Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

27 nov, 2023 | Caldeiras, Informações | 0 Comentários

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa.

Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que podem atender as indústrias.

Exatamente por isso, considerar as necessidades e escolher o equipamento que vai atendê-las deve ocorrer com bastante cuidado. Afinal, toda caldeira industrial, além de alto valor de aquisição, terá longa vida útil.

Convidamos você a entender as principais funções de uma caldeira industrial, assim como as dicas para escolher o melhor equipamento conforme as especificidades e necessidades do negócio.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Caldeira industrial: por que você deve investir nesse equipamento?

As caldeiras industriais são equipamentos geradores de vapor utilizados em diversos segmentos, como: indústria alimentícia, farmacêutica, automotiva, metalúrgica, hospitais e muitas outras áreas.

A principal função de uma caldeira industrial é fornecer energia eficiente para o ambiente, na forma de água quente ou vapor.

O vapor gerado pela caldeira industrial tem como destino vários usos, com destaque para:

Vapor para aquecimento 

O vapor gerado por uma caldeira industrial pode ser utilizado na troca de calor em uma diversidade grande de processos, especificamente nas indústrias do setor alimentício e químico. 

Vapor para esterilização e limpeza 

Caldeiras trabalham para gerar vapor sempre sob alta temperatura. Assim, esse vapor ajuda na eliminação de microrganismos. 

Dessa forma, torna-se útil e indispensável nos segmentos alimentícios e de laticínios, principalmente. Também é igualmente necessário para lavanderias industriais e hospitais. 

Vapor para movimentação

O vapor gerado pode ser utilizado em equipamentos movidos a turbinas de vapor, como bombas e compressores.

Além desses usos recorrentes, a caldeira industrial será necessária para a geração de vapor e água quente para salas de abate e graxaria em frigoríficos. 

Esse equipamento também é usado no aquecimento de água para alvejar e tingir tecidos na indústria têxtil e fabricação de soluções estéreis, caso de produtos oftálmicos, na indústria farmacêutica e muito mais.

Vantagens do uso de uma boa caldeira industrial

Vantagens do uso de uma boa caldeira industrial

O vapor é gerado por praticamente duas variações das caldeiras: caldeira flamotubular e caldeira aquatubular, cada uma com suas características e vantagens.

Na caldeira flamotubular, os gases quentes provenientes da queima de combustível passam através de tubos imersos em água. Os tubos, por sua vez, aquecem a água, criando o vapor.

Esse é um tipo de caldeira com construção mais simplificada em relação à distribuição de tubos, podendo classificá-los em verticais e horizontais.

Como vantagens, essas caldeiras apresentam menor custo para aquisição e instalação. Também são de fácil manutenção, sendo ideais para produção em menor escala.

Já na caldeira aquatubular, a água fica dentro dos tubos e é transformada em vapor a partir de uma combinação de gases aplicada na parte externa deles.

Normalmente essa variação da caldeira é mais comum em usinas termoelétricas. Elas também atuam com altas pressões de trabalho e oferecem maior controle operacional.

Como escolher a caldeira ideal para sua indústria?

O investimento em uma caldeira industrial é bastante alto. Por consequência, a escolha deve ser a mais consciente possível e baseada em alguns fatores de suma importância.

Entre estes fatores, se destacam algumas perguntas fundamentais:

Qual será a necessidade da indústria?

O ponto de partida de qualquer empresário é avaliar quais serão os usos da caldeira na fábrica. 

Há tipos de caldeiras específicas para calefação, outras são destinadas à produção energética e outras fornecem calor para processos de secagem industrial. 

Qual é a capacidade necessária de vapor a ser gerado?

O segundo ponto também merece uma atenção especial. A potência gerada em excesso pode significar desperdícios, e fazendo com que a caldeira se torne ociosa. Potências limitantes geram perdas.

Ou seja, realizar o dimensionamento correto da caldeira está relacionado com o custo-benefício.

Por essas razões, é preciso ter o conhecimento prévio de qual é a capacidade de geração energética que deve ser atendida pela caldeira. Mas não se esqueça de considerar expansões futuras!

Geralmente, uma conversa com fornecedores de equipamentos térmicos ajuda na definição da capacidade de produção da caldeira industrial.

Qual é a infraestrutura da fábrica?

Na atualidade, muitos são os fabricantes de caldeiras, assim como diversos são os modelos à disposição das empresas. Por isso, vale avaliar o espaço físico da fábrica antes de realizar a escolha da caldeira industrial. 

Também é importante considerar a necessidade ou não de realização de obras no ambiente.

Qual combustível você pretende utilizar?

Todo empresário tem a possibilidade de escolher entre caldeiras que usam diferentes tipos de combustíveis, seja gás natural, seja biomassa, seja óleo combustível. 

Nesse caso, uma ótima dica é realizar a escolha de acordo com o combustível com maior disponibilidade na região. Também vale considerar o custo-benefício dos combustíveis.

Por exemplo: nas proximidades, pode existir carvão ou óleo, mas o custo destas fontes pode não valer a pena quanto à eficiência. 

A biomassa pode ser uma boa possibilidade, pois possui custo semelhante e, dependendo da região, apresenta boa disponibilidade, além de boa eficiência.

Conheça a Burntech e veja como fabricamos a melhor caldeira do Brasil

Caldeira industrial da Burntech

Após responder as principais perguntas, vale seguir a dica mais importante: sempre busque o melhor fabricante para a caldeira industrial. Você deve saber se esse fabricante: 

  • Segue todos os controles de qualidade;
  • Usa materiais de qualidade;
  • Tem profissionais capacitados e regularmente treinados.

Este é o caso da BURNTECH. Com 4 décadas de experiência e tecnologia alemã, nós somos os fabricantes da melhor caldeira do Brasil.

Além disso, prezamos pelo uso de matérias-primas de qualidade e fabricamos caldeiras em conformidade com as normas quanto à construção.

Portanto, não perca tempo, conheça os trabalhos da Burntech e veja como nossos produtos e equipamentos são conhecidos pela alta eficiência, robustez e qualidade construtiva.

A Burntech é referência em engenharia, projeto e montagem das melhores caldeiras do Brasil. Solicite aqui um orçamento.

Caldeira aquatubular e flamotubular: clique e faça um orçamento!

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira na indústria madeireira

Conheça as aplicações da caldeira na indústria madeireira

A indústria madeireira é um dos principais segmentos econômicos de todo o mundo. No Brasil, este é um setor que emprega cerca de 175 mil pessoas e depende do uso de diferentes equipamentos, como a caldeira industrial. Nesse tipo de indústria, a caldeira possui grande...

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Conheça as aplicações da caldeira na indústria madeireira - Burntech - […] ainda tem dúvidas sobre qual caldeira escolher? Então leia este artigo e confira os principais fatores que vão ajudar…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *