Conheça as aplicações da caldeira na indústria madeireira

13 nov, 2023 | Caldeiras | 0 Comentários

A indústria madeireira é um dos principais segmentos econômicos de todo o mundo. No Brasil, este é um setor que emprega cerca de 175 mil pessoas e depende do uso de diferentes equipamentos, como a caldeira industrial.

Nesse tipo de indústria, a caldeira possui grande importância, já que é a principal responsável por fornecer vapor em volume necessário para as aplicações de secagem realizada em estufas.

Convidamos você a conhecer as características da indústria madeireira nacional, além das aplicações das caldeiras dentro do segmento. Acompanhe!

 

Indústria madeireira brasileira: silvicultura cresce e continua a superar o extrativismo

Indústria madeireira brasileira

A indústria madeireira nacional possui grande representatividade no cenário interno, segundo resultados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – PEVS 2022.

Em 2022, o Brasil possuía 9,5 milhões de hectares plantados, entre:

  • Eucalipto (7,3 milhões);
  • Pinus (1,8 milhão);
  • Outras espécies (381,5 mil).

A pesquisa também identificou registro de produção primária florestal em 4884 municípios, que, juntos, totalizaram R$33,7 bilhões em valor de produção. O que representou um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior.

Vale destacar que o valor da produção da silvicultura superou o da extração vegetal, o que ocorre desde o ano de 1998. 

Em 2022, o crescimento da silvicultura foi:

  • 14,9% no valor da produção;
  • 0,2% na extração vegetal.

Entre os produtos madeireiros da silvicultura, constatou-se registro de crescimento do valor da produção em todos os grupos, com destaque para:

  • Lenha, que aumentou 33,4%;
  • Fabricação de papel e celulose, que cresceu 25,5%; 
  • Carvão vegetal, 6,8%; 
  • Madeira em tora para outras finalidades, 5,6%.

O Brasil também se destaca na fabricação de painéis de madeira reconstituída a partir de árvores plantadas. Isso vem sendo possível devido aos contínuos investimentos em tecnologia e automação dos processos produtivos, além das melhores práticas e operações florestais. 

A indústria madeireira brasileira reúne número significativo de empresas que investiram na modernização de seus parques industriais, com a implantação de linhas contínuas de produção.

Assim, com o objetivo de atender à demanda do mercado consumidor, é de extrema importância que a madeira seja manufaturada de forma eficaz Para isso, um dos processos mais importantes é a secagem do produto.

 

Secagem: processo importantes para a transformação da madeira

Secagem da madeira

Como já destacado, a indústria madeireira está cada dia mais moderna e eficaz. O setor busca isso para, principalmente, conseguir melhor trabalhar a madeira, beneficiando-a.

A madeira é um produto que sofre algumas alterações físicas e mecânicas devido ao seu teor de umidade

Diante disso, há a necessidade de promover a secagem, responsável por melhorar o padrão de qualidade e elevar o valor agregado ao produto final.  

Essa secagem ocorre geralmente em estufas, que tornam o processo mais prático, rápido e controlado, proporcionando uma madeira mais uniforme e resistente.

Quando a secagem é bem executada, a indústria naturalmente evita uma série de problemas que podem danificar a matéria-prima. 

Dessa forma, para que o processo seja eficiente, uma boa caldeira fornece calor suficiente para as estufas de secagem.

 

Aplicações da caldeira na indústria madeireira

Aplicações da caldeira na indústria madeireira

A caldeira é um equipamento que produz vapor a partir da queima de combustíveis, (biomassa, gás, óleo, etc). Este vapor pode ser usado para diversas finalidades na indústria madeireira, como:

Secagem de madeira

Como já destacado, este é o uso mais comum da caldeira na indústria madeireira, fornecendo o calor necessário para as estufas de secagem. 

Geração de energia

A caldeira também pode ser usada para gerar energia elétrica ou mecânica, que pode ser usada para alimentar outros equipamentos e máquinas da indústria madeireira, como serras, prensas, lixadeiras etc. 

Aquecimento de ambientes

O vapor gerado pela caldeira também pode ser usado para aquecer ambientes internos ou externos da indústria madeireira, como escritórios, galpões, armazéns etc. Isso eleva a segurança para os trabalhadores e para os produtos armazenados.

Portanto, a caldeira é um equipamento muito usado pela indústria madeireira, podendo contribuir para aumentar a qualidade, a produtividade e a sustentabilidade do setor. 

Você ainda tem dúvidas sobre qual caldeira escolher? Então leia este artigo e confira os principais fatores que vão ajudar na sua decisão.

Conheça os benefícios financeiros relacionados à eficiência em caldeiras! Acesse e baixe agora o conteúdo da Burntech

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância - Burntech - […] Indústria Madeireira – o vapor é adotado na secagem da matéria-prima, visando melhorias na qualidade das toras; […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *