A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio.
Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos produtos. Além disso, permite a limpeza dos utensílios, evitando qualquer tipo de problemas de saúde ou contaminação.
Para conhecer as muitas possibilidades da caldeira neste tipo de indústria, entenda a importância dela no segmento de laticínios e quais são os principais usos.
Vapor gerado por caldeiras: muitas possibilidades para diferentes necessidades
Desde a revolução industrial, a grande maioria dos processos industriais depende do vapor gerado por caldeiras. O uso desse vapor ocorre em basicamente 3 processos industriais:
Vapor destinado ao aquecimento
Gerado pela caldeira, o vapor é aplicado para a troca de calor com diferentes máquinas. Nesse contexto, é uma ação muito frequente em indústrias do setor alimentício, incluindo laticínios.
Vapor destinado à movimentação
O vapor também pode ser utilizado como força motriz, ajudando na geração de energia para equipamentos que funcionam à base de turbinas de vapor, como bombas e compressores.
Vapor destinado aos processos de limpeza e esterilização
Por fim, o vapor é gerado sempre sob alta temperatura, e pode adentrar em superfícies e materiais. Por isso, ele é bastante eficiente na eliminação de microrganismos durante a limpeza das dependências ou esterilização.
Vale ressaltar que, especificamente para a limpeza e esterilização, o cuidado com a qualidade da água deve ser bastante grande. Ou seja, ela deve estar isenta de possíveis contaminantes.
Caldeira para laticínio: imprescindível para toda a operação
Como já destacado, as indústrias de laticínios atuam na produção de uma ampla variedade de produtos lácteos e derivados, desde leite pasteurizado até queijos, iogurtes e requeijão.
De forma geral, os laticínios operam em processos complexos que permitem um controle preciso de temperatura, aquecimento e esterilização.
Para atingir os padrões de qualidade exigidos, ter uma caldeira para laticínio é essencial na geração de vapor, usado como fonte de energia térmica em diferentes processos.
Entre eles, destacam-se a pasteurização e a esterilização. As duas etapas são bastante críticas nos processos de produção de laticínios. Elas garantem a segurança alimentar e prolongam a vida útil dos produtos lácteos.
A pasteurização geralmente é realizada em duas etapas, aquecendo o leite a uma temperatura específica e depois resfriando-o rapidamente.
Nesse processo, aproveita-se o vapor gerado nos trocadores de calor para aquecer o leite até a temperatura desejada, garantindo a eliminação de microrganismos patogênicos.
Já a esterilização atua na fabricação de produtos como leite condensado e creme de leite. Desse modo, as autoclaves geram o vapor que atinge altas temperaturas, e garante a eliminação completa de microrganismos.
Secagem e higienização também usam vapor
A caldeira para laticínio também tem uma participação importante em processos de secagem, destinados à produção de leite em pó.
Nesse processo, os secadores pulverizam o leite e expõem o líquido a um fluxo contínuo de ar quente. Assim, o vapor aquece o ar, removendo a umidade do produto e transformando-o em um pó seco e estável.
A eficiência na geração de vapor é fundamental nesse processo, pois o uso adequado do vapor pode garantir uma secagem rápida e eficiente dos produtos.
Por fim, a caldeira para laticínio também contribui com a produção de vapor para os procedimentos de limpeza e esterilização adequada dos equipamentos. Essas medidas são essenciais para garantir a higiene e a qualidade dos produtos lácteos.
A limpeza com vapor é altamente eficiente em laticínios. O calor produzido ajuda a remover resíduos de produtos lácteos, bem como microrganismos tóxicos.
Assim, diante das muitas possibilidades, e do crescimento do mercado, é fundamental ter uma mão de obra altamente treinada e qualificada para todos os processos que uma caldeira para laticínio pode requisitar.
Com isso, a produção do laticínio torna-se mais eficiente, segura e produtiva.
Conheça as caldeiras Burntech e entenda por que elas são as melhores caldeiras do Brasil.
0 comentários