Onde reduzir custos na indústria alimentícia: Veja 4 recomendações

13 abr, 2022 | Indústria alimentícia, Informações, redução de custos | 0 Comentários

Em um ambiente altamente competitivo, os gestores da indústria alimentícia diariamente convivem com o desafio de buscar alternativas que permitam reduzir os custos da cadeia produtiva. 

No entanto, especificamente na indústria alimentícia, reduzir custos nunca será uma tarefa das mais fáceis, devendo ser projetada de uma forma que a eficiência e a qualidade do produto não sejam comprometidas.

Veja então onde e como reduzir os custos na indústria de produtos alimentícios sem que estes não comprometam a qualidade dos alimentos produzidos.

 

Mapeie todos os custos na indústria alimentícia

Como ocorre em qualquer sistema produtivo, a indústria alimentícia caracteriza-se como um setor que exige a identificação do caminho dos recursos financeiros. Essa é a melhor forma de dar visibilidade aos gastos realizados, dando a possibilidade da correta avaliação de onde o dinheiro é utilizado.

Assim, faça uma análise de todo o processo, desde a chegada da matéria-prima até a etapa de distribuição dos produtos. Isso ajuda a entender quais pontos carecem de melhoria e quais ações podem ser eliminadas. Também facilita a identificação dos gargalos que podem estar atrasando e comprometendo a atividade.

Com este mapeamento é possível gerar relatórios que permitam formular orçamentos que permitem projetar metas relacionadas aos gastos de cada área, possibilitando a tomada de decisão quanto à redução de custos sem que essa ação comprometa a produção nem a qualidade do alimento produzido.

 

Adote estratégias e ferramentas que aumentam a produtividade e reduzem custos

No ambiente industrial, os custos fixos de produção precisam ser diluídos o máximo possível, afinal quanto maior é a produção, menores serão os custos fixos. 

Esse importante conceito se enquadra perfeitamente na indústria alimentícia, caracterizada por apresentar um volume de produção bastante elevado.

Dessa forma, especificamente para a indústria de alimentos, a adoção de métodos capazes de aumentar a produção é essencial para otimizar os gastos. Para isso, o investimento em ferramentas baseadas na Indústria 4.0 apresentam importância significativa para a redução de custos. 

Essas ferramentas são baseadas em:

  • Tecnologia de robótica;
  • Sistemas que permita uma gestão integrada de processos;
  • Treinamento de colaboradores realizados constantemente;
  • Organização do espaço físico para reduzir o tempo de deslocamento.

Por fim, sabe-se que muitas indústrias alimentícias exigem alta quantidade de vapor em seus processos. Devido a isso, o uso de caldeiras e geradores de vapor com características mais modernas, e que ofereçam maior eficiência energética, são bastante importantes.

 

Promova a manutenção preventiva de todos os equipamentos

Em qualquer indústria, a manutenção preventiva é imprescindível. Ela evita a parada da produção por falha mecânica nas máquinas, que certamente geraria perdas consideráveis à indústria.

Dessa forma, quando realizada de forma preventiva, a manutenção ajuda a ampliar a vida útil dos maquinários e dispositivos, evitando desgastes excessivos e reduzindo a necessidade de troca de alguma máquina antes do previsto. 

Na indústria alimentícia, essa estratégia preventiva também auxilia na redução de falhas e necessidade de retrabalho, o que certamente aumentaria os custos de produção.

 

Melhore a eficiência das caldeiras e economize energia

Na indústria alimentícia a geração de vapor possui, como já salientamos, um requisito de fundamental importância.

Uma das melhores formas para reduzir custos em uma indústria alimentícia é promover a máxima eficiência no uso de caldeiras. Importante lembrar que elas funcionam sempre sob alta pressão e exigem alto volume de combustíveis para operar, elevando a dependência de ações para reduzir os custos com consumo.

Para conseguir isso há a possibilidade de uso de inúmeras tecnologias que podem ser empregadas pela indústria de alimentos, elas visam aumento da produtividade e reduzem os custos, principalmente com a geração de energia.

Tais tecnologias vão desde a troca de equipamentos geradores de vapor por modelos mais modernos e eficazes, até a utilização de programas e dispositivos que monitoram uma grande variedade de indicadores, permitindo rápidas correções.

Por meio destas tecnologias será possível gerir a caldeira como um todo. Isso irá permitir redução dos custos na indústria alimentícia, pelos seguintes aspectos:

  • Constante monitoramento durante todo o processo de geração de vapor;
  • Análises de grandes volumes de dados e informações;
  • Melhora a eficiência dos processos produtivos.

Por fim, se você tem uma indústria alimentícia, certamente irá necessitar de uma boa caldeira na geração de vapor. 

Neste caso, a escolha de uma caldeira que detenha as melhores características é fundamental para reduzir custos na empresa e as melhores caldeiras do mercado você encontra na Burntech.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

Para saber mais sobre caldeiras, convidamos a conhecer as indústrias que mais necessitam deste equipamento. Acesse nosso blog e confira.

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *