Caldeira aquatubular: Veja sua importância na geração energética

28 jun, 2022 | Aquatubular, Caldeiras, Eficiência energética | 0 Comentários

Em muitos processos dentro de uma indústria, o uso de vapor gerado por caldeiras para movimentar máquinas e equipamentos é constante. Mas em outros processos, a exigência é muito maior e dispor de uma caldeira aquatubular passa a ser uma necessidade.

A caldeira aquatubular é amplamente utilizada em modernos projetos industriais, tendo como principal representante as termelétricas. Cabe a este modelo produzir elevados volumes de vapor, sempre sob altas temperaturas e pressão de trabalho.

Entenda as principais características de uma caldeira aquatubular e veja porque este modelo é fundamental na geração energética em processos que exigem altos volumes de vapor.

 

O que é e como funciona uma caldeira aquatubular?

Dentre os diferentes modelos de caldeiras presentes no mercado, as caldeiras flamotubulares e aquatubulares merecem destaque. 

Em caldeiras flamotubulares, os gases são transportados através de tubos até chegar ao interior da caldeira e a água fica localizada ao redor destes tubos. 

Já na caldeira aquatubular ocorre o oposto. Nela, a água a ser aquecida passa no interior de tubos que, por sua vez, são envolvidos pelos gases responsáveis pela combustão.

Diante desta característica, as caldeiras aquatubulares foram desenvolvidas para suprir a demanda que as caldeiras flamotubulares não tinham capacidade de cumprir.

 

Por que optar por uma caldeira aquatubular?

As caldeiras aquatubulares tem como grandes características, a capacidade de suportar altas pressões e temperaturas, além de gerar uma grande quantidade de vapor, oferecendo maior eficiência produtiva.

Diante destas vantagens, o desenvolvimento da caldeira aquatubular foi uma maneira de gerar uma maior quantidade de vapor, com maior capacidade de suportar maiores níveis de pressão e superfície de aquecimento ampliada.

Com isso, uma caldeira aquatubular é altamente demandada em grandes projetos, tendo nas usinas termelétricas os seus maiores usuários.

 

Principais vantagens do uso deste tipo de caldeira

Como mencionamos anteriormente, uma caldeira aquatubular apresenta interessantes vantagens para aqueles projetos que envolvem e dependem de uma grande quantidade de vapor para que possam operar.

Assim, são vantagens da caldeira aquatubular:

  • Produção de vapor bem maior, atendendo as expectativas de projetos com este foco; 
  • Suporta pressões elevadas;
  • Permite que o trabalho ocorra sob temperaturas mais altas, sem que haja comprometimento do desempenho operacional;
  • Na geração de energia, pode operar com os mais diversos tipos de combustível, inclusive as biomassas de baixo poder calorífico, que costumam queimar com dificuldade;
  • O procedimento de limpeza é bastante simples, principalmente nos tubos. Há modelos em que esse processo pode ser feito de modo automático, sem dores de cabeça.

Outra vantagem deste tipo de equipamento é a sua durabilidade. Evidentemente, um bom manuseio, limpeza e manutenção são fundamentais para colaborar com o aumento da vida útil do equipamento — alguns podem chegar a funcionar por até 30 anos com a mesma eficiência.

 

Conheça a Caldeira Aquatubular AQUA – MAX 316 TYPE

Se você busca por uma caldeira aquatubular para seu empreendimento, o equipamento da Burntech é sua melhor opção.

A caldeira Burntech Aqua Max 316 type é o que existe de mais moderno e eficiente em caldeiras aquatubulares dentro deste mercado. A fornalha da Burntech 316 type é dimensionada para garantir que o tempo de residência dos gases, em temperaturas acima de 750°C, seja maior que 7,5s. 

Ao comparar este valor ao das fornalhas das caldeiras atuais, cujo tempo de residência é da grandeza de 3,5s, podemos afirmar que a Burntech 316 type possui uma das fornalhas com maior volume específico a nível mundial.  

Na prática, isto se traduz em combustão completa, baixas emissões e baixas temperaturas na saída da fornalha, resultando em aumento da vida útil dos superaquecedores e feixes convectivos.

Características gerais da Caldeira aquatubular AQUA – MAX 316 TYPE:

  • Capacidade produtiva de vapor de 10t/h a 250t/h;
  • Pressão de operação de até 67 bar (a); 
  • Temperatura do vapor até 520°C; 
  • Capacidade de operação até 110% da carga por longos períodos;
  • Capacidade de pico de 140% da carga;
  • Rendimento excelente, que pode ser maior que 87%;
  • Utiliza até 50% menos espaço físico para instalação quando comparado aos modelos tradicionais; 
  • Baixa manutenção, além de menor desgaste em todo o conjunto; 
  • Design fluidodinâmico, desenvolvido para não haver pontos de acúmulo de cinzas; 
  • Não necessita de parada para limpeza das cinzas e material particulado; 
  • Menor consumo de Biomassa;
  • Tempo de residência dos gases na fornalha maior que 7,5 segundos; 
  • Fornalha com passe ascendente de baixíssima velocidade e baixo arraste; 
  • Maior capacidade e garantia de retomadas mais rápidas.

Diante de tudo que você viu até aqui, fica a dica: 

Se seu empreendimento precisa da geração de altos volumes de energia, a caldeira aquatubular pode ser a melhor opção. 

E se você precisa de uma caldeira com eficiência superior, recomendamos que você conheça a caldeira aquatubular AQUA – MAX 316 TYPE.

Você sabia também que uma caldeira a biomassa é uma grande aliada da sustentabilidade? Confira nosso artigo exclusivo sobre o tema e descubra.

quanto-vale-1-da-eficiencia-da-sua-caldeira

 

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tratamento de água em caldeiras

Tratamento de água em caldeiras: Entenda porque é importante

Uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor. Para que esse vapor tenha qualidade e quantidade suficientes, fatores como o correto dimensionamento das caldeiras, tipo de combustível e, principalmente, um bom tratamento de água utilizada são...
tratamento de agua

Conheça os principais tipos de biomassa utilizados em caldeiras

Atualmente, a geração de energia em caldeiras industriais precisa, cada vez mais, se basear no desenvolvimento sustentável e na alta produtividade. Para isso, conhecer os diferentes tipos de biomassa é fundamental. Compostas de materiais orgânicos, as mais variadas...
Combustao em caldeiras industriais

Combustão em caldeiras industriais: Entenda a importância da correta regulagem

Manter os sistemas de combustão em caldeiras industriais sempre próximo da máxima eficiência energética é uma exigência comum a muitas indústrias. Para isso, manter a correta regulagem deste gerador de vapor é medida fundamental. Além de garantir uma boa combustão, a...
caldeiras-industriais-temperatura-dos-gases

Caldeiras industriais: Por que a temperatura dos gases é tão importante?

Requisito fundamental na oferta de energia para a grande maioria de fábricas, as caldeiras industriais dependem do acompanhamento de muitas variáveis para operarem o mais próximo possível da eficiência energética. Dentre essas variáveis, o acompanhamento da...
Biomassa- na imagem possui biomassa

Energia de biomassa: 5 curiosidades sobre este combustível

Energia de biomassa: O quanto você sabe sobre este combustível que vem ganhando grande importância em um cenário mundial que preza cada vez mais pela sustentabilidade? Do ponto de vista energético, a biomassa possui diversas qualidades, funcionalidades e...
Caldeira aquatubular saiba por que e tao importante na geracao de energia

Caldeira aquatubular: Veja sua importância na geração energética

Em muitos processos dentro de uma indústria, o uso de vapor gerado por caldeiras para movimentar máquinas e equipamentos é constante. Mas em outros processos, a exigência é muito maior e dispor de uma caldeira aquatubular passa a ser uma necessidade. A caldeira...
Saiba-tudo-sobre-a-NR-13

Saiba tudo sobre a NR-13

Você tem caldeiras e vasos de pressão em sua empresa? Então você deve ter uma grande preocupação com o processo de instalação, inspeção, manutenção ou operação destes equipamentos e cabe à NR-13 regulamentar tudo isso. A Norma Regulamentadora número 13, ou...
Ceu azul e uma caldeira Burntech de grande porte

Por que escolher a caldeira Burntech

Desde a revolução industrial, o vapor passou a representar um insumo primordial para a operação de muitos processos produtivos e, para atender esse mercado, a Burntech fabrica o que há de mais moderno em caldeiras. Com 33 anos de experiência no mercado caldeireiro, a...
Fatores que interferem na Eficiência energética em caldeiras

Eficiência energética em caldeiras: 5 fatores que interferem

Caldeiras são equipamentos amplamente utilizados para a geração de energia, consequentemente usam muito combustível (gerando custos elevados). Por isso, priorizar a eficiência energética em caldeiras é essencial na indústria. Quando analisamos a eficiência energética...
caldeira - indústria têxtil

Caldeira: Entenda como ela pode auxiliar a Indústria têxtil

A relevância da indústria têxtil no Brasil fica clara quando olhamos os números. O setor fatura mais de R$160 milhões, gera 1,36 milhão de empregados diretos e 8 milhões de empregos indiretos.  Mas você sabia que para a fabricação de diferentes tipos de tecidos, a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *