De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por isso, priorizar a manutenção periódica e a limpeza de caldeiras torna-se imprescindível.
Assim, não investir nas práticas pode gerar grandes prejuízos, colocar o processo e até a segurança de operadores em risco.
Com base nessa importância, elaboramos este artigo. Nele, você entenderá por que a indústria deve realizar tanto a manutenção periódica quanto a limpeza de caldeiras. Boa leitura!
Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: Por que priorizar?
Utilizadas no ambiente industrial em muitas necessidades, as caldeiras são trocadoras de calor capazes de produzir vapor a partir da queima de diferentes combustíveis, com destaque para a biomassa.
Você quer ter algumas dicas para escolher a caldeira ideal para seu negócio? Então baixe nosso e-book grátis!
Porém, o processo de combustão naturalmente gera cinzas e fuligens no interior da caldeira e de suas fornalhas.
Ao longo do tempo, essas cinzas se acumulam nos tubos da caldeira formando uma espécie de película de fuligem e cinzas na parede destes tubos. E, eventualmente, vão ocasionar incrustações nas paredes internas.
Por consequência, as caldeiras podem sofrer alguns problemas relacionados à eficiência do equipamento, como:
- Redução da eficiência da troca térmica realizada pela caldeira;
- Obstrução dos tubos, com consequente aumento do consumo de combustíveis; e
- Maior dificuldade, por parte do exaustor, de manter a pressão negativa do equipamento.
As melhores formas para evitar estes problemas são priorizar a limpeza e a manutenção em caldeiras, para garantir uma melhor qualidade da queima, assim como segurança dos operadores.
Além de minimizar a ocorrência de falhas, essas medidas, quando realizadas regularmente, revelam a verdadeira condição interna do equipamento. Com isso, a empresa poderá antecipar os futuros problemas que estão passíveis de ocorrer.
Tais medidas garantem uma segurança operacional da caldeira muito maior, impedindo que uma pequena falha se torne um grande problema, caso da parada do equipamento e até o colapso dele.
Obrigações previstas na NR-13
Além de garantir a eficiência da operação e a segurança dos trabalhadores, a limpeza da caldeira e sua manutenção periódicas devem seguir as exigências previstas pela NR-13.
Essa norma estabelece requisitos mínimos relacionados à integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão e tubulações de interligação.
Como destacado na norma, a manutenção é imprescindível para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Para isso, ela estabelece que é dever das empresas garantir todas as medidas capazes de eliminar, reduzir ou promover o controle de riscos graves, ou que estejam na iminência de acontecer.
Nesse contexto, a empresa também deve apresentar a documentação que ateste o cumprimento das NRs ao Ministério do Trabalho toda vez que for solicitado, inclusive os controles de manutenção que já foram realizados.
Também é obrigada a assegurar que os testes e reparos a serem realizados nos geradores de vapor ocorram sob todas as condições de segurança.
Ou seja, isso ajuda a evitar quaisquer danos que comprometam a integridade física dos colaboradores.
Mas, além de todos os procedimentos de manutenção, a NR-13 estabelece que o monitoramento, as avaliações e os reparos eventuais também devem ser feitos nos equipamentos auxiliares das caldeiras, como:
- Bombas;
- Filtros;
- Motores;
- Geradores, entre outros.
4 recomendações para fazer a manutenção e limpeza de caldeiras
Em qualquer indústria, a manutenção periódica e a limpeza de caldeiras devem sempre seguir as recomendações do fabricante.
Por isso, veja as que merecem destaque e devem ser consideradas!
1. Priorize periodicidade da limpeza das caldeiras
Fatores como incrustações, fuligem e outras formas de resíduos são recorrentes em caldeiras.
Por essa razão, a limpeza dos tubos da caldeira deve ocorrer de forma sempre regular. Ela pode ser realizada através de meios mecânicos (representados pela escovação) ou químicos.
Além disso, recomenda-se que a limpeza dos tubos seja feita uma vez por ano. Entretanto, é sempre importante monitorar constantemente.
2. Teste diariamente o intertravamento dos instrumentos
Toda caldeira industrial apresenta instrumentos e dispositivos de intertravamentos que garantem total controle e segurança do equipamento. Para maior segurança, cabe ao operador testar esses itens diariamente.
Nesse sentido, algumas medidas importantes são a simulação do acionamento do alarme e a verificação de todos os sistemas de controle, observando se eles respondem conforme esperado.
Também há a recomendação de seguir toda uma rotina de calibração de instrumentos, assim como mantê-los sempre calibrados e aptos para identificar falhas.
3. Realize constantemente o tratamento da água de alimentação
Para o bom funcionamento do equipamento é essencial manter um sistema responsável pelo tratamento da água de reposição da caldeira. Logo, tal medida ajuda a evitar a corrosão e a incrustação em excesso.
O tratamento da água deve ocorrer de forma regular. Com isso, impedir que elementos danosos (íons corrosivos, baixo pH e SiO2, Fe2+, Ca2+ e Mg2+) causem problemas mais sérios.
4. Priorize a manutenção e a precisão dos registros de serviço/manutenção
A melhor maneira de garantir que a manutenção e limpeza foram realizadas é manter a precisão nos registros de todos os serviços realizados.
Para isso, registre diariamente a temperatura da água e dos gases de combustão, a pressão do equipamento e as datas em que as manutenções e limpezas foram realizadas.
Tais registros fornecem as informações necessárias para que a caldeira opere com desempenho ideal, assim como ajudam a diagnosticar problemas durante o curso da operação.
Também é recomendável elaborar um programa de inspeção com maior detalhamento para cada caldeira da empresa, de acordo com as particularidades de cada equipamento.
Continue acompanhando o blog da Burntech e veja todos os nossos artigos relacionados ao uso deste gerador de vapor.
0 comentários