O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor.
Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá movimentar turbinas, bem como contribuir nos processos de produção, esterilização e aquecimento.
Principais usos do vapor nas indústrias
Em diferentes processos industriais, o vapor é um insumo que possui usos muito diversos, diversificados e extremamente importantes.
Assim que é gerado, o vapor segue pelo sistema para gerar energia. Ela, portanto, move turbinas a alta pressão e realiza esterilização em hospitais, frigoríficos e indústrias de alimentos, assim como pasteurização de alimentos e bebidas.
Além disso, o vapor é bastante utilizado no aquecimento direto e indireto.
- No aquecimento direto o vapor terá contato físico com a matéria do produto a ser aquecido.
- No aquecimento indireto, por sua vez, faz-se necessário a presença de trocadores de calor intermediando o processo.
Geração de vapor: como obter eficiência
Em qualquer tipo de indústria, o processo de geração de vapor começa sempre com a alimentação de água em um sistema de caldeira (ou gerador de vapor).
Dentro deste equipamento, as temperaturas elevadas e a pressão controlada aquecem a água. Para isso, o processo de combustão faz uso de diferentes combustíveis, como biomassa, gás natural, óleo ou até mesmo energia elétrica.
O calor induz a vaporização da água, envolvendo-a em vapor saturado ou superaquecido, dependendo das necessidades específicas de aplicação de cada indústria.
A capacidade de controlar a produção e o fluxo de vapor são fatores cruciais para a eficiência energética e operacional e a qualidade dos produtos finais.
Em resumo, no processo de geração de vapor, a água será aquecida e continuamente transformada em vapor.
Então, ele é bombeado para um circulador, por meio de outro tubo, e enviado para toda a indústria por meio do sistema de geração de vapor. Portanto, saiba como esse sistema funciona!
Sistema de vapor: responsável por direcionar para a indústria
Além do gerador de vapor, outros elementos fazem parte do sistema. Eles são fundamentais para dar destino ao fluxo de vapor por toda a planta industrial.
Quando o vapor condensa, o volume dele é reduzido, resultando numa diminuição localizada da pressão. Essa queda cria o fluxo de vapor através dos tubos que percorrem a planta industrial.
O vapor gerado na caldeira deve ser transportado através dos tubos até o ponto em que a sua energia térmica é necessária.
Inicialmente, há um ou mais dutos condutores para transportar o vapor da caldeira na direção geral da instalação que o utiliza. Em seguida, ele pode ser distribuído até as diferentes partes do sistema de cada máquina.
Cuidados com sistemas de geração de vapor industrial
Para conduzir o vapor é necessário um sistema de tubulações. A complexidade desse depende da quantidade, posição e características dos equipamentos consumidores.
Nesse contexto, o vapor deve chegar aos consumidores com uma determinada pressão e/ou temperatura, exigindo um projeto eficiente das linhas de distribuição.
Sob o ponto de vista econômico e de eficiência, a rede de distribuição é influenciada pelos seguintes fatores:
- Dimensionamento da tubulação (diâmetro e comprimento);
- Uso de acessórios adequados (curvas, conexões, válvulas, etc.);
- Isolamento térmico;
- Eliminação da água condensada que se forma dentro da tubulação;
- Remoção do ar e outros gases incondensáveis.
Além disso, as linhas de distribuição do sistema estão sujeitas a dilatações e contrações, seja pelo aquecimento ou pelo resfriamento sofrido durante a operação.
Isso requer um estudo de flexibilidade da rede, introduzindo, se necessário, juntas de expansão.
O vapor de alta pressão ocupa um volume menor do que a pressão atmosférica. Quanto maior for a pressão, menor será o diâmetro do tubo necessário para distribuir uma dada massa de vapor.
Para saber mais sobre esse tema, convidamos você a entender a importância da geração de vapor para os processos industriais.
0 comentários