Conheça os principais tipos de biomassa utilizados em caldeiras

12 set, 2022 | Biomassa, Caldeiras, Eficiência energética | 0 Comentários

Atualmente, a geração de energia em caldeiras industriais precisa, cada vez mais, se basear no desenvolvimento sustentável e na alta produtividade. Para isso, conhecer os diferentes tipos de biomassa é fundamental.

Compostas de materiais orgânicos, as mais variadas formas de biomassa possuem alta capacidade de gerar energia em volumes suficientes e de forma totalmente sustentável.

Diante desse viés mais sustentável, é fundamental que você conheça quais são os principais tipos de biomassa que podem ser utilizados em caldeiras, assim como suas características.

 

Biomassa: Combustível sustentável e altamente eficiente

Antes de conhecer os principais tipos de biomassa, precisamos entender o que é este combustível e suas características principais.

Basicamente a biomassa é uma nomenclatura dada para todos os derivados recentes de organismos vivos. Eles são usados como combustíveis ou mesmo para a sua produção a partir desses mesmos combustíveis. 

Sendo assim, a biomassa inclui qualquer resíduo sólido ou gasoso natural ou resultante de atividades humanas, decorrentes das atividades relacionadas à agricultura, pecuária, exploração florestal, industrial, entre outras.

Quando utilizada para alimentar caldeiras, a biomassa permite que a indústria conquiste muitas vantagens, tais como:

  • Baixo custo para sua aquisição;
  • É um recurso natural renovável, diferentemente dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral;
  • Quando a caldeira é bem regulada, as emissões geradas pela sua combustão não contribuem para o efeito estufa;
  • Permite o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados da forma incorreta.

É importante salientar que a utilização da biomassa em caldeiras se dá através da combustão, diretamente como combustível nas fornalhas, ou por meio da produção energética através de processos de pirólise, gaseificação, combustão ou co-combustão.

 

Tipos de biomassa mais utilizados em caldeiras

Variados são os tipos de biomassa que podem abastecer caldeiras e gerar energia para diversas máquinas e processos dentro de uma indústria.

As indústrias têm à sua disposição opções de biomassa na forma sólida, gasosa e líquida. Nas opções sólidas, temos elementos como lenha, toras, cavacos, cascas e picados. Nas variações gasosas há o gás natural, o GLP e o biogás e opções líquidas são representadas pelo biodiesel.

O Brasil, especificamente, é um grande produtor de diferentes formas de biomassa, tais como eucalipto, cascas (de coco e de arroz), restos de alimentos, cana-de-açúcar e derivados, além de derivados de madeira.

Mas, a melhor forma para apresentar os tipos de biomassa para caldeiras é classificá-las quanto à sua origem. 

 

Biomassa florestal

Composta por substâncias derivadas de florestas brasileiras que podem ser plantadas com o objetivo de produzir a bioenergia (as chamadas florestas energéticas) ou que são provenientes dos desmatamentos (o que não é recomendado). 

A principal fonte de energia deste grupo de biomassas é a lenha, seguida dos demais resíduos florestais, como pequenas toras, pellets e folhas.

Vale também salientar a importância do eucalipto na geração de energia em caldeiras. Este é um produto energético renovável de altíssima eficiência, sendo proveniente de florestas de reflorestamento, sendo considerados, por isso, ambientalmente corretos. 

A produção de eucalipto pode chegar a 25 toneladas de biomassa por hectare por ano, tratando-se de uma opção altamente produtiva e vantajosa.  

 

Biomassa agrícola

Estes tipos de biomassa são decorrentes dos rejeitos da atividade agrícola. Aqui, podemos citar como exemplos os resíduos das plantações de arroz, soja, milho, cana-de-açúcar e demais culturas. 

Por ser um grande produtor de alimentos e ter um agronegócio protagonista no âmbito mundial, o Brasil produz uma enorme quantidade desta biomassa, elevando a geração de biodiesel, etanol e biocombustíveis líquidos.

 

Resíduos urbanos e industriais

Por fim, há os tipos de biomassa obtidos a partir de resíduos urbanos e industriais. Esses resíduos podem ser líquidos ou sólidos. Normalmente são encontrados em aterros sanitários que geram gases oriundos da combustão. 

A biomassa de resíduos urbanos e industriais é obtida dos efluentes das cidades e das indústrias, principalmente da agropecuária que visa a produção de laticínios e carnes. 

Apesar de ser uma biomassa, estes resíduos raramente são utilizados em caldeiras.

Diante destes muitos tipos de biomassa, vemos que este combustível sustentável vem ganhando um espaço cada vez maior nas indústrias, especificamente por atender às novas tendências operacionais e um futuro mais consciente da sociedade.

 

Continue acompanhando o blog da Burntech e entenda mais sobre caldeiras a biomassa e tudo que se associa a elas.

quanto-vale-1-da-eficiencia-da-sua-caldeira

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tratamento de água em caldeiras

Tratamento de água em caldeiras: Entenda porque é importante

Uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor. Para que esse vapor tenha qualidade e quantidade suficientes, fatores como o correto dimensionamento das caldeiras, tipo de combustível e, principalmente, um bom tratamento de água utilizada são...
tratamento de agua

Conheça os principais tipos de biomassa utilizados em caldeiras

Atualmente, a geração de energia em caldeiras industriais precisa, cada vez mais, se basear no desenvolvimento sustentável e na alta produtividade. Para isso, conhecer os diferentes tipos de biomassa é fundamental. Compostas de materiais orgânicos, as mais variadas...
Combustao em caldeiras industriais

Combustão em caldeiras industriais: Entenda a importância da correta regulagem

Manter os sistemas de combustão em caldeiras industriais sempre próximo da máxima eficiência energética é uma exigência comum a muitas indústrias. Para isso, manter a correta regulagem deste gerador de vapor é medida fundamental. Além de garantir uma boa combustão, a...
caldeiras-industriais-temperatura-dos-gases

Caldeiras industriais: Por que a temperatura dos gases é tão importante?

Requisito fundamental na oferta de energia para a grande maioria de fábricas, as caldeiras industriais dependem do acompanhamento de muitas variáveis para operarem o mais próximo possível da eficiência energética. Dentre essas variáveis, o acompanhamento da...
Biomassa- na imagem possui biomassa

Energia de biomassa: 5 curiosidades sobre este combustível

Energia de biomassa: O quanto você sabe sobre este combustível que vem ganhando grande importância em um cenário mundial que preza cada vez mais pela sustentabilidade? Do ponto de vista energético, a biomassa possui diversas qualidades, funcionalidades e...
Caldeira aquatubular saiba por que e tao importante na geracao de energia

Caldeira aquatubular: Veja sua importância na geração energética

Em muitos processos dentro de uma indústria, o uso de vapor gerado por caldeiras para movimentar máquinas e equipamentos é constante. Mas em outros processos, a exigência é muito maior e dispor de uma caldeira aquatubular passa a ser uma necessidade. A caldeira...
Saiba-tudo-sobre-a-NR-13

Saiba tudo sobre a NR-13

Você tem caldeiras e vasos de pressão em sua empresa? Então você deve ter uma grande preocupação com o processo de instalação, inspeção, manutenção ou operação destes equipamentos e cabe à NR-13 regulamentar tudo isso. A Norma Regulamentadora número 13, ou...
Ceu azul e uma caldeira Burntech de grande porte

Por que escolher a caldeira Burntech

Desde a revolução industrial, o vapor passou a representar um insumo primordial para a operação de muitos processos produtivos e, para atender esse mercado, a Burntech fabrica o que há de mais moderno em caldeiras. Com 33 anos de experiência no mercado caldeireiro, a...
Fatores que interferem na Eficiência energética em caldeiras

Eficiência energética em caldeiras: 5 fatores que interferem

Caldeiras são equipamentos amplamente utilizados para a geração de energia, consequentemente usam muito combustível (gerando custos elevados). Por isso, priorizar a eficiência energética em caldeiras é essencial na indústria. Quando analisamos a eficiência energética...
caldeira - indústria têxtil

Caldeira: Entenda como ela pode auxiliar a Indústria têxtil

A relevância da indústria têxtil no Brasil fica clara quando olhamos os números. O setor fatura mais de R$160 milhões, gera 1,36 milhão de empregados diretos e 8 milhões de empregos indiretos.  Mas você sabia que para a fabricação de diferentes tipos de tecidos, a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *