Energia de biomassa: 5 curiosidades sobre este combustível

20 jul, 2022 | Biomassa, eficiência, Eficiência energética | 0 Comentários

Energia de biomassa: O quanto você sabe sobre este combustível que vem ganhando grande importância em um cenário mundial que preza cada vez mais pela sustentabilidade?

Do ponto de vista energético, a biomassa possui diversas qualidades, funcionalidades e características que estimulam cada vez mais seu uso em caldeiras e geradores de vapor no Brasil e em todo o mundo.

Conheça 5 curiosidades sobre a energia de biomassa e entenda porque este é um dos combustíveis mais eficientes e sustentáveis para uso energético.

 

Energia de biomassa: O que é?

Do ponto de vista biológico, a biomassa é representada como sendo toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, obtida por meio da decomposição de variados recursos renováveis, desde a madeira até o lixo.

Além disso, a biomassa tem sido utilizada com bastante eficiência na produção de energia, sendo o combustível para abastecer caldeiras industriais e geradores de vapor.

Por essa característica, ela se torna uma alternativa promissora na geração energética, com destaque para a cogeração no setor sucroalcooleiro e o carvão vegetal na indústria de siderurgia.

 

A biomassa é sustentável e renovável

Dentro do conceito de geração energética, a biomassa é renovável, já que toda sua energia vem de processos biológicos que fazem uso da energia solar. Se ela não for utilizada na geração de energia, ela acaba retornando ao ambiente através dos processos de digestão e da putrefação das plantas.

A energia de biomassa é também sustentável. A sua queima na geração energética provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera. Entretanto, este composto foi previamente absorvido pelas plantas, dando origem ao combustível, ou seja, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

 

Biomassa: Sinônimo de benefícios econômicos e sociais

Desde que produzida de forma eficiente e sustentável, a energia da biomassa pode levar inúmeros benefícios na ordem econômica e social a todo o ecossistema. 

No âmbito social, sabe-se que a maior parte da biomassa é produzida na zona rural, consequentemente ela é uma geradora de empregos e renda, além de ajudar na fixação de moradores no campo, principalmente para pessoas com baixa escolaridade. 

Em regiões mais pobres, caso dos países do continente africano e da América Latina, a produção da biomassa pode contribuir para o desenvolvimento social da região.

 

Várias são as fontes da biomassa na geração energética

As definições para as fontes de biomassa na geração de energia são bastante variadas e consideram vários aspectos, mas de forma geral as fontes de biomassa podem ser separadas em três principais grupos: 

  • Vegetais não lenhosos – produzidos a partir de cultivos anuais. Usualmente são classificados de acordo com sua principal substância de armazenamento de energia, que pode ser: sacarídeos, celulósicos, amiláceos e aquáticos; 
  • Vegetais lenhosos – capazes de produzir madeira como tecido de suporte. Essa madeira é obtida por meio de florestas nativas ou florestas plantadas; 
  • Resíduos Orgânicos – Representado pelos diversos subprodutos decorrentes das atividades agrícolas, agropecuárias, agroindustriais e urbanas.

 

Formas de transformar a biomassa em energia

Para gerar energia de biomassa, há basicamente 4 processos que podem ser utilizados: Pirólise, Gaseificação, Combustão, Co-combustão.

Pirólise: Nessa técnica, a biomassa é exposta a altas temperaturas sem a presença de oxigênio, acelerando sua decomposição. Como resultado há uma mistura de gases, líquidos (óleos vegetais) e sólidos (carvão vegetal).

Gaseificação: Neste processo, a biomassa também é exposta a altas temperaturas (não tão altas como a pirólise) na ausência do oxigênio, originando como produto final apenas um gás inflamável.

Combustão: Essa técnica é a mais comum, nela a queima da biomassa é realizada a altas temperaturas na presença de oxigênio, produzindo vapor a alta pressão, que geralmente é usado em caldeiras ou para mover turbinas. 

Sua eficiência energética situa-se na faixa de 20 a 25%.

Co-combustão: essa prática propõe a substituição de parte do carvão mineral utilizado em usinas termoelétricas por biomassa, reduzindo a emissão de poluentes. 

A faixa de desempenho da energia de biomassa encontra-se entre 30 e 37%, sendo por isso uma escolha bastante atrativa do ponto de vista econômico.

Para saber mais sobre a energia de biomassa e o uso de caldeiras industriais continue acompanhando o blog da Burntech.

 

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tratamento de água em caldeiras

Tratamento de água em caldeiras: Entenda porque é importante

Uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor. Para que esse vapor tenha qualidade e quantidade suficientes, fatores como o correto dimensionamento das caldeiras, tipo de combustível e, principalmente, um bom tratamento de água utilizada são...
tratamento de agua

Conheça os principais tipos de biomassa utilizados em caldeiras

Atualmente, a geração de energia em caldeiras industriais precisa, cada vez mais, se basear no desenvolvimento sustentável e na alta produtividade. Para isso, conhecer os diferentes tipos de biomassa é fundamental. Compostas de materiais orgânicos, as mais variadas...
Combustao em caldeiras industriais

Combustão em caldeiras industriais: Entenda a importância da correta regulagem

Manter os sistemas de combustão em caldeiras industriais sempre próximo da máxima eficiência energética é uma exigência comum a muitas indústrias. Para isso, manter a correta regulagem deste gerador de vapor é medida fundamental. Além de garantir uma boa combustão, a...
caldeiras-industriais-temperatura-dos-gases

Caldeiras industriais: Por que a temperatura dos gases é tão importante?

Requisito fundamental na oferta de energia para a grande maioria de fábricas, as caldeiras industriais dependem do acompanhamento de muitas variáveis para operarem o mais próximo possível da eficiência energética. Dentre essas variáveis, o acompanhamento da...
Biomassa- na imagem possui biomassa

Energia de biomassa: 5 curiosidades sobre este combustível

Energia de biomassa: O quanto você sabe sobre este combustível que vem ganhando grande importância em um cenário mundial que preza cada vez mais pela sustentabilidade? Do ponto de vista energético, a biomassa possui diversas qualidades, funcionalidades e...
Caldeira aquatubular saiba por que e tao importante na geracao de energia

Caldeira aquatubular: Veja sua importância na geração energética

Em muitos processos dentro de uma indústria, o uso de vapor gerado por caldeiras para movimentar máquinas e equipamentos é constante. Mas em outros processos, a exigência é muito maior e dispor de uma caldeira aquatubular passa a ser uma necessidade. A caldeira...
Saiba-tudo-sobre-a-NR-13

Saiba tudo sobre a NR-13

Você tem caldeiras e vasos de pressão em sua empresa? Então você deve ter uma grande preocupação com o processo de instalação, inspeção, manutenção ou operação destes equipamentos e cabe à NR-13 regulamentar tudo isso. A Norma Regulamentadora número 13, ou...
Ceu azul e uma caldeira Burntech de grande porte

Por que escolher a caldeira Burntech

Desde a revolução industrial, o vapor passou a representar um insumo primordial para a operação de muitos processos produtivos e, para atender esse mercado, a Burntech fabrica o que há de mais moderno em caldeiras. Com 33 anos de experiência no mercado caldeireiro, a...
Fatores que interferem na Eficiência energética em caldeiras

Eficiência energética em caldeiras: 5 fatores que interferem

Caldeiras são equipamentos amplamente utilizados para a geração de energia, consequentemente usam muito combustível (gerando custos elevados). Por isso, priorizar a eficiência energética em caldeiras é essencial na indústria. Quando analisamos a eficiência energética...
caldeira - indústria têxtil

Caldeira: Entenda como ela pode auxiliar a Indústria têxtil

A relevância da indústria têxtil no Brasil fica clara quando olhamos os números. O setor fatura mais de R$160 milhões, gera 1,36 milhão de empregados diretos e 8 milhões de empregos indiretos.  Mas você sabia que para a fabricação de diferentes tipos de tecidos, a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *