Saiba a importância da eficiência energética na produção de vapor

11 nov, 2021 | Caldeiras, Eficiência energética | 0 Comentários

Requisito essencial em muitos processos industriais, a geração de vapor realizada por caldeiras ocorre em praticamente todo tipo de indústria. Diante dessa necessidade, a busca pela eficiência energética na produção de vapor é recorrente.

No entanto, sabe-se que a eficiência energética de qualquer tipo de caldeira, mesmo que ela seja operada da melhor forma, nunca será de 100%, mas deve ficar a mais próxima disso possível.

Por isso, te convidamos a entender a verdadeira importância da eficiência energética na produção de vapor dentro do setor industrial, assim como as estratégias que sua indústria pode adotar para alcançar isso.

 

Eficiência energética na geração de vapor: por que priorizar?

Basicamente, a eficiência energética consiste na relação entre a quantidade de energia empregada e aquela disponibilizada para sua realização. Em outras palavras, este conceito é representado pela relação entre a energia útil disponibilizada e a energia total consumida.

Especificamente para as caldeiras, a eficiência energética significa a relação entre quanto de energia líquida (vapor gerado + descarga de fundo – água de alimentação) é gerada pela quantidade de energia consumida pelo combustível utilizado.

Assim, ao analisar a eficiência energética de uma caldeira, pode-se observar que ela nunca será de 100%, com as melhores caldeiras possuindo eficiência de 87%, mas em média varia entre 65% a 75%. Valores menores significam perda de dinheiro, com ele saindo, literalmente, pela chaminé.

Assim, sem uma gestão mais eficaz de sua caldeira, a indústria acaba por perder parte do dinheiro investido durante a produção, sem que este seja convertido em energia. Reduzir ao máximo essas perdas é uma necessidade.

Por isso, cabe à indústria estar atenta à eficiência energética da sua caldeira, além dos diversos pontos que podem afetá-la. Com isso, será possível atuar sobre os problemas, possibilitando a máxima performance.

 

Fatores que afetam a eficiência energética de uma caldeira

A eficiência energética de uma caldeira na produção de vapor pode, como já citamos, ser afetada por variados fatores. Tais fatores relacionam-se principalmente às questões operacionais, dentre os quais vale citar:

  • Excessivo ou reduzido percentual de purgas na caldeira;

O excesso de purgas irá ocasionar um significativo desperdício de energia. Já seu déficit, promoverá incrustações, comprometendo a eficiência do sistema gerador de vapor.

  • Temperatura da água de alimentação 

Água fria significará maior consumo de combustível; Água mais quente fará com que o consumo de combustível seja menor;

  • Poder calorífico do combustível, associado ao teor de umidade

Quanto maior o teor de umidade, menor será a quantidade de energia fornecida pelo combustível, principalmente devido à energia necessária para a evaporação da água;

  • Vazão em excesso ou em falta de gases da caldeira

Excesso de ar ajuda a reduzir a eficiência da chama e aumentar as perdas de calor. Já baixos volumes de ar podem resultar na combustão incompleta e formação de muito CO e fuligem, reduzindo a eficiência energética.

  • Falhas relacionadas ao isolamento térmico da caldeira

Falhas no isolamento térmico ocasionam diminuição na eficiência energética da caldeira, diminuindo a qualidade do vapor e aumentando o risco de acidente.

  • Caldeiras mal reguladas, dificultando a queima

Caldeiras mal reguladas não conseguirão realizar a queima dos combustíveis por completo, gerando CO em excesso e muito material particulado.

 

Como melhorar a eficiência energética da sua caldeira?

Vimos até aqui os fatores que mais influenciam na eficiência energética de caldeiras e que precisam ser melhor acompanhados de perto pelo gestor industrial. Mas como melhorar essa eficiência?

Veja a seguir alguns aspectos de importância que precisam ser melhor observados para tirar o máximo de aproveitamento da caldeira durante a produção de vapor:

  1. Faça a medição de temperatura dos gases de exaustão, utilizando sempre uma temperatura menor do que a que deu no resultado de sua medição;
  2. Mantenha o ar teórico sempre bem controlado;
  3. Faça uma correta análise do combustível a ser utilizado de acordo com as características da caldeira;
  4. Priorize a qualidade do tratamento da água de alimentação, evitando assim o excesso de incrustações e de purgas.

Por fim, mas não menos importante, a busca pela eficiência energética de qualquer caldeira depende da correta e constante regulagem deste equipamento gerador de vapor, buscando sua otimização energética.

 

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e saiba muito mais sobre caldeiras no blog da Burntech

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (4 votos)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Eficiência energética na indústria: práticas sustentáveis - Burntech - […] eficiência energética é representada pela maior capacidade de produção com o menor consumo de combustível. Para […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *