Energia de biomassa: Confira suas principais vantagens

10 out, 2022 | Biomassa, Caldeiras, Eficiência energética | 0 Comentários

Nos últimos anos, há uma crescente conscientização sobre os impactos ambientais da queima de combustíveis fósseis. Tal fato vem aumentando consideravelmente a busca por fontes energéticas alternativas. Dentre elas, a energia de biomassa merece atenção.

A produção de energia a partir da biomassa tem sido defendida como uma das opções mais eficientes para minimizar as emissões globais de CO2 no meio ambiente.

Mas, essa é apenas uma das vantagens. Afinal, a energia de biomassa oferece muitos outros benefícios que estimulam sua adoção na matriz energética brasileira.

O que é a energia de biomassa?

Antes de conhecer os principais benefícios da energia de biomassa, precisamos entender inicialmente o que é a biomassa com objetivos energéticos.

Basicamente, a biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal e animal que é renovável e pode ser utilizada para produção de energia. Dessa forma, excluem-se os combustíveis fósseis, resultados de transformações que demoram milhões de anos para serem totalmente realizadas.

Neste contexto, a energia de biomassa pode ser gerada por uma lista que inclui materiais como:

  • Lenha e demais derivados da madeira, como galhos e folhas de árvores;
  • Bagaço da cana-de-açúcar;
  • Resíduos agrícolas;
  • Casca de arroz;
  • Lodo de estações de tratamento de esgoto, entre outros.

Além da queima, a biomassa também é o elemento principal de vários biocombustíveis e fontes de energia. Entre eles destacam-se o etanol, o biogás, o BTL (Biomass-to-Liquids) e o biodiesel.

 

Vantagens da biomassa como fonte energética

As diferentes formas de biomassa que você conheceu no tópico anterior apresentam muitas vantagens ambientais, econômicas e operacionais.

Inicialmente, a biomassa se configura como uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes, principalmente quando comparadas com combustíveis fósseis.

Consequentemente, a geração de energia através da biomassa é um fator que contribui com a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global, principalmente por não emitir dióxido de carbono.

Do ponto de vista econômico, a biomassa tende a possuir baixo custo para sua aquisição, com suas fontes podendo ser extraídas a partir de diversos elementos. Isso faz com que a biomassa seja uma fonte de fácil acesso, pois não possui muitas limitações de obtenção. 

Na questão operacional, a queima da biomassa sólida gera cinzas menos agressivas ao meio ambiente e às estruturas das caldeiras, quando comparadas às provenientes de combustíveis fósseis. 

Também causa menor corrosão dos equipamentos geradores de energia, como caldeiras e fornos.

Assim, em resumo, a energia biomassa oferece os seguintes benefícios:

  • É uma fonte de energia renovável;
  • Gera poucos poluentes quando comparada à utilização de fontes não renováveis, representados principalmente pelos combustíveis fósseis;
  • Possui baixo custo para aquisição, principalmente no caso da biomassa sólida;
  • Possui alta capacidade de reaproveitamento dos resíduos orgânicos;
  • Apresenta risco ambiental inferior.

 

Apesar das vantagens, é preciso considerar algumas desvantagens

De fato, as vantagens da energia de biomassa são significativas e estimulam sua adoção. Apesar disso, há a necessidade de considerar algumas desvantagens.

A primeira destas desvantagens é o menor poder calorífico de algumas biomassas quando em comparação com combustíveis fósseis. Este baixo poder calorífico tem relação direta com a umidade das biomassas. 

Por isso, uma estratégia muito eficaz é adotar ações para controlar a umidade destes combustíveis. Isto permite melhor eficiência da queima e maior geração energética.

Do ponto de vista ambiental, a busca pela biomassa pode causar desflorestação de florestas, além da destruição de habitats. A solução, neste caso, é investir em planejamento e plantar as chamadas florestas energéticas.

Além disso, caldeiras mal reguladas podem elevar a possibilidade de geração de material particulado na atmosfera. Isso exige manutenção e inspeção constantes para regulagem e melhor funcionamento da caldeira.

Assim, dentro da necessidade pela diversificação da matriz energética, a energia de biomassa adquire fundamental importância para o sucesso econômico do País. Para isso, cabe aos gestores investir em planejamento e promover políticas públicas que tornem o setor economicamente satisfatório.

 

Continue acompanhando o blog da Burntech e confira todas as novidades e inovações relacionadas às caldeiras industriais.

quanto-vale-1-da-eficiencia-da-sua-caldeira

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *