Com o início da revolução industrial, o vapor tornou-se um dos insumos mais importantes na indústria. Desde então, a caldeira, responsável por gerar altos volumes de vapor, adquire grande importância.
Assim, mesmo com o desenvolvimento de turbinas a vapor e motores a combustão, muitas indústrias ainda optam pela utilização de uma caldeira.
Mas você sabe quais são os segmentos industriais que operam uma caldeira para permitir o funcionamento de suas plantas produtivas? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje!
Principais usos do vapor gerado na caldeira
Seja na indústria de pequeno, médio ou grande porte, cabe às caldeiras produzir vapor para diferentes operações. Desde o aquecimento de água para equipamentos comuns, até a produção de elevados e contínuos volumes, utilizados em grandes plantas industriais.
Com base nisso, o vapor gerado por uma caldeira possui 3 usos principais:
Aquecimento
O vapor destina-se à troca de calor em determinado produto ou processo, frequente em indústrias do setor alimentício, químicas e de esterilização.
Movimentação de máquinas
O segundo uso do vapor refere-se à força motriz (movimento de uma máquina). Assim, gera energia para movimentar equipamentos que funcionam à base de turbinas, como bombas, compressores, etc.
Limpeza e esterilização
A caldeira gera energia sob temperaturas elevadas. Dessa forma, o vapor adentra as superfícies e materiais, colaborando com a eliminação de microrganismos.
Este tipo de uso é comum em cozinhas, lavanderias e hospitais.
O uso da caldeira nos segmentos industriais
Cada processo necessita da caldeira para uso diferentes, sempre de acordo a exigência de vapor, espaço disponível e aplicação.
Dessa forma, praticamente todos os setores produtivos utilizam a caldeira para a realização de seus processos, com destaque para:
Indústria madeireira
No beneficiamento da madeira, a caldeira contribui com uma das etapas mais importantes: o calor para estufas de secagem.
Vale destacar que, na indústria madeireira, o processo de secagem de madeira ocorre logo após o corte.
Assim, possibilita que as toras estejam com a umidade certa para, posteriormente, serem transformadas em madeira serrada, placas, compensados e laminados.
Indústrias de laticínios
A indústria de laticínios também faz uso do vapor gerado pela caldeira.
Dentre as aplicações no setor, a caldeira é responsável pela oferta de vapor aquecido para as etapas mais importantes do processamento do leite, com destaque para:
- Pasteurização;
- Esterilização;
- Fabricação de creme de leite;
- Fermentação do leite.
A caldeira também oferece vapor suficiente para aquecer tanques de água, utilizados no processo de limpeza das dependências.
Indústria frigorífica
O vapor gerado pela caldeira é utilizado em praticamente todos os setores dentro de um frigorífico.
Na sala de abate, por exemplo, é responsável pelo aquecimento da água utilizada na higienização das mãos dos funcionários e na esterilização de utensílios.
Graxarias
Nas graxarias, o vapor é utilizado nos digestores, que realizam o cozimento dos resíduos de abatedouros e da indústria frigorífica.
Assim como a limpeza das dependências, responsáveis por uma limpeza muito mais eficaz e higiênico.
Importante destacar que, nesse caso, qualquer redução da oferta de vapor faz com que a graxaria precise parar as atividades.
Indústria de petróleo e derivados
Na indústria de petróleo, o aquecimento das tubulação e reservatórios de óleo proporciona uma boa combustão – e depende do vapor gerado pela caldeira.
Além disso, outros equipamentos que necessitam desse calor são:
- Refervedores;
- Trocadores de calor;
- Torres de fracionamento e destilação;
- Reatores;
- Turbinas.
Indústria têxtil
As indústrias têxteis aquecem grandes quantidades de líquido, utilizados para alvejar e tingir tecidos.
O vapor gerado também participa dos processos de secagem em estufas.
Indústria farmacêutica
Na indústria farmacêutica, um processo bastante comum é a esterilização de equipamentos e de todo o ambiente produtivo. Para isso, o vapor gerado pelas caldeiras é uma boa opção.
Indústria de alimentos
Na indústria alimentícia, o uso do vapor é bastante diverso. Ele pode ser utilizado tanto na geração de energia, quanto para esterilização em setores específicos.
Por fim, vale destacar que a caldeira é um equipamento usual em outros segmentos que vão além do industrial, como hospitais, hotéis, lavanderias e cozinhas industriais; principalmente em processos de aquecimento da água e geração de energia.
Tenha a melhor caldeira à disposição da sua indústria. Conheça a caldeira da Burntech e aproveite para solicitar um orçamento.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks