Quais são as indústrias que precisam de uma caldeira em seus processos?

25 set, 2023 | Caldeiras | 0 Comentários

Com o início da revolução industrial, o vapor tornou-se um dos insumos mais importantes na indústria. Desde então, a caldeira, responsável por gerar altos volumes de vapor, adquire grande importância.

Assim, mesmo com o desenvolvimento de turbinas a vapor e motores a combustão, muitas indústrias ainda optam pela utilização de uma caldeira.

Mas você sabe quais são os segmentos industriais que operam uma caldeira para permitir o funcionamento de suas plantas produtivas? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje!

 

Principais usos do vapor gerado na caldeira

Seja na indústria de pequeno, médio ou grande porte, cabe às caldeiras produzir vapor para diferentes operações. Desde o aquecimento de água para equipamentos comuns, até a produção de elevados e contínuos volumes, utilizados em grandes plantas industriais.

Com base nisso, o vapor gerado por uma caldeira possui 3 usos principais:

 

Aquecimento

O vapor destina-se à troca de calor em determinado produto ou processo, frequente em indústrias do setor alimentício, químicas e de esterilização.

 

Movimentação de máquinas

O segundo uso do vapor refere-se à força motriz (movimento de uma máquina). Assim, gera energia para movimentar equipamentos que funcionam à base de turbinas, como bombas, compressores, etc.

 

Limpeza e esterilização

A caldeira gera energia sob temperaturas elevadas. Dessa forma, o vapor adentra as superfícies e materiais, colaborando com a eliminação de microrganismos. 

Este tipo de uso é comum em cozinhas, lavanderias e hospitais.

 

O uso da caldeira nos segmentos industriais

Cada processo necessita da caldeira para uso diferentes, sempre de acordo a exigência de vapor, espaço disponível e aplicação.

Dessa forma, praticamente todos os setores produtivos utilizam a caldeira para a realização de seus processos, com destaque para:

 

Indústria madeireira

No beneficiamento da madeira, a caldeira contribui com uma das etapas mais importantes: o calor para estufas de secagem.

Vale destacar que, na indústria madeireira, o processo de secagem de madeira ocorre logo após o corte.

Assim, possibilita que as toras estejam com a umidade certa para, posteriormente, serem transformadas em madeira serrada, placas, compensados e laminados. 

 

Indústrias de laticínios

A indústria de laticínios também faz uso do vapor gerado pela caldeira.

Dentre as aplicações no setor, a caldeira é responsável pela oferta de vapor aquecido para as etapas mais importantes do processamento do leite, com destaque para:

  • Pasteurização;
  • Esterilização;
  • Fabricação de creme de leite;
  • Fermentação do leite.

A caldeira também oferece vapor suficiente para aquecer tanques de água, utilizados no processo de limpeza das dependências.

 

Indústria frigorífica 

O vapor gerado pela caldeira é utilizado em praticamente todos os setores dentro de um frigorífico

Na sala de abate, por exemplo, é responsável pelo aquecimento da água utilizada na higienização das mãos dos funcionários e na esterilização de utensílios.

 

Graxarias

Nas graxarias, o vapor é utilizado nos digestores, que realizam o cozimento dos resíduos de abatedouros e da indústria frigorífica. 

Assim como a limpeza das dependências, responsáveis por uma limpeza muito mais eficaz e higiênico.

Importante destacar que, nesse caso, qualquer redução da oferta de vapor faz com que a graxaria precise parar as atividades.

 

Indústria de petróleo e derivados

Na indústria de petróleo, o aquecimento das tubulação e reservatórios de óleo proporciona uma boa combustão – e depende do vapor gerado pela caldeira. 

Além disso, outros equipamentos que necessitam desse calor são: 

  • Refervedores;
  • Trocadores de calor;
  • Torres de fracionamento e destilação;
  • Reatores;
  • Turbinas.

 

Indústria têxtil

As indústrias têxteis aquecem grandes quantidades de líquido, utilizados para alvejar e tingir tecidos

O vapor gerado também participa dos processos de secagem em estufas.

 

Indústria farmacêutica 

Na indústria farmacêutica, um processo bastante comum é a esterilização de equipamentos e de todo o ambiente produtivo. Para isso, o vapor gerado pelas caldeiras é uma boa opção.

 

Indústria de alimentos

Na indústria alimentícia, o uso do vapor é bastante diverso. Ele pode ser utilizado tanto na geração de energia, quanto para esterilização em setores específicos

Por fim, vale destacar que a caldeira é um equipamento usual em outros segmentos que vão além do industrial, como hospitais, hotéis, lavanderias e cozinhas industriais; principalmente em processos de aquecimento da água e geração de energia.

Tenha a melhor caldeira à disposição da sua indústria. Conheça a caldeira da Burntech e aproveite para solicitar um orçamento.

Caldeira aquatubular e flamotubular: clique e faça um orçamento!

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Caldeira e sua importância na indústria têxtil - Burntech - […] vapor é popularmente conhecido como um dos insumos mais utilizados em plantas de produção industrial. Na indústria têxtil, seu…
  2. Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal - Burntech - […] caldeiras industriais são equipamentos geradores de vapor utilizados em diversos segmentos, como: indústria alimentícia, farmacêutica, automotiva, metalúrgica, hospitais e…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *