Conheça os usos da caldeira no setor frigorífico

14 mar, 2022 | Caldeiras | 0 Comentários

Atualmente, o complexo frigorífico brasileiro coloca o Brasil como o 2ª maior produtor de carnes bovina e de frango do planeta e o 4ª maior produtor de carnes suínas do mundo. Mas você sabia que a caldeira é praticamente o equipamento mais importante de qualquer frigorífico?

Essa importância é tão significativa que, quando a caldeira para por algum motivo, o frigorífico também para, já que não é possível processar o produto sem fazer uso do vapor gerado por este tipo de equipamento.

Mas você sabe quais são os principais usos do vapor gerado por uma caldeira no setor frigorífico? Confira nosso artigo de hoje e descubra.

Vapor: Um dos insumos mais essenciais dentro de um frigorífico

Em muitos setores dentro de uma indústria, o vapor é um insumo regularmente exigido. Na indústria frigorífica o vapor é ainda mais importante, sendo exigido em todos os setores destinados ao processamento da carne, tanto que sua ausência pode causar a interrupção de todo o frigorífico.

A sala de abate é o primeiro setor que faz uso de um grande volume de vapor gerado pela caldeira. Ele é responsável pelo aquecimento da água, utilizada nas pias para higienização das mãos – com temperatura de 42°C – e nos esterilizadores de facas e serras, que exigem temperaturas de 90°C.

Outro setor que faz uso constante do vapor é a graxaria. Nela são processados os subprodutos para a obtenção de variados produtos, como farinha de carne e sebo. Neste setor o vapor é utilizado pelos digestores, que são os equipamentos responsáveis pelo cozimento dos subprodutos. 

A falta de vapor para os digestores aumenta o tempo de processamento, refletindo em maior consumo de energia elétrica, além de perda da qualidade do produto final. 

Por fim, o vapor gerado pela caldeira é também amplamente utilizado nos setores de lavanderia, refeitório, sala de desossa e limpeza geral do frigorífico.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

Demais usos da caldeira em um frigorífico

O vapor gerado pela caldeira é também essencial em muitos outros processos dentro deste tipo de indústria alimentícia, da preparação e processamento à preservação e empacotamento. Seu emprego deve ocorrer em trocadores de calor, tanques químicos, turbinas e outros equipamentos para viabilizar os processos produtivos.

Exatamente por isso, a qualidade da produção de vapor torna-se decisiva dentro do frigorífico, representando significativa importância para elevar os níveis de produção e qualidade da carne e derivados, sempre com a máxima eficiência e segurança. 

Entretanto, tudo isso depende do uso de caldeiras fabricadas por bons fabricantes, que garantam um funcionamento eficaz e com a máxima qualidade, com alto padrão de segurança operacional.

 

Quer qualidade? Priorize a melhor caldeira para seu frigorífico

Como vimos anteriormente, todo frigorífico depende do constante uso de uma boa caldeira, já que este é um equipamento completamente indispensável para a condução da atividade. Sem a oferta de vapor produzido por uma caldeira, certamente seu estabelecimento frigorífico passará por muitas dificuldades. 

Por isso, sempre faça a opção por uma empresa que ofereça caldeiras com as melhores características para seu frigorífico, com padrão de controle de qualidade tanto dos materiais quanto dos serviços realizados.

Neste contexto, as caldeiras da Burntech são a melhor opção para seu frigorífico. A Burntech é referência em engenharia, projeto e montagem das melhores caldeiras do Brasil, oferecendo:

  • Equipe de Engenharia térmica altamente especializada;
  • Dimensionamento personalizado;
  • Tecnologia que permite a queima de biomassa de baixa qualidade (BGV);
  • Tecnologia Alemã e produção 100% Nacional

Bem-vindo à nova Biocal Burntech, bem-vindo à melhor caldeira do Brasil. Com ela, você será capaz de produzir vapor em qualidade e quantidade suficientes para seu frigorífico.

 

Para finalizar queremos perguntar: Quanto vale 1% da eficiência da sua caldeira? Baixe nosso novo material e descubra.

 

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *