Em um cenário onde a sustentabilidade dita as regras, o uso da caldeira industrial movida a biomassa vem ganhando espaço no Brasil, principalmente diante das inúmeras possibilidades. A cogeração de energia, por exemplo, é uma grande tendência no país.
Por definição, a cogeração faz referência à geração simultânea de energia térmica e mecânica a partir do mesmo combustível, caso dos resíduos de biomassa.
Seguindo essa tendência, muitas empresas estão investindo na cogeração de energia a partir da queima da biomassa em caldeiras industriais. Elas veem uma estratégia nessa possibilidade para garantir a autossuficiência energética e aumentar suas receitas.
Assim, convidamos você a entender o verdadeiro potencial da cogeração, assim como a importância de uma caldeira industrial neste contexto.
Cogeração de energia: Tendência crescente com uma série de benefícios
Na indústria brasileira, usar a biomassa é uma prática cada vez mais adotada para a geração energética, com perspectivas animadoras, diante do grande potencial de crescimento.
Neste cenário, o crescimento da geração energética vem se dando a partir da modernização do processo de cogeração de energia, que rapidamente evolui no país.
A cogeração garante, dentre outros benefícios, uma maior segurança à indústria, que depende de altos volumes energéticos para seu crescimento.
Assim, a união entre o processo de cogeração e as caldeiras a biomassa garante uma série de vantagens, dentre as quais merecem destaque:
- Altos ganhos em competitividade, decorrentes da redução do custo de produção;
- Redução das emissões de gases do efeito estufa, principalmente por a biomassa ser um combustível renovável, que contribui com a redução das emissões de CO₂;
- Apresenta facilidade de transporte e manuseio;
- Permite a oferta de mais um produto para o setor sucroenergético, elevando sua competitividade dentro do segmento;
- Ajuda a enfrentar problemas de crise energética, garantindo maior segurança energética para os grandes centros consumidores, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Vale salientar ainda que, mesmo sendo mais comuns em usinas de álcool e açúcar (pela maior disponibilidade da biomassa), a cogeração vem se espalhando por outros segmentos, principalmente para contornar custos com a energia elétrica.
Funcionamento da cogeração a partir da biomassa
No ramo energético, a cogeração é definida como um processo de transformação de energia em mais de uma forma útil, seja ela elétrica, mecânica ou de tração. O princípio básico é semelhante ao empregado nas turbinas a vapor, no caso das máquinas térmicas.
Com base nisso, a cogeração consiste no uso de caldeiras a biomassa para a geração de vapor que, a partir da alta pressão e saturação do vapor, gira uma turbina acoplada a um gerador.
Isso permite a geração de energia elétrica que irá abastecer a unidade industrial. Já o excedente será exportado através de uma subestação conectada ao sistema elétrico.
Por outro lado, o vapor resultante da rotação da turbina sai em baixa pressão, permitindo que ele seja utilizado no aquecimento do caldo ou no processo de destilação por meio de uma turbina de contrapressão, no caso do setor sucroenergético.
Esse sistema possui ainda a turbina de condensação. Essa turbina condensa o vapor que sai do efeito de rotação em um condensador acoplado abaixo dela, fazendo que o vapor seja condensado e possa ser reutilizado.
Posteriormente é rebombeado para o balão da caldeira, completando o ciclo fechado do vapor.
Caldeiras industriais mais eficientes, produtivas e tecnológicas
As caldeiras a biomassa são essenciais para que a cogeração seja mais eficiente e traga benefícios à indústria.
O mais interessante é que o setor vem evoluindo rapidamente, com diversos avanços tecnológicos. Consequentemente, a caldeira industrial a biomassa vai ficando cada dia mais eficiente, queimando diversos tipos de biomassa e oferecendo um melhor aproveitamento deste tipo de combustível.
Neste sentido, a caldeira industrial a biomassa da Burntech é a sua melhor opção. Com 33 anos de experiência no mercado caldeireiro, a Burntech é referência em engenharia térmica, sendo especializada na projeção e na montagem das melhores caldeiras do Brasil para a geração e cogeração de energia.
Com alto padrão de qualidade construtiva, serviços customizados conforme as necessidades do cliente e pontualidade em suas entregas, as caldeiras Burntech representam o que há de mais moderno para sua indústria que opta pela cogeração.
Com os equipamentos da Burntech, sua indústria será mais eficiente e produtiva ao transformar a biomassa em energia térmica, que será posteriormente utilizada com finalidade de gerar energia elétrica para o mesmo processo industrial.
Quer saber mais? Então convidamos você a conhecer a melhor caldeira do Brasil.
0 comentários