Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

23 fev, 2024 | Caldeiras | 0 Comentários

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela?

Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de diversos produtos, máquinas e equipamentos.

Diante dessa importância, vale entender em quais processos da indústria farmacêutica a caldeira é necessária. Veja também quais são os tipos de vapor presentes em cada processo!

Caldeira: fundamental para a indústria farmacêutica

Praticamente todos os tipos de indústrias necessitam da caldeira, e a indústria farmacêutica é uma das principais.

Nesse caso, o vapor é utilizado em vários processos, com destaque para: 

  • Secagem: bastante demandada em muitos processos farmacêuticos, como a produção de pó e granulados. A secagem remove a umidade dos produtos, enquanto garante estabilidade e maior vida útil, a partir do uso do vapor em secadoras industriais.
  • Aquecimento: reações químicas e processos de síntese usam o vapor para aquecer os reatores, tanques e outros equipamentos. Ele auxilia, também, no controle preciso da temperatura, fundamental para garantir a qualidade e a eficiência dos processos.
  • Energia térmica: muitas indústrias farmacêuticas possuem sistemas de cogeração, os quais utilizam a energia térmica para gerar eletricidade e calor. Tal medida ajuda a maximizar a eficiência energética e a supervisionar os custos operacionais.
  • Esterilização de equipamentos: a indústria farmacêutica exige um ambiente estéril. Para eliminar microrganismos e esterilizar equipamentos, instrumentos respiratórios e recipientes, o vapor age em autoclaves e esterilizadores.

Uso mais comum do vapor: processos de esterilização

O processo de esterilização é, talvez, o mais importante e comum na indústria farmacêutica. Isso porque ela exige um ambiente estéril para garantir a segurança e a qualidade dos produtos.

Nesse sentido, o processo deve ser o mais eficiente possível. Além disso, estar em conformidade com normas de controle e qualidade da água utilizada na caldeira.

Dessa forma, é aplicado na:

  • Fabricação de soluções injetáveis ​​ou parentéricas;
  • Fabricação biofarmacêutica, caracterizada pela criação de um ambiente estéril para o crescimento do organismo de produção biológica (bactéria, levedura ou célula animal);
  • Fabricação de soluções, como os produtos oftálmicos.

Vale ressaltar também que, em uma indústria farmacêutica de grande porte, cerca de 70% do vapor produzido é consumido pelas autoclaves de esterilização. Por isso, as caldeiras são equipamentos essenciais dentro deste setor produtivo.

A indústria farmacêutica exige características específicas

Na indústria farmacêutica, o vapor gerado pela caldeira deve ser sempre caracterizado como “limpo”. A demanda dele é alta, já que ele é usado principalmente para:

  • Esterilizar tanques, filtros e sistemas de tubulação;
  • Esterilizar utensílios;
  • Umedecer o ar em sistemas de salas limpas, muito comuns na área de produção.

Além disso, há diferentes ambientes da indústria farmacêutica que exigem o uso dele. Em muitos casos, os vapores entram em contato com:

  • Ingredientes farmacêuticos;
  • Medicamentos;
  • Máquinas utilizadas na fabricação.

Assim, é importante entender que existem basicamente três tipos de vapor “limpo”, com propriedades e características que dependem essencialmente do método de geração deles. Portanto, conheça quais são!

Vapor filtrado

Ele é gerado em uma caldeira com características convencionais e, posteriormente, filtrado. 

Dependendo da situação específica exigida pelo processo, determina-se o filtro para a remoção de até 100% das partículas sólidas e gotículas líquidas maiores que 1 micron.

Vapor limpo  

Este tipo é obtido em uma caldeira ou por um destilador de múltiplos estágios, produzido a partir de água deionizada e destilada.

Vapor puro

Bastante similar ao vapor limpo, a produção dele depende do uso da água destilada ou deionizada livre de pirogênios (que fazem mal à saúde humana), normalmente definida pela sigla ‘W FI’.

Priorize a qualidade da água

Na indústria farmacêutica, é fundamental entender que a produção do vapor destinado aos processos depende da qualidade da água que alimenta as caldeiras. 

Por isso, ela deve possuir o tratamento específico para torná-la mais adequada ao uso nesse segmento. 

Entretanto, tratar a água para o uso industrial não é como tornar a água potável para consumo. Para a indústria farmacêutica, é relevante retirar elementos nocivos à conservação dos equipamentos operacionais e ao produto.

Dessa forma, as condições necessárias para a boa qualidade da água de caldeira variam conforme as atividades em que ela será utilizada. 

Contudo, fato é que, independentemente da atividade, tratar a água é fundamental para a conservação dos equipamentos, assim como para uma melhor eficiência produtiva.

Nesse contexto, a água deve estar livre de contaminantes que possam interferir no processo de geração de vapor e, consequentemente, na esterilização de equipamentos.

Burntech: Conheça a melhor caldeira para a indústria

Burntech: Conheça a melhor caldeira para a indústria

Com a missão de oferecer a melhor solução térmica, atendimento técnico e comercial, a Burntech é referência na fabricação das melhores caldeiras do mercado.

Com 4 décadas de experiência, somos referência em soluções para geração de vapor, gás quente e energia a biomassa, oferecendo um portfólio completo para todo tipo de necessidade.

Pioneiros, no Brasil, com grelha fixa/móvel da tecnologia WVT, comprovada e adquirida na Alemanha com exclusividade no Brasil. Logo, nossos equipamentos são conhecidos pela alta eficiência e robustez.

Os materiais e fornecedores, criteriosamente escolhidos, são fundamentais para a garantia da segurança, qualidade, operação e longevidade. 

Durante toda a fabricação são realizadas inspeções, ensaios e testes, conforme estabelecidos pelas normas aplicáveis, para garantir a qualidade do equipamento.

Portanto, se você pretende ampliar a planta industrial farmacêutica, conheça a linha de soluções da Burntech e tenha a melhor caldeira para seu negócio. 

A Burntech é referência em engenharia, projeto e montagem das melhores caldeiras do Brasil. Clique aqui e solicite um orçamento para adquirir sua caldeira.

Caldeira aquatubular e flamotubular: clique e faça um orçamento!

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...
Caldeira na indústria madeireira

Conheça as aplicações da caldeira na indústria madeireira

A indústria madeireira é um dos principais segmentos econômicos de todo o mundo. No Brasil, este é um setor que emprega cerca de 175 mil pessoas e depende do uso de diferentes equipamentos, como a caldeira industrial. Nesse tipo de indústria, a caldeira possui grande...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *