4 motivos para escolher uma caldeira a biomassa

13 out, 2021 | Biomassa, Caldeiras | 0 Comentários

Não há dúvidas que o mundo está exigindo que empresas priorizem o desenvolvimento mais sustentável. E um dos avanços é a geração de vapor com combustíveis limpos. Neste contexto, o investimento em na caldeira a biomassa adquire grande protagonismo.

O uso da caldeira a biomassa por empresas representa um grande avanço na busca pela sustentabilidade, já que tem a capacidade de gerar energia com grande eficiência, usando para isso combustíveis mais limpos e renováveis.

Diante da importância das “caldeiras sustentáveis”, convidamos você a acompanhar nosso artigo de hoje. Nele você conhecerá os 4 principais motivos que vão estimular sua empresa a investir em uma caldeira a biomassa.

 

1. A caldeira a biomassa prioriza a sustentabilidade

Dentre todos os quesitos, a sustentabilidade é o grande fator de estímulo para que uma empresa opte por uma caldeira a biomassa. Prova disso são os números recentes que indicam que a biomassa vem sendo amplamente usada para a produção de energia, com perspectivas ainda maiores para os próximos anos.

Assim, em todo o mundo, a energia decorrente da queima da biomassa representa uma das principais alternativas para a diversificação da matriz energética, ajudando o mundo a reduzir sua dependência por combustíveis fósseis.

Ainda assim, o uso da caldeira a biomassa apresenta muitas outras vantagens, essencialmente na questão sustentável e proteção do meio ambiente. Entre os benefícios da biomassa como combustível de caldeiras, pode-se ressaltar:

  • Fonte de energia renovável;
  • Menos poluente quando comparada aos combustíveis fósseis, não emitindo dióxido de carbono;
  • Suas cinzas são bem menos agressivas para o ambiente;
  • Responsável por uma menor corrosão dos equipamentos (como a caldeira a biomassa e fornos), aumentando a vida útil destes.

 

2. A biomassa gera economia na geração de energia

No atual contexto, buscar reduzir custos é uma necessidade recorrente. Assim, a redução no custo da geração de energia é um grande estímulo para que uma empresa opte pela caldeira a biomassa, substituindo caldeiras tradicionais e mais caras.

Por meio de novas tecnologias e caldeiras cada vez mais eficientes, os custos na geração energética a partir da biomassa são bastante competitivos em diversas aplicações industriais e empresas. A tendência é que o constante avanço tecnológico faça com que estes custos sejam ainda mais reduzidos.

Além disso, por serem mais modernas, caldeiras a biomassa requerem menor manutenção corretiva, principalmente por uma produção reduzida de cinzas. Além disso, algumas caldeiras podem ser totalmente automatizadas, facilitando limpezas programadas.

Ainda sobre os custos, o uso da caldeira a biomassa permite maior economia quanto à queima do combustível. Estudos recentes mostram que apenas 2 kg de pellets de madeira são capazes de produzir a mesma energia térmica de 1 litro de gasóleo, porém seu custo é comparativamente muito inferior.

Por fim, as diferentes formas de biomassa disponíveis atualmente têm por característica serem facilmente encontradas próximo às empresas que usam esse tipo de caldeira, reduzindo fretes e permitindo realizar a compra por preços acessíveis.

Biomassa - caldeira a biomassa

3. Permite o desenvolvimento social e gera renda regionalmente

Uma questão não muito falada, mas que deve estimular as empresas a adquirir uma caldeira a biomassa está relacionada ao auxílio do desenvolvimento social, com maior geração de renda às comunidades próximas à empresa. A escolha de uma caldeira a biomassa permite grande evolução nesse sentido.

Com relação à questão social, é importante salientar que a maior parte das fontes produtoras de biomassa tem sua produção ocorrendo na zona rural. Tal fato permite a fixação de mão de obra regional, com a geração de empregos e ganhos econômicos para trabalhadores dessas regiões.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

4. Há melhora na imagem da empresa perante à sociedade

Como falamos anteriormente, para se manterem atuantes no mercado, as empresas devem priorizar o desenvolvimento sustentável, e uma caldeira a biomassa pode ajudar neste sentido. 

Ao adquirir uma caldeira a biomassa, a empresa estará automaticamente adotando condutas de minimização dos impactos ambientais. Com isso, ganham uma natural confiança do mercado consumidor que interage com a empresa, devido a uma maior transparência no quesito sustentabilidade.

Em alguns casos, empresas que transmitem uma imagem mais sustentável invariavelmente serão a escolha do consumidor, fazendo com que elas ganhem mais espaço e aceitação do mercado consumidor.

Portanto, quando você realiza a escolha por uma caldeira a biomassa, você terá uma vantagem competitiva bastante significativa para sua empresa, além de ganhos em sustentabilidade, sempre associados a uma maior redução de custos.

 

Agora que você entende os benefícios de uma caldeira a biomassa, convidamos você a fazer um orçamento sem compromisso do seu novo equipamento. Solicite aqui um orçamento para sua empresa.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *