Geração de vapor industrial: Conheça os principais usos

24 mar, 2023 | Caldeiras | 0 Comentários

Em diferentes tipos de indústrias, a geração de vapor é uma necessidade recorrente, já que este insumo é utilizado para aquecimento, movimentação, limpeza e esterilização.

Na atualidade, praticamente todo tipo de segmento industrial pode utilizar o vapor. Ele é gerado por caldeiras e atende as necessidades da indústria com eficiência e produtividade.

No artigo de hoje destacamos as principais aplicações de um sistema de geração de vapor industrial, focando na diversidade de uso deste insumo de grande importância.

 

Geração de vapor industrial: Grande importância para a indústria

O vapor pode ser definido como uma matéria em estado gasoso. Normalmente, o vapor é obtido através do aquecimento de uma determinada porção de água, ocorrido em caldeiras e geradores de vapor.

Quando a água é aquecida, o grau de agitação das moléculas aumenta, assim como sua pressão interna. Quando a pressão desse líquido supera a pressão atmosférica, a água entra em ebulição e se transforma em vapor.

Quando superaquecido, este vapor torna-se um mecanismo para geração de energia, responsável por mover turbinas e fazer com que máquinas e equipamentos possam desempenhar as suas respectivas funções.

Assim, de acordo com seus usos, o vapor gerado será necessário nos mais diversos tipos de indústrias, tais como metalúrgicas, madeireiras, termelétricas, indústria do petróleo, indústria têxteis e indústrias químicas etc.

Além disso, hospitais, frigoríficos e a indústria de laticínios são outros importantes usuários do vapor gerado.

 

Principais usos do vapor gerado em caldeiras

Principais usos do vapor gerado em caldeiras

Como visto anteriormente, a geração de vapor industrial possui uma abrangência de uso bastante grande. Dentre os processos em que o vapor será utilizado, pode-se citar:

 

Vapor para aquecimento

Quando falamos de uma aplicação da geração de vapor industrial, logo nos referimos ao processo onde o calor, que está presente no vapor aquecido, é transferido de maneira direta ou indireta para um produto a ser aquecido.

No aquecimento direto, o vapor gerado pela caldeira terá contato físico com o material, aquecendo-o. Já no aquecimento indireto, são utilizados trocadores de calor, que terão a responsabilidade de intermediar o processo de troca de calor.

O vapor para aquecimento é bastante aplicado nas indústrias alimentícia, automotiva e química (onde temos a indústria do plástico). 

 

Vapor para movimentação

A geração de vapor industrial também tem a função de gerar energia elétrica. E, para fazer isso, o vapor é utilizado como uma força motriz (para propulsão). 

Nesse caso, há a necessidade de uso do que chamamos de vapor superaquecido. Este é o meio mais seguro para gerar energia, principalmente para prevenir golpes de arite causados pelo acúmulo de valor condensado nas turbinas.

O vapor utilizado como força motriz ainda pode ser usado em bombas e compressores, acionados por turbinas à vapor.

 

Vapor para limpeza e esterilização

Outros usos bastante comuns do vapor gerado dentro do processo industrial associam-se às etapas de limpeza e de esterilização. Nesse caso, aplica-se o vapor seco e saturado. 

Utilizado sempre sob alta temperatura, o vapor entra em contato com a superfície a ser limpa, condensando e liberando calor. Esse contato direto permite a coagulação das proteínas dos microorganismos, eliminando-os. 

Com isso, a limpeza e esterilização da superfície são realizados com grande eficiência.

Especificamente para este processo, a qualidade do vapor gerado é essencial. O mesmo deve estar livre de contaminantes para que esse processo ocorra da maneira mais eficaz possível.

Vale salientar que além destes tipos de aplicações, a geração de vapor industrial também é utilizada em processos de atomização e hidratação. 

 

Tenha os melhores geradores de vapor na sua indústria

As caldeiras são os equipamentos responsáveis pela geração de vapor industrial. Elas sempre operam sob altas temperaturas e elevadas pressões, gerando vapor para todas as aplicações anteriormente apresentadas.

Mas, para que a geração de vapor industrial atenda as expectativas dos segmentos industriais, é fundamental ter a melhor caldeirada à disposição.

Neste caso, a melhor opção para seu processo industrial é a caldeira Burntech, considerada a melhor caldeira do Brasil.

Com 4 décadas de experiência, e mais de 800 equipamentos entregues, as caldeiras Burntech são construídas com base em uma série de normas e códigos internacionais.

Garantimos a máxima qualidade e eficiência na geração de vapor industrial, além de total satisfação de nossos clientes.

Continue acompanhando o Blog da Burntech e saiba tudo sobre o uso de caldeiras na geração de vapor industrial.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *