Manutenção de caldeiras: você sabe como ela deve ser feita?

26 jun, 2023 | Caldeiras, normas, NR | 0 Comentários

As caldeiras industriais são equipamentos de geração energética com grande importância em muitos processos. Mas, para garantir a eficiência da operação, a manutenção de caldeiras é imprescindível.

Estes são equipamentos que operam sempre sob alta pressão e temperatura. Consequentemente, dependem de uma manutenção eficiente para identificar e corrigir possíveis falhas e defeitos.

Mas você sabe como a manutenção de caldeiras deve ser realizada? Há alguma regra a ser seguida? Confira as respostas neste artigo.

 

Por que priorizar a manutenção da sua caldeira?

Para a geração de energia, ter uma caldeira é quase que uma obrigação em muitas indústrias. Sem o vapor por ela gerado, outras máquinas não podem operar.

Dessa forma, a ausência desse maquinário por quebra ou defeito resulta em perdas produtivas e econômicas. Para evitar tais ocorrências, a manutenção de caldeiras torna-se uma exigência.

Além de garantir a continuidade da planta industrial, a manutenção também garante a segurança dos colaboradores, já que o mau funcionamento deste equipamento pode acarretar graves acidentes.

Assim, para bom funcionamento, a caldeira depende de constante monitoramento e manutenção, protegendo colaboradores e o capital investido.

Além disso, a manutenção garante que a caldeira irá operar durante toda sua vida útil sem maiores problemas ou perda de eficiência operacional.

 

Requisitos mínimos na promoção da manutenção de caldeiras

Como visto, a manutenção de caldeiras é essencial para prevenir acidentes, gerar energia suficiente para a indústria sem longas interrupções e garantir o retorno do investimento.

Assim, para um eficiente processo de manutenção, é fundamental seguir as orientações da Norma Regulamentadora 13 (NR-13). 

Basicamente, essa norma determina os requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras durante a operação, inspeção, instalação e manutenção.

Conhecer e cumprir todas as exigências da NR-13 é a melhor forma (única forma!) para impedir que sérios problemas operacionais ocorram com as caldeiras.

A NR-13 indica, dentre outras coisas, a importância da elaboração de um plano de manutenção. Este deve ser detalhado e individualizado para cada caldeira, de acordo com as particularidades de cada equipamento.

O plano de manutenção é um documento onde devem ser descritos a periodicidade de manutenções, definição de instrumentos e sistemas de controle. Deve apresentar, também, a atribuição de profissionais com competência legal para executar este tipo de atividade.

 

Itens que devem ser inspecionados durante a manutenção de caldeiras

Itens que devem ser inspecionados durante a manutenção de caldeiras

As caldeiras são equipamentos que possuem muitos componentes. Por isso, tanto as inspeções quanto as manutenções devem contemplar: a parte externa da caldeira, os dispositivos de segurança, chaparia e isolamento, tubulações e todos seus dispositivos internos.

Dessa forma, as partes da caldeira que merecem maior atenção durante o processo de inspeção e manutenção são:

  1. Inspeção de todos os cruzamentos de solda da fornalha;
  2. Exame visual dos espelhos frontal e traseiro da caldeira;
  3. Verificar se o indicador de pressão está legível e se apresenta bom funcionando;
  4. Limpeza dos eletrodos tanto da garrafa de nível quanto do corpo da caldeira;
  5. Verificação e testes de toda a fiação elétrica da caldeira;
  6. Verificação do sistema de alimentação de água;
  7. Verificação dos dispositivos de saída de vapor;
  8. Calibragem e manutenção (se necessário) de todos os dispositivos de segurança da caldeira, como: válvula de segurança, manômetros, pressostatos, controladores de nível, indicadores de temperatura de gases da chaminé;
  9. Manutenção de todos os itens do quadro elétrico;
  10. Realização da análise do estado de conservação da tubulação de água da caldeira;
  11. Revisão dos refratários e remoção das cinzas; 
  12. Análise do tratamento da água juntamente com o profissional competente;
  13. Realização de testes de segurança nos sistemas de emergência.

De tempos em tempos, a documentação também deve ser averiguada. Nela há a averiguação do prontuário, registro de segurança e projetos de segurança. Se houver necessidade, estes documentos devem ser atualizados.

De forma geral todas essas atividades devem ser realizadas segundo o disposto no plano de manutenção de caldeiras, garantindo a integridade do equipamento e dos trabalhadores.

Por fim, vale salientar que as manutenções das caldeiras devem ocorrer sempre de forma preventiva ou preditiva. Essas são formas de manutenção que dão à empresa a possibilidade de se antever aos problemas, antes que eles se tornem muito maiores.

Gostou? Então aproveite para entender as principais diferenças entre caldeiras aquatubulares, flamotubulares e mistas neste artigo.

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *