Desde sempre, a humanidade e a geração de energia andam lado a lado. Praticamente todas as invenções desenvolvidas pelo ser humano fizeram e usam fontes energéticas.
Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o ser humano já tinha aprendido a fazer fogo, levando o calor e a luz para dentro das cavernas. Hoje, o petróleo, a energia nuclear e a energia do sol e do vento são grandes protagonistas.
Essa é a comprovação de que, ao longo da nossa história, a importância da evolução da energia é muito grande, descobrindo novas formas para utilizá-la, obtê-la e contribuir com a sociedade.
Veja, rapidamente, quais foram os principais acontecimentos da geração de energia ao longo da história e quais são as perspectivas futuras para os próximos capítulos dessa história.
O início dessa história
A energia é um insumo de essencial importância para o desenvolvimento dos seres humanos.
Nos primórdios da humanidade, o ser humano utilizava apenas a energia obtida de alimentos, o que lhes permitia caçar e desenvolver instrumentos que tornassem a caçada mais eficiente.
Com o advento do fogo, o homem obteve um melhor aproveitamento dos alimentos e uma melhor qualidade de vida.
Depois entendeu-se que a capacidade de uso da energia da tração animal para a realização de atividades diárias, aumentando a capacidade produtiva da sociedade.
Mais tarde, egípcios, fenícios, romanos e outros povos descobriram a possibilidade de uso de barcos à vela. Isso permitiu que os povos pudessem se deslocar utilizando a energia dos ventos e percorrer longas distâncias, expandindo seus comércios.
Surgem as máquinas a vapor que aumentam a eficiência da geração de energia
As mudanças causadas na sociedade pela maior disponibilidade de geração de energia ficam cada vez mais evidentes. O ápice dessa transição é o descobrimento da energia elétrica, ocorrido na Grécia Antiga, por meio de experimento do filósofo Tales de Mileto.
À época, o próprio pensador não sabia exatamente sobre o que se tratava a eletricidade, mas sua descoberta abriu o caminho para diversas outras que viriam pela frente.
Outra questão histórica relacionada à geração de energia é o surgimento das máquinas a vapor, com uma operação mais eficiente e produtiva.
Em 1769, James Watt criou o motor a vapor que usava o carvão como combustível. Essa invenção foi decisiva para a construção das primeiras locomotivas, marcando uma revolução na história das máquinas, fomentando a criação de máquinas utilizadas na mineração, na indústria e nos transportes.
Uma máquina a vapor dispõe de uma caldeira que, por meio do calor proveniente da queima de combustível, faz com que a água se transforme em vapor e gere energia.
O uso do petróleo na geração de energia
A partir de 1860, chegamos à chamada 2ª Revolução Industrial, que perdurou até a primeira metade do século XX. Nela, a eficiência da geração de energia exigiu novos combustíveis com maior poder energético, caso do petróleo.
A partir dos anos de 1920, os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível, assim como as indústrias, que tinham no petróleo e seus derivados o combustível para geração de energia mais comum.
Em 1930 surgiu a indústria petroquímica, baseada no uso do petróleo. Ela era destinada à produção de numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.
Mas as duas crises sucessivas do petróleo, ocorridas em 1973 e 1978, levaram a uma reconsideração da política internacional em relação ao uso deste produto. Com isso, os países dependentes do petróleo intensificaram a busca de fontes de energia alternativas.
Geração de energia atualmente
Marcado pela crescente necessidade de geração de energia e pela busca por novas fontes de combustíveis, nos dias atuais a matriz energética das nações vem passando por uma transição, agora composta principalmente por energia hidrelétrica, termelétrica, eólica, nuclear e solar.
Também é possível observar a geração de energia, cada vez mais, através da queima da biomassa com alto potencial energético.
Para o futuro, a tendência é que, juntamente com a energia solar, eólica e de fusão, a biomassa mantenha seu protagonismo tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento.
Assim, diversos projetos de geradores de energia que usam a biomassa são conduzidos por muitas empresas do segmento. Estes equipamentos são cada vez mais modernos, proporcionando maior quantidade de energia gerada, com significativa eficiência.
A Burntech atua neste segmento há 4 décadas com projetos concebidos sempre com base nas necessidades de geração de energia de cada cliente, desde o layout até as características de desempenho da caldeira.
Desse modo, fica fácil entender que, desde os primórdios, a evolução da humanidade sempre caminhou lado a lado com a geração de energia. Para o futuro a tendência é que isso continue. A Burntech está pronta para fazer parte disso!
Aproveite para ler este artigo e conhecer as principais vantagens da geração de energia a partir da biomassa.
0 comentários