Combustão em caldeiras industriais: Entenda a importância da correta regulagem

25 ago, 2022 | Biomassa, Caldeiras, eficiência, Gases | 0 Comentários

Manter os sistemas de combustão em caldeiras industriais sempre próximo da máxima eficiência energética é uma exigência comum a muitas indústrias. Para isso, manter a correta regulagem deste gerador de vapor é medida fundamental.

Além de garantir uma boa combustão, a regulagem de caldeiras permite que a indústria prolongue a vida útil de suas caldeiras e minimiza o tempo de parada do equipamento para manutenções.

Com base nessa importância, entenda quais são os fatores que afetam a eficiência energética de caldeiras e saiba porque é tão importante realizar a correta regulagem da combustão destes equipamentos.

Eficiência energética da combustão em caldeiras industriais. Vários parâmetros são considerados

Em indústrias que realizam a combustão em caldeiras industriais, a maioria dos gastos são inerentes à compra de combustível destinado à geração energética. 

Assim, a busca pela eficiência energética é medida imprescindível para reduzir ou evitar gastos desnecessários. Ao ter mais eficiência, a indústria naturalmente terá a capacidade de manter maiores rendimentos térmicos, com baixas emissões de poluentes para a atmosfera.

Porém, a indústria deve também considerar que perdas de energia ocorrerão por todo o processo e envolvem uma complexa dinâmica de parâmetros, que merecem avaliações detalhadas.

Algumas das perdas mais recorrentes e que podem afetar a eficiência energética de caldeiras, são:

  • Perdas de calor pela chaminé, representadas pela queima incompleta do combustível, ao desajuste da relação ar/combustível ou altas temperaturas na combustão;
  • Perdas por radiação e convecção pelas paredes da fornalha;
  • Perdas por purgas (descargas de fundo em caldeiras);
  • Entradas de ar falso por portas e frestas do equipamento;
  • Baixa troca de calor devido a superfícies sujas ou incrustadas;
  • Qualidade reduzida do combustível, principalmente no quesito umidade, dimensões, impurezas ou presença de contaminantes;
  • Dimensões da câmara de combustão, tempo de residência, tiragem excessiva na chaminé, entre outros pontos construtivos.

Muitas destes motivos da baixa eficiência na combustão de caldeiras industriais podem ser solucionados com uma boa regulagem deste gerador de vapor, como veremos a seguir.

 

Correta regulagem de caldeiras industriais: essencial para melhor combustão

Para que as caldeiras industriais funcionem sempre com base na máxima eficiência de combustão, a recomendação dos fabricantes é realizar as regulagens deste equipamento de forma recorrente e periódica. 

Esse tipo de manejo fará com que sua indústria consiga otimizar a combustão e o funcionamento da caldeira como um todo.

Essa periodicidade permite também melhor monitoramento e acompanhamento da evolução da eficiência deste gerador de vapor, assim como permite acompanhar e controlar todas as emissões ambientais de gases e material particulado causadores do efeito estufa.

Por outro lado, com uma boa regulagem será mais fácil verificar a ocorrência de algum problema que comprometa a eficiência da combustão de caldeiras industriais. Isso permite que você aja mais rapidamente para evitar situações críticas e emergenciais capazes de afetar o funcionamento deste equipamento gerador de vapor.

 

Como regular as caldeiras industriais para melhor combustão?

Para que a combustão em caldeiras industriais seja energeticamente eficiente, há basicamente dois procedimentos de regulagem que podem ser realizados:

Regulagem presencial

A primeira e mais tradicional forma de realizar a regulagem de caldeiras industriais é a regulagem presencial. Nela, o técnico será deslocado até a indústria e adotará vários procedimentos que regulam o equipamento.

Neste procedimento, estes técnicos especializados realizarão o serviço usando modernos equipamentos que permitem a realização de diagnósticos mais precisos sobre o processo de combustão, com emissão de relatórios e gráficos de emissões atmosféricas.

Para as regulagens presenciais a recomendação é realizar o procedimento por, pelo menos, duas vezes ao ano.

Uso de analisadores de gases

Uma segunda forma de promover a regulagem da combustão de caldeiras industriais é realizar a instalação de analisadores de gases. 

Quando instalados em caldeiras, estes analisadores ajudarão sua indústria a medir os gases que saem pela chaminé, tais como CO2, O2 e CO. Quando estes gases são analisados, a indústria terá maior respaldo para a tomada de decisão quanto à busca pela eficiência do processo de regulagem.

Caberá ao analisador de gases mensurar o comportamento da caldeira, desde a eficiência do fornecimento de combustível, até as emissões de gases ao meio ambiente.

Portanto, se você busca melhorar a eficiência da combustão em caldeiras industriais, promova a regulagem do seu gerador de vapor, seja de forma presencial ou por meio de analisadores de gases.

 

Acesse o site da Burntech e conheça a melhor caldeira do Brasil.

quanto-vale-1-da-eficiencia-da-sua-caldeira

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *