Geração de energia: Entenda como surgiu e o que esperar para o futuro

25 abr, 2023 | matriz energética | 0 Comentários

Desde sempre, a humanidade e a geração de energia andam lado a lado. Praticamente todas as invenções desenvolvidas pelo ser humano fizeram e usam fontes energéticas.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o ser humano já tinha aprendido a fazer fogo, levando o calor e a luz para dentro das cavernas. Hoje, o petróleo, a energia nuclear e a energia do sol e do vento são grandes protagonistas.

Essa é a comprovação de que, ao longo da nossa história, a importância da evolução da energia é muito grande, descobrindo novas formas para utilizá-la, obtê-la e contribuir com a sociedade.

Veja, rapidamente, quais foram os principais acontecimentos da geração de energia ao longo da história e quais são as perspectivas futuras para os próximos capítulos dessa história.

 

O início dessa história

A energia é um insumo de essencial importância para o desenvolvimento dos seres humanos.

Nos primórdios da humanidade, o ser humano utilizava apenas a energia obtida de alimentos, o que lhes permitia caçar e desenvolver instrumentos que tornassem a caçada mais eficiente.

Com o advento do fogo, o homem obteve um melhor aproveitamento dos alimentos e uma melhor qualidade de vida. 

Depois entendeu-se que a capacidade de uso da energia da tração animal para a realização de atividades diárias, aumentando a capacidade produtiva da sociedade.

Mais tarde, egípcios, fenícios, romanos e outros povos descobriram a possibilidade de uso de barcos à vela. Isso permitiu que os povos pudessem se deslocar utilizando a energia dos ventos e percorrer longas distâncias, expandindo seus comércios.

 

Surgem as máquinas a vapor que aumentam a eficiência da geração de energia

Máquinas a vapor na geração de energia

As mudanças causadas na sociedade pela maior disponibilidade de geração de energia ficam cada vez mais evidentes. O ápice dessa transição é o descobrimento da energia elétrica, ocorrido na Grécia Antiga, por meio de experimento do filósofo Tales de Mileto. 

À época, o próprio pensador não sabia exatamente sobre o que se tratava a eletricidade, mas sua descoberta abriu o caminho para diversas outras que viriam pela frente.

Outra questão histórica relacionada à geração de energia é o surgimento das máquinas a vapor, com uma operação mais eficiente e produtiva.

Em 1769, James Watt criou o motor a vapor que usava o carvão como combustível. Essa invenção foi decisiva para a construção das primeiras locomotivas, marcando uma revolução na história das máquinas, fomentando a criação de máquinas utilizadas na mineração, na indústria e nos transportes.

Uma máquina a vapor dispõe de uma caldeira que, por meio do calor proveniente da queima de combustível, faz com que a água se transforme em vapor e gere energia.

 

O uso do petróleo na geração de energia

Petróleo na geração de energia

A partir de 1860, chegamos à chamada 2ª Revolução Industrial, que perdurou até a primeira metade do século XX. Nela, a eficiência da geração de energia exigiu novos combustíveis com maior poder energético, caso do petróleo.

A partir dos anos de 1920, os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível, assim como as indústrias, que tinham no petróleo e seus derivados o combustível para geração de energia mais comum.

Em 1930 surgiu a indústria petroquímica, baseada no uso do petróleo. Ela era destinada à produção de numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.

Mas as duas crises sucessivas do petróleo, ocorridas em 1973 e 1978, levaram a uma reconsideração da política internacional em relação ao uso deste produto. Com isso, os países dependentes do petróleo intensificaram a busca de fontes de energia alternativas.

 

Geração de energia atualmente

Geração de energia hoje - biomassa

Marcado pela crescente necessidade de geração de energia e pela busca por novas fontes de combustíveis, nos dias atuais a matriz energética das nações vem passando por uma transição, agora composta principalmente por energia hidrelétrica, termelétrica, eólica, nuclear e solar.

Também é possível observar a geração de energia, cada vez mais, através da queima da biomassa com alto potencial energético.

Para o futuro, a tendência é que, juntamente com a energia solar, eólica e de fusão, a biomassa mantenha seu protagonismo tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.  

Assim, diversos projetos de geradores de energia que usam a biomassa são conduzidos por muitas empresas do segmento. Estes equipamentos são cada vez mais modernos, proporcionando maior quantidade de energia gerada, com significativa eficiência.

A Burntech atua neste segmento há 4 décadas com projetos concebidos sempre com base nas necessidades de geração de energia de cada cliente, desde o layout até as características de desempenho da caldeira.

Desse modo, fica fácil entender que, desde os primórdios, a evolução da humanidade sempre caminhou lado a lado com a geração de energia. Para o futuro a tendência é que isso continue. A Burntech está pronta para fazer parte disso!

Aproveite para ler este artigo e conhecer as principais vantagens da geração de energia a partir da biomassa. 

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *