Energia de biomassa: O quanto você sabe sobre este combustível que vem ganhando grande importância em um cenário mundial que preza cada vez mais pela sustentabilidade?
Do ponto de vista energético, a biomassa possui diversas qualidades, funcionalidades e características que estimulam cada vez mais seu uso em caldeiras e geradores de vapor no Brasil e em todo o mundo.
Conheça 5 curiosidades sobre a energia de biomassa e entenda porque este é um dos combustíveis mais eficientes e sustentáveis para uso energético.
Energia de biomassa: O que é?
Do ponto de vista biológico, a biomassa é representada como sendo toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, obtida por meio da decomposição de variados recursos renováveis, desde a madeira até o lixo.
Além disso, a biomassa tem sido utilizada com bastante eficiência na produção de energia, sendo o combustível para abastecer caldeiras industriais e geradores de vapor.
Por essa característica, ela se torna uma alternativa promissora na geração energética, com destaque para a cogeração no setor sucroalcooleiro e o carvão vegetal na indústria de siderurgia.
A biomassa é sustentável e renovável
Dentro do conceito de geração energética, a biomassa é renovável, já que toda sua energia vem de processos biológicos que fazem uso da energia solar. Se ela não for utilizada na geração de energia, ela acaba retornando ao ambiente através dos processos de digestão e da putrefação das plantas.
A energia de biomassa é também sustentável. A sua queima na geração energética provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera. Entretanto, este composto foi previamente absorvido pelas plantas, dando origem ao combustível, ou seja, o balanço de emissões de CO2 é nulo.
Biomassa: Sinônimo de benefícios econômicos e sociais
Desde que produzida de forma eficiente e sustentável, a energia da biomassa pode levar inúmeros benefícios na ordem econômica e social a todo o ecossistema.
No âmbito social, sabe-se que a maior parte da biomassa é produzida na zona rural, consequentemente ela é uma geradora de empregos e renda, além de ajudar na fixação de moradores no campo, principalmente para pessoas com baixa escolaridade.
Em regiões mais pobres, caso dos países do continente africano e da América Latina, a produção da biomassa pode contribuir para o desenvolvimento social da região.
Várias são as fontes da biomassa na geração energética
As definições para as fontes de biomassa na geração de energia são bastante variadas e consideram vários aspectos, mas de forma geral as fontes de biomassa podem ser separadas em três principais grupos:
- Vegetais não lenhosos – produzidos a partir de cultivos anuais. Usualmente são classificados de acordo com sua principal substância de armazenamento de energia, que pode ser: sacarídeos, celulósicos, amiláceos e aquáticos;
- Vegetais lenhosos – capazes de produzir madeira como tecido de suporte. Essa madeira é obtida por meio de florestas nativas ou florestas plantadas;
- Resíduos Orgânicos – Representado pelos diversos subprodutos decorrentes das atividades agrícolas, agropecuárias, agroindustriais e urbanas.
Formas de transformar a biomassa em energia
Para gerar energia de biomassa, há basicamente 4 processos que podem ser utilizados: Pirólise, Gaseificação, Combustão, Co-combustão.
Pirólise: Nessa técnica, a biomassa é exposta a altas temperaturas sem a presença de oxigênio, acelerando sua decomposição. Como resultado há uma mistura de gases, líquidos (óleos vegetais) e sólidos (carvão vegetal).
Gaseificação: Neste processo, a biomassa também é exposta a altas temperaturas (não tão altas como a pirólise) na ausência do oxigênio, originando como produto final apenas um gás inflamável.
Combustão: Essa técnica é a mais comum, nela a queima da biomassa é realizada a altas temperaturas na presença de oxigênio, produzindo vapor a alta pressão, que geralmente é usado em caldeiras ou para mover turbinas.
Sua eficiência energética situa-se na faixa de 20 a 25%.
Co-combustão: essa prática propõe a substituição de parte do carvão mineral utilizado em usinas termoelétricas por biomassa, reduzindo a emissão de poluentes.
A faixa de desempenho da energia de biomassa encontra-se entre 30 e 37%, sendo por isso uma escolha bastante atrativa do ponto de vista econômico.
Para saber mais sobre a energia de biomassa e o uso de caldeiras industriais continue acompanhando o blog da Burntech.
0 comentários