7 motivos que podem causar defeitos em caldeiras industriais

24 out, 2022 | Caldeiras, Eficiência energética, Segurança | 2 Comentários

Amplamente adotadas em diversos segmentos, as caldeiras industriais são responsáveis pela geração de vapor em quantidade suficiente para diversas máquinas. No entanto, estes equipamentos podem perder sua capacidade operacional por “n” defeitos.

Estes defeitos podem gerar várias consequências, que vão desde a queda da produtividade energética até a ocorrência de explosões e acidentes, decorrentes do colapso total do equipamento.

Para não passar por estes problemas na sua empresa, é bastante importante que você conheça os 7 principais motivos que podem elevar os defeitos em caldeiras industriais.

 

Superaquecimento

Em caldeiras industriais, o superaquecimento é um dos principais motivos de problemas e defeitos. Quando exposta a temperaturas mais elevadas que o admitido, a caldeira pode sofrer redução da resistência do aço, aumentando assim, o risco de explosão.

Entretanto, antes da explosão (que é a ocorrência mais séria), a caldeira pode sofrer com diversos danos como empenamentos, envergaduras e abaulamentos, comprometendo o uso.

Vale salientar que o superaquecimento costuma causar estes defeitos quando a água cai abaixo do nível da fornalha.

 

Choque térmico

Este é um motivo que costuma ocorrer em razão da frequente parada e recolocação em marcha da câmara de combustão das caldeiras industriais, que é a responsável pelo aquecimento da água. 

Caldeiras industriais que estão expostas a este tipo de risco normalmente são as que possuem queimadores que operam no modo on-off. As caldeiras flamotubulares também são mais suscetíveis ao choque térmico, especialmente as com câmara de reversão traseira seca. 

Outro exemplo relacionado a este motivo é quando a caldeira é alimentada com água fria ou com entrada de água quente nas regiões frias, ocasionando o choque térmico.

 

Corrosão em partes das caldeiras industriais

A corrosão interna das placas das caldeiras industriais é um defeito que diminui a espessura das superfícies submetidas à pressão. 

A diminuição da espessura das paredes pode acontecer de muitas formas: interna, generalizada, galvânica, aeração diferencial, salina, etc. 

Importante ressaltar também que a corrosão nas caldeiras só pode ser detectada por meio de inspeções internas, obrigatórias por lei. Além disso, este é um motivo que ocorre geralmente por falta de manutenção preventiva das partes da caldeira.

 

Qualidade da água

A reduzida qualidade da água de alimentação é outro motivo causador de defeitos em caldeiras industriais. Fontes com altas concentrações de sais dissolvidos tendem a formar incrustações sobre as superfícies das caldeiras, gerando superaquecimento.

Essas incrustações podem ocasionar perda de eficiência da troca térmica das caldeiras industriais, fragilizando precocemente sua estrutura.  

Além disso, tanto o vazamento de água quanto o vazamento de vapor são causadores de defeitos bastante comuns nestes geradores de vapor e, portanto, devem ser evitados.

 

Falhas em Juntas Soldadas

Durante o processo de fabricação, toda caldeira industrial passa por processos de soldagem

Qualquer falha nas juntas soldadas certamente são um claro motivo de defeitos em caldeiras, podendo ser a causa da explosão, pois estas são as regiões que apresentam menor resistência do metal.

Exatamente por isso, as soldas precisam ser muito bem realizadas, já que tubos, espelhos, tubulões, reforços e muitas outras partes da caldeira dependem desse processo para operarem sem falhas.

 

Arraste de água para dentro das caldeiras industriais

Como o próprio nome diz, este é um fenômeno caracterizado pela passagem de água da caldeira para a linha de vapor. 

Como consequência, muitos são os inconvenientes, tais como:

  • Formação de depósitos nas partes da caldeira e nos acessórios da seção pós-caldeira; 
  • Queda no rendimento que utilizam vapor para aquecimento;
  • Formação de golpes de aríete nas linhas.

 

Falta de manutenção preventiva

A maioria dos motivos que podem causar defeitos em caldeiras industriais são decorrentes da negligência com a manutenção e demais cuidados diários.

Assim, para evitar que esses motivos tragam consequências desagradáveis dentro da sua empresa é fundamental garantir todas as manutenções e cuidados diários, sempre de acordo com o que é recomendado pelo fabricante.

Também é importante que as indústrias atendam tudo que está apresentado na NR 13, que é a norma regulamentadora responsável por condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras industriais e tubulações.

Para evitar que estes motivos causem sérios problemas, é fundamental que toda empresa redobre seus cuidados com o dia a dia de suas caldeiras industriais, priorizando as manutenções e a usabilidade do equipamento.

Continue acompanhando o blog da Burntech e saiba mais sobre o mundo das caldeiras industriais.

Quanto vale 1% da eficiência da sua caldeira? | Baixe agora o material | Burntech

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

2 Comentários

  1. Nercino Francisco Alves

    Muito Bom, esse conteúdo.

    Responder
    • Burntech

      Olá, Nercino. Agradecemos seu comentário, continue acompanhando nosso blog!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *