Caldeira a biomassa: entenda a importância para a sustentabilidade

28 ago, 2023 | Biomassa, Caldeiras | 0 Comentários

As crises climáticas são uma preocupação mundial crescente, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis. Como parte da solução, muitas empresas utilizam a caldeira a biomassa na geração energética.

Esse é um equipamento gerador de energia que alia produção energética e sustentabilidade, tornando o processo mais limpo e eficiente.

Dentro do ambiente industrial, o uso da caldeira a biomassa faz parte da visão de consciência ambiental e conservação dos recursos naturais.

Por isso, conheça os benefícios da caldeira a biomassa e saiba como aumentar a produtividade, eficiência energética e sustentabilidade! 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Mais energia e menores níveis de poluição

Caldeira a biomassa: mais energia e menores níveis de poluição

Como visto anteriormente, o desenvolvimento sustentável é um dos grandes focos da sociedade atual. 

Ou seja, atender às necessidades da geração atual sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às próprias necessidades.

Diante deste conceito, o desenvolvimento sustentável representa uma nova forma de enxergar o crescimento econômico de qualquer negócio, baseado na preocupação com o meio ambiente e com o futuro das gerações futuras.

Tal fato exige, do setor industrial, a adoção de medidas com aspectos sustentáveis. O uso da caldeira a biomassa, por exemplo, é uma excelente estratégia.

Esse é um equipamento que contribui com o ganho de eficiência energética, por permitir produzir mais (ou o mesmo volume) de energia, sem elevar a poluição ou exigir mais combustível.

 

Descarbonização de processos industriais

A queima de combustíveis fósseis (carvão, diesel e gás natural) para a geração de energia térmica é, ainda, uma necessidade dos sistemas de produção. 

Entretanto, ela causa um aumento nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), principalmente dióxido de carbono (CO2), diretamente relacionado com o aquecimento global.  

Diante desse cenário, o desenvolvimento de estratégias de transição da matriz energética das empresas é uma necessidade. 

Isso requer o desenvolvimento de um planejamento estratégico e viabilidade de matéria-prima para a implementação de um projeto energético mais sustentável.

Uma das melhores estratégias é a substituição dos combustíveis fósseis, usados na caldeira, por combustíveis renováveis, como a biomassa. 

 

Benefícios da caldeira a biomassa para a sustentabilidade

A caldeira a biomassa tem a função de gerar vapor, utilizado em muitas necessidades dentro da empresa.

O grande diferencial é que essa caldeira utiliza a biomassa como combustível, como derivados de madeira (pellets, resíduos de madeira, entre outros), resíduos agroindustriais, cana-de-açúcar, etc.

Consequentemente, o equipamento garante uma série de vantagens no âmbito da sustentabilidade, com destaque para:

  • Redução da emissão de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de enxofre e dióxido de carbono;
  • Geração energética limpa, decorrente do uso de combustíveis renováveis;
  • Cinzas menos agressivas, principalmente quando comparadas aos combustíveis fósseis;
  • Reaproveitamento dos resíduos, impedindo que tenham destinos indesejáveis;
  • Eficiência energética elevada, otimizando a geração de energia.

Diante dos benefícios, muitas indústrias passam a realizar investimentos em caldeiras a biomassa, permitindo ganhos para a própria indústria, para a sociedade e para o meio ambiente.

 

Potencial do Brasil na geração energética a partir da biomassa

Potencial do Brasil na geração energética a partir da caldeira a biomassa

Atualmente, uma importante parte da energia consumida no Brasil já é proveniente de fontes renováveis. Nossa matriz energética é uma das mais sustentáveis do mundo. 

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a matriz brasileira possui  82,9% da energia elétrica oriunda de fontes renováveis.

Dentro do ambiente industrial, a biomassa é cada vez mais popular, principalmente com o uso da caldeira a biomassa na geração energética.

Esse protagonismo é decorrente do potencial brasileiro no uso e disponibilidade da biomassa. 

Primeiramente, temos grande disponibilidade de terra no país, permitindo uma exploração mais eficiente e sustentável da biomassa.

Outro ponto é o potencial elevado do país na produção agrícola, que naturalmente gera muitos resíduos (cascas de cereais, resíduos da colheita de trigo, milho, soja e outros), usados na caldeira para produção de energia. 

Por fim, mas não menos importante, o avanço tecnológico é contínuo, resultando no desenvolvimento de uma caldeira a biomassa mais moderna e produtiva. 

O avanço tecnológico proporciona o aproveitamento máximo do poder calorífico da biomassa. 

Assim, é possível proporcionar uma queima mais eficiente do combustível, gerando o mínimo de gases poluentes e priorizando a sustentabilidade.

 

Qualidade construtiva da caldeira

Para que uma empresa aproveite dos muitos benefícios da caldeira a biomassa, é fundamental que ela priorize a experiência, solidez e comprometimento da fornecedora desse equipamento. 

Por isso, recomendamos que você conheça os serviços e equipamentos fabricados pela Burntech, fabricante da melhor caldeira do Brasil!

Presente no mercado de caldeiras há mais de 30 anos, a Burntech é referência em soluções para geração de vapor e energia

Temos a missão de atender as necessidades de nossos clientes, oferecendo as melhores soluções em sustentabilidade e economia.

Somos uma engenharia, que possui parque fabril e que projeta, constrói e melhora caldeiras visando a sustentabilidade. 

Mas, acima disso, somos pessoas que acreditam que sempre é possível fazer melhor e cuidar do futuro do planeta.

Por isso, conheça a linha de produtos da Burntech e confira nossas soluções em caldeiras a biomassa!

Caldeira a biomassa: baixe o material da Burntech e saiba como escolher a melhor

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *