Geração de energia: Entenda como surgiu e o que esperar para o futuro

25 abr, 2023 | matriz energética | 0 Comentários

Desde sempre, a humanidade e a geração de energia andam lado a lado. Praticamente todas as invenções desenvolvidas pelo ser humano fizeram e usam fontes energéticas.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o ser humano já tinha aprendido a fazer fogo, levando o calor e a luz para dentro das cavernas. Hoje, o petróleo, a energia nuclear e a energia do sol e do vento são grandes protagonistas.

Essa é a comprovação de que, ao longo da nossa história, a importância da evolução da energia é muito grande, descobrindo novas formas para utilizá-la, obtê-la e contribuir com a sociedade.

Veja, rapidamente, quais foram os principais acontecimentos da geração de energia ao longo da história e quais são as perspectivas futuras para os próximos capítulos dessa história.

 

O início dessa história

A energia é um insumo de essencial importância para o desenvolvimento dos seres humanos.

Nos primórdios da humanidade, o ser humano utilizava apenas a energia obtida de alimentos, o que lhes permitia caçar e desenvolver instrumentos que tornassem a caçada mais eficiente.

Com o advento do fogo, o homem obteve um melhor aproveitamento dos alimentos e uma melhor qualidade de vida. 

Depois entendeu-se que a capacidade de uso da energia da tração animal para a realização de atividades diárias, aumentando a capacidade produtiva da sociedade.

Mais tarde, egípcios, fenícios, romanos e outros povos descobriram a possibilidade de uso de barcos à vela. Isso permitiu que os povos pudessem se deslocar utilizando a energia dos ventos e percorrer longas distâncias, expandindo seus comércios.

 

Surgem as máquinas a vapor que aumentam a eficiência da geração de energia

Máquinas a vapor na geração de energia

As mudanças causadas na sociedade pela maior disponibilidade de geração de energia ficam cada vez mais evidentes. O ápice dessa transição é o descobrimento da energia elétrica, ocorrido na Grécia Antiga, por meio de experimento do filósofo Tales de Mileto. 

À época, o próprio pensador não sabia exatamente sobre o que se tratava a eletricidade, mas sua descoberta abriu o caminho para diversas outras que viriam pela frente.

Outra questão histórica relacionada à geração de energia é o surgimento das máquinas a vapor, com uma operação mais eficiente e produtiva.

Em 1769, James Watt criou o motor a vapor que usava o carvão como combustível. Essa invenção foi decisiva para a construção das primeiras locomotivas, marcando uma revolução na história das máquinas, fomentando a criação de máquinas utilizadas na mineração, na indústria e nos transportes.

Uma máquina a vapor dispõe de uma caldeira que, por meio do calor proveniente da queima de combustível, faz com que a água se transforme em vapor e gere energia.

 

O uso do petróleo na geração de energia

Petróleo na geração de energia

A partir de 1860, chegamos à chamada 2ª Revolução Industrial, que perdurou até a primeira metade do século XX. Nela, a eficiência da geração de energia exigiu novos combustíveis com maior poder energético, caso do petróleo.

A partir dos anos de 1920, os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível, assim como as indústrias, que tinham no petróleo e seus derivados o combustível para geração de energia mais comum.

Em 1930 surgiu a indústria petroquímica, baseada no uso do petróleo. Ela era destinada à produção de numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.

Mas as duas crises sucessivas do petróleo, ocorridas em 1973 e 1978, levaram a uma reconsideração da política internacional em relação ao uso deste produto. Com isso, os países dependentes do petróleo intensificaram a busca de fontes de energia alternativas.

 

Geração de energia atualmente

Geração de energia hoje - biomassa

Marcado pela crescente necessidade de geração de energia e pela busca por novas fontes de combustíveis, nos dias atuais a matriz energética das nações vem passando por uma transição, agora composta principalmente por energia hidrelétrica, termelétrica, eólica, nuclear e solar.

Também é possível observar a geração de energia, cada vez mais, através da queima da biomassa com alto potencial energético.

Para o futuro, a tendência é que, juntamente com a energia solar, eólica e de fusão, a biomassa mantenha seu protagonismo tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.  

Assim, diversos projetos de geradores de energia que usam a biomassa são conduzidos por muitas empresas do segmento. Estes equipamentos são cada vez mais modernos, proporcionando maior quantidade de energia gerada, com significativa eficiência.

A Burntech atua neste segmento há 4 décadas com projetos concebidos sempre com base nas necessidades de geração de energia de cada cliente, desde o layout até as características de desempenho da caldeira.

Desse modo, fica fácil entender que, desde os primórdios, a evolução da humanidade sempre caminhou lado a lado com a geração de energia. Para o futuro a tendência é que isso continue. A Burntech está pronta para fazer parte disso!

Aproveite para ler este artigo e conhecer as principais vantagens da geração de energia a partir da biomassa. 

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *