Saiba qual é a melhor matriz energética para o seu negócio

15 jul, 2021 | matriz energética | 0 Comentários

Você sabia que a matriz energética brasileira é uma das mais diversificadas do mundo? Ela refere-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender às demandas de produção energética do país em todos os setores.

No país, o consumo de fontes de energia não renováveis (fontes que se esgotam com o tempo) ainda é maior que o de fontes renováveis (fontes que se renovam na natureza em um curto espaço de tempo), mas apesar disso, já possuímos uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo.

Diante disso, negócios industriais devem ter grande preocupação com a matriz energética usada, optando, sempre que possível, pelas fontes renováveis.

Por isso, te convidamos a conhecer as possibilidades relacionadas à matriz energética do seu negócio, principalmente quanto à busca por uma energia mais limpa e sustentável.

 

Matriz energética: um dos custos mais elevados de empresas

A maioria dos produtos consumidos hoje em dia é proveniente da produção industrial. Exatamente por isso a produção destes produtos depende de vários fatores, dentre os quais as fontes de energia utilizadas adquirem importância.

A eletricidade representa um dos custos mais elevados das indústrias. O uso é fundamental para muitas necessidades, como movimentar equipamentos, iluminar as dependências da fábrica e dos escritórios, gerar aquecimento ou resfriamento, entre outras demandas.

No entanto, o setor industrial passou por grandes transformações desde a primeira revolução industrial, com constantes atualizações tecnológicas nas formas de fazer e de pensar a indústria e os modos de produção.

E, naturalmente, a matriz energética das indústrias também precisou evoluir e ser mais sustentável. Assim, em meio a tantas inovações, as fontes de energia para indústrias adquirem ainda mais importância, considerando que os gastos com energia são cada vez maiores.

Por essa razão, investir em fontes de energia alternativas, como as renováveis, se configura como uma solução cada vez mais necessária para melhorar a competitividade do seu negócio.

 

Principais fontes alternativas de energia para seu negócio

Por definição, as fontes renováveis são aquelas que continuam disponíveis mesmo após a utilização. Tais fontes são provenientes de recursos inesgotáveis, como, por exemplo, a energia eólica ou energia solar. 

As principais fontes de energia renovável utilizadas em diversos negócios são provindas do sol, da água, dos ventos e dos materiais orgânicos.

As características dessas fontes energéticas são:

 

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica pode ser usada para a geração centralizada ou geração distribuída, na qual o próprio consumidor será o gerador de energia para o negócio. Com isso pode haver a redução da conta de energia por meio da compensação entre a energia consumida e a energia injetada na rede pública da concessionária.

 

Energia Eólica

A energia provinda dos ventos é também uma das fontes mais limpas dentro da matriz energética. Neste processo, aerogeradores transformam a força motriz gerada pela rotação de enormes hélices movimentadas pelo vento.

 

Energia hidrelétrica

Essa é a fonte de energia renovável mais utilizada no Brasil. A geração desse tipo de energia se dá pelo funcionamento de geradores dentro de barragens. Com o escoamento da água sob forte pressão, hélices são acionadas e a energia produzida. 

O interessante a se destacar é que muitas empresas têm adotado essa ideia pelo fato de apresentar uma energia limpa e renovável, caracterizando-se por não ser poluente.

 

Energia termelétrica

Nas usinas termelétricas a geração de energia ocorre pela pressão do vapor de água consequente da água aquecida pela queima de carvão mineral, gás ou petróleo. Essa opção representa maiores custos e gera maior impacto ambiental, uma vez que a queima desses recursos produz gases poluentes.

No entanto, está crescendo o uso de termelétricas que realizam a combustão de material orgânico para produzir energia, caso da biomassa, que é renovável. Esse combustível abrange todos os resíduos orgânicos que possam ser utilizados como combustíveis, por exemplo: bagaço de cana, lenha, casca de arroz, resíduos de madeira, entre outros.

As usinas movidas a biomassa oferecem alguns benefícios: 

  • Licenciamentos ambientais mais simples; 
  • Combustível abundante no Brasil, podendo vir de subproduto de outras atividades; 
  • Facilidade de localização mais próxima aos grandes centros de consumo, reduzindo os custos de transmissão.

 

Qual é a melhor opção da matriz energética para seu negócio?

A discussão sobre a matriz energética em empresas está em pauta em muitas empresas, principalmente na busca pela diminuição do orçamento final.

Assim, para seu negócio, as opções precisam ser analisadas e consideradas, de modo que a produção seja suficiente para atender toda a demanda da empresa. 

Outro ponto importante é observar quais temas têm sido considerados importantes e discutidos pela sociedade. Feito isso, torna-se ainda mais importante pensar e analisar qual o melhor tipo de energia para cada segmento. 

Conhecer as opções disponíveis na região é também essencial. Afinal, há variados preços e exigências, diante de uma decisão tão importante para o funcionamento do processo. 

Dessa forma, escolha a matriz energética que mais se encaixa no perfil e melhor atenda às demandas do seu negócio e da sociedade como um todo.

 

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe o blog da Biocal Burntech e saiba mais sobre caldeiras industrias e a importância delas para a sustentabilidade.

Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *