Entenda a importância da caldeira na produção de vapor

14 jul, 2023 | Caldeiras | 1 Comentário

A relação entre o vapor e a indústria já dura um certo tempo, com esse sendo o insumo indispensável para muitos setores. Neste cenário, o uso da caldeira para maior eficiência na produção de vapor é imprescindível.

Por isso, é crucial entender a importância da produção de vapor em processos industriais, assim como a função da caldeira neste processo.

 

Muitas são as possibilidades do uso do vapor em processos industriais

Desde a revolução industrial, praticamente todos os processos industriais dependem da produção de vapor. Assim, quando falamos do uso do vapor gerado por uma caldeira em processos industriais, 3 são os principais usos:

  • Vapor destinado ao aquecimento: após a produção na caldeira, o vapor é aplicado para a troca de calor, uma ação muito frequente em indústrias do setor alimentício, químico e de esterilização;
  • Vapor destinado à movimentação: em muitos casos, o vapor é utilizado como força motriz. Ou seja, geração de energia para equipamentos que funcionam à base de turbinas de vapor, como bombas e compressores;
  • Vapor destinado aos processos de limpeza e esterilização: a alta temperatura do vapor faz com que o mesmo consiga adentrar superfícies e materiais. Por isso, ele é eficiente na eliminação de microrganismos durante a limpeza ou esterilização.

Vale ressaltar que, especificamente para a limpeza e esterilização, é preciso demandar maior atenção à qualidade da água, a qual deve estar isenta de possíveis contaminantes. Essa função é mais comum principalmente em cozinhas, lavanderias e hospitais.

 

Função da caldeira na produção de vapor industrial

A caldeira é um equipamento de ampla aplicação dentro da indústria. Como vimos, sua principal função é produzir vapor.

A escolha do vapor como fluido de trabalho se justifica pelo alto calor específico, aliado a ampla disponibilidade de água no meio industrial. Portanto, é de fácil obtenção e baixo custo.

Cada tipo de caldeira possui funcionamento e desempenho específicos. Isso varia conforme a construção deste equipamento (flamotubular ou aquatubular) e de acordo com o combustível utilizado.

Assim, dentro de diferentes setores industriais, a caldeira tem a função de queimar o combustível e produzir de vapor. Ou seja, ao queimar o combustível, há a liberação de energia (calor) e aquecimento da água, liberando vapor sob alta pressão e temperatura.

 

Indústrias que dependem da caldeira para produção de vapor

Indústrias que dependem da caldeira para produção de vapor

Como visto anteriormente, a caldeira possui alta demanda em diversas atividades industriais. Dentre as indústrias que mais necessitam do vapor produzido por uma caldeira, merecem destaque:

 

Indústria frigorífica

Em frigoríficos, o vapor gerado por uma caldeira possui variados usos. Na sala de abate, por exemplo, o vapor ajuda na disponibilidade de água quente para lavar as mãos e/ou esterilizar utensílios.

A graxaria também é outro setor que depende de altos volumes de vapor, utilizado nos digestores responsáveis pelo cozimento dos produtos. 

Na limpeza geral das dependências do frigorífico, o vapor garante total higienização das dependências.

 

Indústria madeireira

Na indústria madeireira, o vapor é adotado na secagem da matéria-prima em estufas de secagem, cujo processo permite melhorar a qualidade das toras. 

Depois da secagem, as toras podem ser transformadas em outros materiais, como madeira serrada, placas, compensados e laminados. 

Cabe à caldeira produzir, acumular e oferecer todo esse volume de vapor — o maior responsável pelo processo de secagem da madeira dentro da indústria.

 

Indústria de laticínios

Na indústria de laticínios, as caldeiras geram vapor para as etapas relacionadas ao processamento do leite, que necessitam do calor. 

Este é o caso da pasteurização, esterilização de recipientes, fabricação de creme de leite e fermentação (responsável pela produção de queijos, iogurtes e requeijões). 

O vapor também é necessário para o aquecimento de tanques de água e, claro, para a limpeza geral.

 

Indústria têxtil

No ambiente da indústria têxtil, o tingimento é um dos processos mais comuns. Para sua realização, o uso do vapor/calor é imprescindível.

Por essa razão, esse é um segmento industrial que exige grandes quantidades de vapor para aquecer a água e alvejar ou tingir tecidos, assim como para secagem das peças em estufas.

 

Indústria metalúrgica 

Metalúrgicas geralmente necessitam de muita energia para a movimentação de suas máquinas. Os banhos químicos, a secagem e pintura de componentes também dependem da produção de vapor.

Além destas indústrias, cabe à caldeira produzir grandes volumes de vapor para muitos outros setores, como: 

  • Alimentício;
  • Hospitalar;
  • Metalúrgico;
  • Petrolífero;
  • Termelétrico, entre outros.

Por fim, está bastante claro que a caldeira tem um papel de importância na produção de vapor usada em muitos processos. Entretanto, cada indústria necessitará de um tipo de caldeira diferente, conforme a capacidade produtiva e espaço disponível. 

Fazer a melhor escolha torna-se fundamental para o sucesso da atividade. Quer acertar na escolha da sua caldeira? Então aproveite para conhecer as caldeiras da Burntech e fazer um orçamento.

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *