Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

26 jan, 2024 | Caldeiras | 2 Comentários

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial.

A caldeira industrial é um equipamento necessário em diversas plantas industriais. Ela tem a responsabilidade de produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica que será encaminhada para máquinas e sistemas.

Dessa forma, se você pretende investir em uma indústria ou ampliar sua planta, possivelmente terá que investir em uma caldeira industrial. 

Mas, qual é o tipo de caldeira industrial mais adequada para as necessidades de cada negócio? E quais pontos considerar nessa escolha? Acompanhe este artigo e veja algumas dicas para escolher o melhor equipamento para a indústria.

Por que utilizar uma caldeira?

Antes de definir qual caldeira melhor se enquadra às necessidades de cada indústria, vale a pena entender o porquê dela negócio precisar deste equipamento.

Caldeiras industriais são equipamentos térmicos cuja função é transformar grandes volumes de água em vapor, através da queima de diferentes tipos de combustíveis. 

Todo o volume de energia gerado pela caldeira industrial é essencial em muitos processos industriais, para energizar ou movimentar as máquinas, auxiliar em processos de esterilização e em limpeza.

Para todas essas necessidades operacionais, adquirir uma caldeira de qualidade é a solução mais eficaz, pois permite a geração de vapor em quantidades diárias necessárias para o amplo funcionamento de máquinas e operações dentro da indústria.

No entanto, ter uma caldeira industrial exige alto investimento. Por isso, a escolha deve ser realizada com consciência e com base em análises e alguns pré-requisitos.

Tipos de caldeiras industriais 

Tipos de caldeiras industriais

Para gerar energia para as indústrias, há vários tipos de caldeiras industriais, como caldeira flamotubular, aquatubular e mista. 

Mas, de forma geral, há dois tipos de caldeiras: flamotubulares e aquatubulares.

Devido a forma construtiva, a caldeira flamotubular é o modelo mais comum. Nelas, os gases resultantes da combustão passam por dentro de tubos, que cedem calor ao líquido durante a passagem.

Ela permite a queima de diferentes tipos de combustíveis, além de apresentar fácil manutenção, ideal para processos que exigem menores volumes de vapor.

Já na caldeira aquatubular o calor decorrente da queima do combustível fica ao redor da tubulação, que é aquecida e transfere o calor para a água ali contida, gerando vapor.

Ela é utilizada quando há a necessidade da geração de maiores quantidades de vapor, como nas usinas termelétricas.

Há ainda uma terceira variação de caldeira industrial, conhecida como caldeira mista. Ela considera a junção das aquatubulares e flamotubulares. 

Portanto, mistura o processo de combustão das flamotubulares com as paredes de tubos de água, característica comum das caldeiras aquatubulares.

Assim, diante destas opções, é fundamental considerar alguns pontos para definir quais são as melhores opções para a indústria, de acordo com as necessidades. 

Mas quais são estes pontos? Acompanhe a seguir!

Pontos para considerar ao escolher uma caldeira industrial

Como você viu, a compra da caldeira industrial é uma decisão bastante importante para todo tipo de negócio. Além do alto valor a ser investido, a caldeira será utilizada por muitos anos, com bons equipamentos tendo uma vida útil de 30 a 40 anos. 

Por essas questões, é importante analisar os seguintes pontos, garantindo que a escolha seja mais assertiva:

Qual é a real necessidade do negócio?

Há diferentes caldeiras industriais, algumas são recomendadas para a simples calefação, outras destinam-se à produção de energia. Ou, ainda, fornecem calor para o processo de secagem, por exemplo de madeira ou grãos.

Definir a necessidade torna-se o ponto de partida para definir as características da caldeira.

Qual é o combustível que você tem à disposição?

Esse segundo ponto é também muito importante porque, dependendo da caldeira industrial e da fonte combustível disponível na região, a eficiência da geração energética pode ser maior ou menor.

Outro ponto que precisa de uma análise mais detalhada é o custo-benefício da fonte combustível escolhida. As fontes de biomassa, por exemplo, são as mais comuns e sustentáveis.

Qual é a capacidade de geração energética esperada?

O dimensionamento correto da caldeira industrial é mais um ponto de grande relevância. Ela deve ser escolhida para atender todas as necessidades quanto a geração de vapor pela indústria.

Essa caraterística também tem relação direta com o custo-benefício do equipamento. 

Caldeiras mal dimensionadas podem ficam ociosas, mas podem ser também limitantes – quando a necessidade energética supera a capacidade de produção do equipamento.

Por fim, o processo de dimensionamento da caldeira deve também ponderar a possibilidade de uma expansão futura. Ou seja, se o objetivo da empresa é crescer, a caldeira industrial deve suportar essa expansão.

Qual é o espaço físico disponível e obra civil necessária para receber a caldeira? 

As caldeiras podem ser fabricadas em diversos tamanhos e modelos, podendo ser horizontais ou verticais. 

Consequentemente, é preciso avaliar o espaço físico onde o equipamento será alocado, inclusive para custear os gastos com a obra civil, caso o projeto da caldeira escolhida necessite disso. 

Assim, durante a conversa com o fornecedor, é imprescindível questionar esse ponto. A conversa ajudará a definir o modelo ideal para sua indústria, assim como qual deve ser o espaço físico.

Com base nestes pontos, a escolha da caldeira industrial será mais assertiva e trará resultados positivos para o negócio, como maior produtividade e lucratividade.

Escolha sempre um bom fabricante!

Além de todos os detalhes e do planejamento anteriormente apresentados, escolha um fabricante idôneo, experiente e que garanta um excelente padrão construtivo das caldeiras. 

Essa escolha evita dores de cabeça no futuro. Afinal, é o dinheiro e a continuidade da produção industrial que estão em jogo. 

Além disso, alguns fatores a se considerar para encontrar o fabricante ideal são:

  • Qualidade nos materiais utilizados;
  • Suporte ao cliente;
  • Assistência técnica eficiente;
  • Preços e prazos;
  • Bom atendimento.

Por isso, convidamos você a conhecer a Burntech. Com 4 décadas de experiência, somos referência em soluções para geração de vapor, gás quente e energia a biomassa. 

Pioneiros, no Brasil, com grelha fixa/móvel tecnologia WVT, comprovada e adquirida na Alemanha com exclusividade no Brasil, nossos produtos e equipamentos são conhecidos pela alta eficiência e robustez. Por isso, são uma excelente escolha para seu negócio.

Por isso, conheça a linha de produtos Burntech e tenha o melhor modelo de caldeira industrial para o negócio.

Para saber mais, clique aqui e solicite um orçamento da sua nova caldeira Burntech.

Caldeira aquatubular e flamotubular: clique e faça um orçamento!

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...
Caldeira na indústria madeireira

Conheça as aplicações da caldeira na indústria madeireira

A indústria madeireira é um dos principais segmentos econômicos de todo o mundo. No Brasil, este é um setor que emprega cerca de 175 mil pessoas e depende do uso de diferentes equipamentos, como a caldeira industrial. Nesse tipo de indústria, a caldeira possui grande...

2 Comentários

  1. Edson Oliveira

    Gostaria de obter contato com vcs

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *