Componentes de uma caldeira e os diferenciais da Burntech

29 mar, 2023 | Caldeiras | 0 Comentários

Necessária em diferentes segmentos industriais, a caldeira é um equipamento que tem a função de gerar vapor através do aquecimento da água, produzindo energia necessária para a indústria.

Para que a geração de vapor ocorra de uma forma constante, segura e que permita a maior eficiência energética, toda caldeira possui uma série de componentes, cada um com suas função e características.

No artigo de hoje, convidamos você a conferir quais são os principais componentes de uma caldeira, além dos diferenciais dos equipamentos da Burntech, considerados os melhores do Brasil.

 

Componentes de uma caldeira

Toda caldeira, atualmente fabricada, é constituída por vários componentes, tanto para controle quanto para aproveitamento energético. 

Confira abaixo uma lista de alguns dos componentes que compõem uma caldeira.

 

Fornalha

Fornalha da caldeira

Responsável pela queima do combustível, na fornalha ocorre a mistura ar: combustível e sua atomização e vaporização, além de conservar a queima contínua da mistura. 

 

Grelhas

Grelhas de caldeira

Utilizadas quando há o uso de combustíveis sólidos (biomassa). A função delas é a de amparar o combustível no interior da fornalha. Podem ser fixas, rotativas e inclinadas. 

 

Alimentadores 

São usados para promover a inserção do combustível sólido na fornalha

 

Cinzeiro e soprador de fuligem 

Cinzeiro e soprador de fuligem de caldeira

Estes são dois componentes usados na caldeira a biomassa. Como o próprio nome indica, o cinzeiro é o local onde as cinzas e eventuais restos não reagidos se depositam, possibilitando uma remoção posterior.

Já os sopradores de fuligem são acessórios usados na remoção de fuligem que se deposita na área de aquecimento das caldeiras, normalmente, as do tipo aquatubular. 

 

Câmara de combustão 

Câmara de combustão da caldeira

Este é um componente que pode ser confundido com a fornalha, mas atua de forma independente. Sua função é a de manter a chama em uma temperatura elevada por um período suficiente para que o combustível queime totalmente antes dos produtos alcançarem os feixes (dutos) de troca de calor. 

 

Tambor de vapor e tubulões 

Tambor de vapor e tubulões da caldeira

O tambor de vapor é o componente onde a água é transformada em vapor, sendo responsável pela separação das fases. 

 

Superaquecedor e reaquecedor 

O superaquecedor é um dispositivo que tem um ou mais feixes tubulares, que são destinados a aumentar a temperatura do vapor gerado na caldeira.

O reaquecedor, por sua vez, tem função semelhante à do superaquecedor. Ele é necessário quando se deseja elevar a temperatura do vapor proveniente de estágios intermediários de uma turbina

 

Válvulas de segurança 

Válvulas de segurança da caldeira

A válvula de segurança é, possivelmente, um dos componentes mais importantes para sua caldeira. Sua instalação está prevista pela ASME I e pela NR-13 (no Brasil).

Essa válvula é o último componente garantidor da segurança de uma caldeira. Quando todos os outros dispositivos de segurança falham, caberá à válvula entrar em atuação e impedir um problema mais sério.

 

Economizador 

Instalado na saída dos gases de exaustão, este componente tem a função de aproveitar o calor perdido. Pelo economizador passa a água de reposição da caldeira – conhecida como água de alimentação.

 

Aquecedor de ar 

Aquecedor de ar da caldeira

Este componente da caldeira aproveita o calor residual dos gases de combustão, pré-aquecendo o ar utilizado na queima do combustível; ele aquece o ar entre 120 e 300 ºC, dependendo do tipo de instalação e do tipo de combustível queimado. 

 

Chaminé da caldeira 

Chaminé da caldeira 

Utilizada para retirar os gases do gerador de vapor, lançando-os na atmosfera (tiragem).

 

Caldeiras Burntech: Diferenciais dos melhores equipamentos do Brasil

Com 4 décadas de experiência e mais de 800 equipamentos entregues, a Burntech possui um parque fabril capaz de projetar, construir e melhorar caldeiras.

Os equipamentos Burntech são fabricados em conformidade com código ASME (American Society of Mechanical Enginners) edição vigente e atendem aos requisitos da NR13.

Como grande diferencial, a Burntech é pioneira, no Brasil, no uso do sistema de queima com grelha fixa/móvel, tecnologia WVT (WIRTSCHAFTLICHE VERBRENNUNGS TECNIK GMBH). 

Essa tecnologia transforma resíduos orgânicos em energia térmica, com baixas emissões e sem contaminar o meio ambiente mesmo que esses combustíveis tenham alta porcentagem de umidade.

Outro diferencial é a capacidade da caldeira Burntech em queimar resíduos de biomassa de baixa qualidade com umidade de até 60% (BU) e PCI na ordem de 1450 kcal/kg, com a eficiência da queima, na maioria dos casos, ultrapassando 98%.

Dessa forma, a forma construtiva da caldeira Burntech dá aos diferentes segmentos industriais a capacidade de garantir a melhor produção de vapor, sempre com eficiência e ótimo custo-benefício. Vale a pena conhecer.

Acesse o site da Burntech e conheça os diferenciais das melhores caldeiras do mercado.

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *