado.
Assim, dentro de diferentes setores industriais, a caldeira tem a função de queimar o combustível e produzir de vapor. Ou seja, ao queimar o combustível, há a liberação de energia (calor) e aquecimento da água, liberando vapor sob alta pressão e temperatura.
Indústrias que dependem da caldeira para produção de vapor
Como visto anteriormente, a caldeira possui alta demanda em diversas atividades industriais. Dentre as indústrias que mais necessitam do vapor produzido por uma caldeira, merecem destaque:
Indústria frigorífica
Em frigoríficos, o vapor gerado por uma caldeira possui variados usos. Na sala de abate, por exemplo, o vapor ajuda na disponibilidade de água quente para lavar as mãos e/ou esterilizar utensílios.
A graxaria também é outro setor que depende de altos volumes de vapor, utilizado nos digestores responsáveis pelo cozimento dos produtos.
Na limpeza geral das dependências do frigorífico, o vapor garante total higienização das dependências.
Indústria madeireira
Na indústria madeireira, o vapor é adotado na secagem da matéria-prima em estufas de secagem, cujo processo permite melhorar a qualidade das toras.
Depois da secagem, as toras podem ser transformadas em outros materiais, como madeira serrada, placas, compensados e laminados.
Cabe à caldeira produzir, acumular e oferecer todo esse volume de vapor — o maior responsável pelo processo de secagem da madeira dentro da indústria.
Indústria de laticínios
Na indústria de laticínios, as caldeiras geram vapor para as etapas relacionadas ao processamento do leite, que necessitam do calor.
Este é o caso da pasteurização, esterilização de recipientes, fabricação de creme de leite e fermentação (responsável pela produção de queijos, iogurtes e requeijões).
O vapor também é necessário para o aquecimento de tanques de água e, claro, para a limpeza geral.
Indústria têxtil
No ambiente da indústria têxtil, o tingimento é um dos processos mais comuns. Para sua realização, o uso do vapor/calor é imprescindível.
Por essa razão, esse é um segmento industrial que exige grandes quantidades de vapor para aquecer a água e alvejar ou tingir tecidos, assim como para secagem das peças em estufas.
Indústria metalúrgica
Metalúrgicas geralmente necessitam de muita energia para a movimentação de suas máquinas. Os banhos químicos, a secagem e pintura de componentes também dependem da produção de vapor.
Além destas indústrias, cabe à caldeira produzir grandes volumes de vapor para muitos outros setores, como:
- Alimentício;
- Hospitalar;
- Metalúrgico;
- Petrolífero;
- Termelétrico, entre outros.
Por fim, está bastante claro que a caldeira tem um papel de importância na produção de vapor usada em muitos processos. Entretanto, cada indústria necessitará de um tipo de caldeira diferente, conforme a capacidade produtiva e espaço disponível.
Fazer a melhor escolha torna-se fundamental para o sucesso da atividade. Quer acertar na escolha da sua caldeira? Então aproveite para conhecer as caldeiras da Burntech e fazer um orçamento.
Bom dia Pessoal