Conheça as partes de uma caldeira industrial

14 nov, 2022 | Aquatubular, Caldeiras, Eficiência energética | 0 Comentários

Amplamente utilizada para gerar e acumular vapor para variados processos e segmentos, toda caldeira industrial é um equipamento térmico imprescindível.

Seja ela de pequeno ou grande porte, a caldeira industrial é composta por diversos componentes e partes que permitem a ela operar com o máximo de segurança e eficiência. 

Com base nisso, confira alguns dos componentes principais que toda caldeira industrial deve ter para operar de uma forma que permita total controle e aproveitamento energético do combustível.

Silos de estocagem e alimentação

A parte inicial de toda caldeira industrial são os silos, responsáveis pelo armazenamento e estocagem de combustíveis sólidos e alimentação deles na caldeira industrial.

Qualquer falha neste componente, pode comprometer o funcionamento da caldeira, por isso, investir em um silo mais robusto é fundamental. Pensando nisso, a Burntech desenvolveu dois modelos de silos:

  • Silo dosador de rosca;
  • Silo dosador fundo móvel, também conhecido como silo gaveta.

 

Fornalha da caldeira industrial

 A fornalha é a parte componente da caldeira onde ocorre a queima do combustível. Cabe a essa parte promover a mistura ar/combustível, a atomização e vaporização do combustível. Também tem a função de conservar uma queima contínua da mistura.

Boas fornalhas devem possuir volume suficiente para garantir um tempo de residência de, no mínimo, 2s aos gases. Devem também ser revestidas por refratário que atua como um volante térmico que garante altas temperaturas de combustão.

Por fim, uma boa fornalha não deve ter pontos de acúmulo de cinzas, pois sua limpeza demandará muito tempo.

 

Grelha

Utilizada apenas para combustíveis sólidos. Sua função é a de amparar o combustível no interior da fornalha. Podem ser fixas, rotativas, inclinadas entre outras.

E, para oferecer uma excelente caldeira industrial, a Burntech oferece a melhor grelha do mercado. Com tecnologia alemã, ela garante maior versatilidade na queima da biomassa.

Com essa tecnologia, o controle do tempo de retenção do combustível sobre a grelha quase que independe da gravidade e da injeção do ar, ou seja, é dado totalmente pelo movimento de avanço e recuo da grelha.

 

Câmara de Combustão

Essa parte componente de uma caldeira industrial pode ser confundida com a fornalha ou ser completamente independente. 

Basicamente, ela tem a função de manter a chama numa temperatura elevada com duração suficiente para que o combustível queime na sua totalidade antes dos produtos alcançarem os feixes (dutos) de troca de calor.

 

Tambor de vapor 

Do ponto de vista da combustão, este é um componente encontrado apenas em caldeiras flamotubulares. Sua função é a de transformar a água em vapor ou onde ocorre a separação das fases.

A queima de biomassa produz uma boa quantidade de cinzas volantes que são bastante abrasivas. Assim, o cuidado a ser tomado na escolha da caldeira industrial é a velocidade de entrada dos gases nos tubos de chama. 

Há valores que, se ultrapassados, implicam na erosão destes tubos e, frequentemente, a caldeira terá que parar para fazer a troca destes tubos. 

Na mesma forma, a alta velocidade vai gerar maior resistência para o fluxo dos gases, limitando a capacidade de resposta e aumentando o consumo de energia elétrica pelo exaustor de tiragem.

 

Superaquecedor, Dessuperaquecedor e reaquecedor da caldeira industrial 

O superaquecedor consiste em um ou mais feixes tubulares, destinados a aumentar a temperatura do vapor gerado na caldeira. O dessuperaquecedor consiste em um dispositivo, com a função de reduzir (corrigir) a temperatura do vapor superaquecido gerado na caldeira.

Já o reaquecedor tem função equivalente à dos superaquecedores. A sua presença torna-se necessária quando se deseja elevar a temperatura do vapor proveniente de estágios intermediários de uma turbina.

 

Economizador

Este componente de uma caldeira industrial utiliza o calor residual dos gases para aquecer a água de alimentação, sendo normalmente instalado após os superaquecedores. 

Além de melhorar o rendimento da caldeira industrial, sua instalação minimiza o choque térmico entre a água de alimentação e a já existente no tambor.

O economizador Burntech é composto por tubos lisos. Portanto, de fácil limpeza feita pelos sopradores de fuligem e de fácil manutenção e aquisição de tubos novos no futuro.

 

Pré-ar

Em uma caldeira industrial, a ar pré-aquecido é de suma importância para aquela indústria que pretende queimar combustíveis com umidade superior a 35%. Assim, cabe a este dispositivo aproveitar o calor residual dos gases de combustão, pré-aquecendo o ar utilizado na queima de combustível.

 

Controle de Emissões (Filtros)

A limpeza dos gases, no quesito retenção de material particulado, pode ser feita por ciclones de alta eficiência (que é um sistema robusto, de baixa manutenção, sem necessidade de mecanismos de limpeza) ou por filtros de manga.

 

Chaminé da caldeira industrial

Tem a função de retirar os gases da instalação lançando-os na atmosfera (tiragem). A questão mais crítica na chaminé é a corrosão, que pode estar relacionada ao ponto de orvalho do enxofre.

Este problema pode ser bastante mitigado quando se conhece o teor de enxofre do combustível e, assim, seu ponto de orvalho. Isto permite dimensionar e preparar a caldeira industrial para evitar a faixa de temperatura em que o orvalho acontece.

Conheça as melhores caldeiras do mercado. Clique aqui e conheça toda a linha Burntech.

quanto-vale-1-da-eficiencia-da-sua-caldeira

5/5 - (5 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *