Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

8 mar, 2024 | Caldeiras, Informações | 0 Comentários

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por isso, priorizar a manutenção periódica e a limpeza de caldeiras torna-se imprescindível.

Assim, não investir nas práticas pode gerar grandes prejuízos, colocar o processo e até a segurança de operadores em risco.

Com base nessa importância, elaboramos este artigo. Nele, você entenderá por que a indústria deve realizar tanto a manutenção periódica quanto a limpeza de caldeiras. Boa leitura!

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: Por que priorizar?

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: Por que priorizar?

Utilizadas no ambiente industrial em muitas necessidades, as caldeiras são trocadoras de calor capazes de produzir vapor a partir da queima de diferentes combustíveis, com destaque para a biomassa.

Você quer ter algumas dicas para escolher a caldeira ideal para seu negócio? Então baixe nosso e-book grátis!

Caldeira a biomassa: baixe o material da Burntech e saiba como escolher a melhor

Porém, o processo de combustão naturalmente gera cinzas e fuligens no interior da caldeira e de suas fornalhas.

Ao longo do tempo, essas cinzas se acumulam nos tubos da caldeira formando uma espécie de película de fuligem e cinzas na parede destes tubos. E, eventualmente, vão ocasionar incrustações nas paredes internas.

Por consequência, as caldeiras podem sofrer alguns problemas relacionados à eficiência do equipamento, como:

  • Redução da eficiência da troca térmica realizada pela caldeira;
  • Obstrução dos tubos, com consequente aumento do consumo de combustíveis; e
  • Maior dificuldade, por parte do exaustor, de manter a pressão negativa do equipamento.

As melhores formas para evitar estes problemas são priorizar a limpeza e a manutenção em caldeiras, para garantir uma melhor qualidade da queima, assim como segurança dos operadores.

Além de minimizar a ocorrência de falhas, essas medidas, quando realizadas regularmente, revelam a verdadeira condição interna do equipamento. Com isso, a empresa poderá antecipar os futuros problemas que estão passíveis de ocorrer.

Tais medidas garantem uma segurança operacional da caldeira muito maior, impedindo que uma pequena falha se torne um grande problema, caso da parada do equipamento e até o colapso dele.

Obrigações previstas na NR-13

Além de garantir a eficiência da operação e a segurança dos trabalhadores, a limpeza da caldeira e sua manutenção periódicas devem seguir as exigências previstas pela NR-13.

Essa norma estabelece requisitos mínimos relacionados à integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão e tubulações de interligação.

Como destacado na norma, a manutenção é imprescindível para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores

Para isso, ela estabelece que é dever das empresas garantir todas as medidas capazes de eliminar, reduzir ou promover o controle de riscos graves, ou que estejam na iminência de acontecer.

Nesse contexto, a empresa também deve apresentar a documentação que ateste o cumprimento das NRs ao Ministério do Trabalho toda vez que for solicitado, inclusive os controles de manutenção que já foram realizados.

Também é obrigada a assegurar que os testes e reparos a serem realizados nos geradores de vapor ocorram sob todas as condições de segurança

Ou seja, isso ajuda a evitar quaisquer danos que comprometam a integridade física dos colaboradores.

Mas, além de todos os procedimentos de manutenção, a NR-13 estabelece que o monitoramento, as avaliações e os reparos eventuais também devem ser feitos nos equipamentos auxiliares das caldeiras, como:

  • Bombas;
  • Filtros;
  • Motores;
  • Geradores, entre outros.

4 recomendações para fazer a manutenção e limpeza de caldeiras

Em qualquer indústria, a manutenção periódica e a limpeza de caldeiras devem sempre seguir as recomendações do fabricante.

Por isso, veja as que merecem destaque e devem ser consideradas!

1. Priorize periodicidade da limpeza das caldeiras

Fatores como incrustações, fuligem e outras formas de resíduos são recorrentes em caldeiras.

Por essa razão, a limpeza dos tubos da caldeira deve ocorrer de forma sempre regular. Ela pode ser realizada através de meios mecânicos (representados pela escovação) ou químicos. 

Além disso, recomenda-se que a limpeza dos tubos seja feita uma vez por ano. Entretanto, é sempre importante monitorar constantemente.

2. Teste diariamente o intertravamento dos instrumentos

Toda caldeira industrial apresenta instrumentos e dispositivos de intertravamentos que garantem total controle e segurança do equipamento. Para maior segurança, cabe ao operador testar esses itens diariamente.

Nesse sentido, algumas medidas importantes são a simulação do acionamento do alarme e a verificação de todos os sistemas de controle, observando se eles respondem conforme esperado.

Também há a recomendação de seguir toda uma rotina de calibração de instrumentos, assim como mantê-los sempre calibrados e aptos para identificar falhas.

3. Realize constantemente o tratamento da água de alimentação

Para o bom funcionamento do equipamento é essencial manter um sistema responsável pelo tratamento da água de reposição da caldeira. Logo, tal medida ajuda a evitar a corrosão e a incrustação em excesso.

O tratamento da água deve ocorrer de forma regular. Com isso, impedir que elementos danosos (íons corrosivos, baixo pH e SiO2, Fe2+, Ca2+ e Mg2+) causem problemas mais sérios.

4. Priorize a manutenção e a precisão dos registros de serviço/manutenção

A melhor maneira de garantir que a manutenção e limpeza foram realizadas é manter a precisão nos registros de todos os serviços realizados.

Para isso, registre diariamente a temperatura da água e dos gases de combustão, a pressão do equipamento e as datas em que as manutenções e limpezas foram realizadas.

Tais registros fornecem as informações necessárias para que a caldeira opere com desempenho ideal, assim como ajudam a diagnosticar problemas durante o curso da operação.

Também é recomendável elaborar um programa de inspeção com maior detalhamento para cada caldeira da empresa, de acordo com as particularidades de cada equipamento.

Continue acompanhando o blog da Burntech e veja todos os nossos artigos relacionados ao uso deste gerador de vapor.

5/5 - (4 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...
Caldeira na indústria madeireira

Conheça as aplicações da caldeira na indústria madeireira

A indústria madeireira é um dos principais segmentos econômicos de todo o mundo. No Brasil, este é um setor que emprega cerca de 175 mil pessoas e depende do uso de diferentes equipamentos, como a caldeira industrial. Nesse tipo de indústria, a caldeira possui grande...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *