Caldeira a biomassa e a sua importância no processo de cogeração

8 maio, 2023 | Biomassa, Caldeiras | 0 Comentários

Em um cenário onde a sustentabilidade dita as regras, o uso da caldeira industrial movida a biomassa vem ganhando espaço no Brasil, principalmente diante das inúmeras possibilidades. A cogeração de energia, por exemplo, é uma grande tendência no país.

Por definição, a cogeração faz referência à geração simultânea de energia térmica e mecânica a partir do mesmo combustível, caso dos resíduos de biomassa.

Seguindo essa tendência, muitas empresas estão investindo na cogeração de energia a partir da queima da biomassa em caldeiras industriais. Elas veem uma estratégia nessa possibilidade para garantir a autossuficiência energética e aumentar suas receitas.

Assim, convidamos você a entender o verdadeiro potencial da cogeração, assim como a importância de uma caldeira industrial neste contexto.

 

Cogeração de energia: Tendência crescente com uma série de benefícios

Cogeração de energia

Na indústria brasileira, usar a biomassa é uma prática cada vez mais adotada para a geração energética, com perspectivas animadoras, diante do grande potencial de crescimento.

Neste cenário, o crescimento da geração energética vem se dando a partir da modernização do processo de cogeração de energia, que rapidamente evolui no país.

A cogeração garante, dentre outros benefícios, uma maior segurança à indústria, que depende de altos volumes energéticos para seu crescimento. 

Assim, a união entre o processo de cogeração e as caldeiras a biomassa garante uma série de vantagens, dentre as quais merecem destaque:

  • Altos ganhos em competitividade, decorrentes da redução do custo de produção;
  • Redução das emissões de gases do efeito estufa, principalmente por a biomassa ser um combustível renovável, que contribui com a redução das emissões de CO₂;
  • Apresenta facilidade de transporte e manuseio;
  • Permite a oferta de mais um produto para o setor sucroenergético, elevando sua competitividade dentro do segmento;
  • Ajuda a enfrentar problemas de crise energética, garantindo maior segurança energética para os grandes centros consumidores, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Vale salientar ainda que, mesmo sendo mais comuns em usinas de álcool e açúcar (pela maior disponibilidade da biomassa), a cogeração vem se espalhando por outros segmentos, principalmente para contornar custos com a energia elétrica.

 

Funcionamento da cogeração a partir da biomassa

Cogeração a partir da biomassa

No ramo energético, a cogeração é definida como um processo de transformação de energia em mais de uma forma útil, seja ela elétrica, mecânica ou de tração. O princípio básico é semelhante ao empregado nas turbinas a vapor, no caso das máquinas térmicas.

Com base nisso, a cogeração consiste no uso de caldeiras a biomassa para a geração de vapor que, a partir da alta pressão e saturação do vapor, gira uma turbina acoplada a um gerador.

Isso permite a geração de energia elétrica que irá abastecer a unidade industrial. Já o excedente será exportado através de uma subestação conectada ao sistema elétrico.

Por outro lado, o vapor resultante da rotação da turbina sai em baixa pressão, permitindo que ele seja utilizado no aquecimento do caldo ou no processo de destilação por meio de uma turbina de contrapressão, no caso do setor sucroenergético.

Esse sistema possui ainda a turbina de condensação. Essa turbina condensa o vapor que sai do efeito de rotação em um condensador acoplado abaixo dela, fazendo que o vapor seja condensado e possa ser reutilizado.

Posteriormente é rebombeado para o balão da caldeira, completando o ciclo fechado do vapor.

 

Caldeiras industriais mais eficientes, produtivas e tecnológicas

As caldeiras a biomassa são essenciais para que a cogeração seja mais eficiente e traga benefícios à indústria.

O mais interessante é que o setor vem evoluindo rapidamente, com diversos avanços tecnológicos. Consequentemente, a caldeira industrial a biomassa vai ficando cada dia mais eficiente, queimando diversos tipos de biomassa e oferecendo um melhor aproveitamento deste tipo de combustível.

Neste sentido, a caldeira industrial a biomassa da Burntech é a sua melhor opção. Com 33 anos de experiência no mercado caldeireiro, a Burntech é referência em engenharia térmica, sendo especializada na projeção e na montagem das melhores caldeiras do Brasil para a geração e cogeração de energia. 

Com alto padrão de qualidade construtiva, serviços customizados conforme as necessidades do cliente e pontualidade em suas entregas, as caldeiras Burntech representam o que há de mais moderno para sua indústria que opta pela cogeração.

Com os equipamentos da Burntech, sua indústria será mais eficiente e produtiva ao transformar a biomassa em energia térmica, que será posteriormente utilizada com finalidade de gerar energia elétrica para o mesmo processo industrial.

Quer saber mais? Então convidamos você a conhecer a melhor caldeira do Brasil.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (4 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *