A sociedade atual vive em um momento em que a exigência por sustentabilidade em atividades industriais está no mesmo patamar da produtividade. O interessante é que parte dessa sustentabilidade vem sendo conseguida por meio do uso de caldeiras à biomassa.
No Brasil, elas representam uma importante oportunidade na geração energética e permitem que esse processo seja realizado de uma forma sustentável em aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Baseando nisso, entenda a importância desse tipo de combustível mais sustentável e saiba quais são os materiais que podem ser queimados no equipamento.
Por que a biomassa é um excelente combustível para caldeiras?
Os benefícios relacionados ao uso da biomassa como fonte de energia são diversos. Além de ser um recurso renovável, gera baixas quantidades de poluentes e favorece o reaproveitamento de recursos de diversos processos. Já o transporte, é fácil e possui baixo custo de operação e aquisição.
Além disso, as emissões não contribuem para o efeito estufa, além de serem menos agressivas ao meio ambiente quando em comparação aos combustíveis fósseis.
Dessa forma, quando utilizadas em caldeiras, as vantagens da biomassa como combustível são:
- Muito baixa emissão de dióxido de enxofre que é um poluente agressivo ao meio ambiente, reduzindo riscos ambientais;
- Tem características renováveis;
- Oferece maior eficiência energética;
- Causa menor corrosão às caldeiras;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos de variados processos, impedindo que estes tenham destinos não corretos.
Principais tipos de combustíveis para uso em caldeiras à biomassa?
Muitos são os tipos de matérias-primas que podem ser utilizados para a geração de energia em caldeiras à biomassa. Inclusive, o Brasil tem um dos maiores potenciais para fins de aproveitamento energético da biomassa.
Entre esses tipos, pode-se citar os mais tradicionais como a biomassa florestal e a biomassa agrícola, cujos representantes são:
- Biomassa florestal: florestas plantadas, seus derivados e resíduos (florestas energéticas). Tem como principal fonte de energia a lenha;
- Biomassa agrícola: representada pelos diversos resíduos da agricultura, decorrentes das produções de soja, arroz, cana-de-açúcar, milho e outros;
Vale elencar algumas outras opções de combustíveis para caldeiras à biomassa, que vem ganhando importância:
Resíduos florestais
Estes resíduos são representados por materiais lenhosos, toras, cavacos e cascas. Apresentam baixo custo de aquisição e são considerados renováveis. Vale ressaltar que, nos últimos anos, o reflorestamento tem se tornado uma alternativa bastante viável, com as florestas plantadas gerando matéria-prima para a geração de energia.
Dentre os resíduos florestais, o eucalipto é um produto energético renovável de altíssima eficiência para uso em caldeiras à biomassa. A produção pode chegar a 25 toneladas de biomassa por hectare em um ano, tornando-se de uma opção altamente produtiva e vantajosa.
Casca de arroz
Por meio de alguns processos industriais, os resíduos do beneficiamento do arroz (cascas) são transformados em partículas minúsculas que possuem elevado poder calorífico. A casca de arroz conta com uma rápida combustão, o que a torna uma excelente opção de combustível para caldeiras à biomassa.
Casca de Coco Verde
Normalmente descartadas, as cascas de coco verde podem ser trituradas e transformadas em briquetes, substituindo o uso da lenha em processos de combustão nas caldeiras à biomassa. Esse produto apresenta um excelente poder calorífico.
Biogás
O biogás é um produto inflamável produzido pela mistura de dióxido de carbono e metano através de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. Essa é uma fonte energética renovável e altamente eficiente, a ponto de substituir outras opções que não podem ser renovadas, caso do gás natural.
As matérias-primas são de origem orgânica e aproveitam materiais como palhas, esterco, bagaço de vegetais e, até mesmo, o lixo.
Além disso, é importante ressaltar que a constante evolução das caldeiras à biomassa vem ajudando a melhorar a gama e a eficiência da queima destes combustíveis, resultando na máxima eficiência ecológica e produtiva.
Para saber mais sobre caldeiras à biomassa e demais características sobre esses equipamentos, confira o blog da Biocal Burntech.
Bom dia! se eu queimar cavaco de seringueira nas caldeiras , tem algum impacto negativo?
Olá, Gerson. Tudo certo? Agradecemos seu comentário! Para saber mais sobre o uso da biomassa em caldeiras, você pode acessar nosso eBook sobre eficiência energética em caldeiras. Ele contém uma tabela com informações sobre os diferentes tipos e seu desempenho na caldeira. Para ler, clique aqui!