Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

18 dez, 2023 | Caldeiras | 0 Comentários

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos.

A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais, desde a movimentação de turbinas para gerar eletricidade até a contribuição dela em processos de produção, esterilização e aquecimento.  

Diante do papel de destaque do vapor em processos industriais, entenda a importância da geração de vapor e saiba porque é fundamental priorizar a escolha do equipamento certo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Vapor: insumo de grande importância para a indústria

Mesmo com os muitos avanços tecnológicos relacionados à produção de outras fontes de energia, as caldeiras industriais a vapor ainda desempenham um papel vital nos processos industriais mais modernos.

As caldeiras são geradores de vapor que funcionam como a espinha dorsal de muitos processos industriais, fornecendo uma fonte de energia bastante confiável e versátil.

Hoje, as caldeiras atuam nas mais variadas aplicações industriais, incluindo:

  • Geração de eletricidade;
  • Aquecimento de água;
  • Produção de vapor para processos químicos e muito mais. 

Devido à capacidade de fornecer energia em larga escala, a caldeira se torna, naturalmente, uma das escolhas preferidas em muitos setores.

Nas indústrias, os geradores são parte de todo um sistema de vapor. Além deles, há componentes que, em conjunto, funcionam para gerar, transportar e utilizar o vapor, como:

  • Tubulações;
  • Válvulas;
  • Trocadores de calor e outros.

Assim, o processo começa na caldeira. Nela, ocorre o aquecimento da água para produzir vapor em grandes volumes. 

Em seguida, há a distribuição do vapor através de tubulações para os pontos de uso, destinados a:

  • Aquecer fluidos;
  • Acionar turbinas para geração de eletricidade;
  • Esterilizar equipamentos; ou
  • Realizar uma variedade de tarefas industriais específicas.

 

Aplicações do vapor gerado em processos industriais

Na grande maioria das indústrias, o vapor é um dos insumos de maior importância e necessidade. Dentre as aplicações, o vapor é demandado em:

  • Processos de aquecimento direto e indireto;
  • Movimentação;
  • Limpeza;
  • Esterilização.

Portanto, veja detalhes e conheça mais sobre cada um!

Aquecimento direto e indireto

Em processos industriais de aquecimento direto, o vapor gerado pelas caldeiras tem contato físico com o material a ser aquecido. 

No aquecimento indireto, por sua vez, há a presença de trocadores de calor responsáveis por intermediar o processo.

 

Movimentação 

O vapor gerado também é um insumo que atua como força motriz. Ou seja, ele tem a responsabilidade de gerar energia elétrica e ativar bombas e compressores que funcionam pela ação de turbinas.

 

Limpeza e esterilização

Há processos industriais específicos onde o vapor é bastante utilizado na limpeza e esterilização, principalmente em lavanderias e hospitais. 

Nestes setores, a umidade do vapor infiltra nos poros dos materiais, contribuindo com a coagulação dos microrganismos.

 

Indústrias que dependem do vapor para operar

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Diante das muitas possibilidades e a necessidade de uso contínuo, a geração de vapor costuma ocorrer em caldeiras presentes nas próprias plantas industriais. No entanto, é bastante importante priorizar a qualidade dos equipamentos.

A geração de vapor é uma necessidade nos mais diversos processos industriais. Veja a seguir alguns dos principais:

  • Indústria Madeireira – o vapor é adotado na secagem da matéria-prima, visando melhorias na qualidade das toras;
  • Frigoríficos – a água aquecida pela caldeira é utilizada na graxaria, abate, nas lavanderias, na limpeza e desinfecção geral dos setores;
  • Indústria de laticínios – o vapor é utilizado nas etapas do processamento do leite, como a pasteurização, a esterilização de recipientes, a fabricação de creme de leite e a fermentação;
  • Termelétricas
  • Indústria do petróleo – o vapor gerado aquece as tubulações e reservatórios de óleo. Também é usado por refervedores, trocadores de calor, torres de fracionamento e destilação, fornos, vasos de pressão, reatores e turbinas; 
  • Indústria têxteis – o vapor atua em processos têxteis de acordo com as necessidades, que podem envolver a alimentação em autoclaves para o tingimento, o uso de calandras para alisar tecidos ou a criação de vapor de alta pressão para estampagem e moldagem.

 

Fatores essenciais para escolher bons geradores de vapor para a indústria

Como você viu até aqui, o uso de caldeiras em processos industriais é essencial. Tais geradores operam sempre sob altas temperaturas e elevadas pressões. Além disso, eles têm a capacidade de gerar vapor para diversos fins.

Para isso, a escolha do equipamento mais adequado beneficia a eficiência do processo. Portanto, alguns pontos relevantes precisam ser considerados. Conheça quais são!

 

Qual é a necessidade dos processos industriais?

A primeira tomada de decisão é buscar identificar qual será o destino do vapor. Ele pode ser usado para:

  • Calefação;
  • Produção de energia;
  • Produção de vapor para movimentação.

 

Qual é o combustível mais abundante na região?

O segundo ponto a ser considerado é realizar um levantamento de qual é o combustível mais abundante nas proximidades. 

Se a região possui alta disponibilidade de lenha, cavaco e serragem, então uma caldeira a biomassa será uma boa escolha.

 

Qual será a necessidade da geração de vapor na sua indústria?

Definir qual é a capacidade (potência) estimada para o gerador é uma parte fundamental na escolha. Nesse contexto, a informação influencia diretamente no funcionamento do equipamento e nos custos da indústria.

Ainda sobre este ponto, o dimensionamento correto da caldeira é fundamental, influenciando a relação de custo-benefício. 

Quando mal dimensionados, os geradores de vapor podem ficar ociosos. Também podem não atender todas as necessidades dos processos industriais. 

 

Qual é o espaço físico disponível na indústria?

Saber qual é a disponibilidade de espaço físico para a instalação do gerador de vapor é um dos cuidados mais importantes. Dessa forma, a indústria consegue gerar o próprio vapor sem maiores problemas.

Além disso, o avanço tecnológico vem permitindo a construção e operação de caldeiras mais compactas. Mesmo assim, é importante conhecer o espaço onde o equipamento será instalado, evitando surpresas. 

 

Conte com os especialistas

Portanto, tão importante como reconhecer a relevância da geração de vapor em diversos processos industriais, é se planejar para escolher o equipamento capaz de atender todas as necessidades da indústria.

Para não ter erro, você pode entrar em contato com os representantes da Burntech. Com alto conhecimento e as melhores opções, oferecemos a melhor caldeira para os processos industriais. 

De produção 100% nacional e tecnologia alemã, a Burntech é fabricante da melhor caldeira do Brasil.

Conheça todos os diferenciais das caldeiras Burntech. Clique aqui para solicitar um contato com nossos especialistas.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...
Caldeira na indústria madeireira

Conheça as aplicações da caldeira na indústria madeireira

A indústria madeireira é um dos principais segmentos econômicos de todo o mundo. No Brasil, este é um setor que emprega cerca de 175 mil pessoas e depende do uso de diferentes equipamentos, como a caldeira industrial. Nesse tipo de indústria, a caldeira possui grande...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *