Em diferentes tipos de indústrias, a geração de vapor é uma necessidade recorrente, já que este insumo é utilizado para aquecimento, movimentação, limpeza e esterilização.
Na atualidade, praticamente todo tipo de segmento industrial pode utilizar o vapor. Ele é gerado por caldeiras e atende as necessidades da indústria com eficiência e produtividade.
No artigo de hoje destacamos as principais aplicações de um sistema de geração de vapor industrial, focando na diversidade de uso deste insumo de grande importância.
Geração de vapor industrial: Grande importância para a indústria
O vapor pode ser definido como uma matéria em estado gasoso. Normalmente, o vapor é obtido através do aquecimento de uma determinada porção de água, ocorrido em caldeiras e geradores de vapor.
Quando a água é aquecida, o grau de agitação das moléculas aumenta, assim como sua pressão interna. Quando a pressão desse líquido supera a pressão atmosférica, a água entra em ebulição e se transforma em vapor.
Quando superaquecido, este vapor torna-se um mecanismo para geração de energia, responsável por mover turbinas e fazer com que máquinas e equipamentos possam desempenhar as suas respectivas funções.
Assim, de acordo com seus usos, o vapor gerado será necessário nos mais diversos tipos de indústrias, tais como metalúrgicas, madeireiras, termelétricas, indústria do petróleo, indústria têxteis e indústrias químicas etc.
Além disso, hospitais, frigoríficos e a indústria de laticínios são outros importantes usuários do vapor gerado.
Principais usos do vapor gerado em caldeiras
Como visto anteriormente, a geração de vapor industrial possui uma abrangência de uso bastante grande. Dentre os processos em que o vapor será utilizado, pode-se citar:
Vapor para aquecimento
Quando falamos de uma aplicação da geração de vapor industrial, logo nos referimos ao processo onde o calor, que está presente no vapor aquecido, é transferido de maneira direta ou indireta para um produto a ser aquecido.
No aquecimento direto, o vapor gerado pela caldeira terá contato físico com o material, aquecendo-o. Já no aquecimento indireto, são utilizados trocadores de calor, que terão a responsabilidade de intermediar o processo de troca de calor.
O vapor para aquecimento é bastante aplicado nas indústrias alimentícia, automotiva e química (onde temos a indústria do plástico).
Vapor para movimentação
A geração de vapor industrial também tem a função de gerar energia elétrica. E, para fazer isso, o vapor é utilizado como uma força motriz (para propulsão).
Nesse caso, há a necessidade de uso do que chamamos de vapor superaquecido. Este é o meio mais seguro para gerar energia, principalmente para prevenir golpes de arite causados pelo acúmulo de valor condensado nas turbinas.
O vapor utilizado como força motriz ainda pode ser usado em bombas e compressores, acionados por turbinas à vapor.
Vapor para limpeza e esterilização
Outros usos bastante comuns do vapor gerado dentro do processo industrial associam-se às etapas de limpeza e de esterilização. Nesse caso, aplica-se o vapor seco e saturado.
Utilizado sempre sob alta temperatura, o vapor entra em contato com a superfície a ser limpa, condensando e liberando calor. Esse contato direto permite a coagulação das proteínas dos microorganismos, eliminando-os.
Com isso, a limpeza e esterilização da superfície são realizados com grande eficiência.
Especificamente para este processo, a qualidade do vapor gerado é essencial. O mesmo deve estar livre de contaminantes para que esse processo ocorra da maneira mais eficaz possível.
Vale salientar que além destes tipos de aplicações, a geração de vapor industrial também é utilizada em processos de atomização e hidratação.
Tenha os melhores geradores de vapor na sua indústria
As caldeiras são os equipamentos responsáveis pela geração de vapor industrial. Elas sempre operam sob altas temperaturas e elevadas pressões, gerando vapor para todas as aplicações anteriormente apresentadas.
Mas, para que a geração de vapor industrial atenda as expectativas dos segmentos industriais, é fundamental ter a melhor caldeirada à disposição.
Neste caso, a melhor opção para seu processo industrial é a caldeira Burntech, considerada a melhor caldeira do Brasil.
Com 4 décadas de experiência, e mais de 800 equipamentos entregues, as caldeiras Burntech são construídas com base em uma série de normas e códigos internacionais.
Garantimos a máxima qualidade e eficiência na geração de vapor industrial, além de total satisfação de nossos clientes.
Continue acompanhando o Blog da Burntech e saiba tudo sobre o uso de caldeiras na geração de vapor industrial.
0 comentários