Caldeira e sua importância na indústria têxtil

6 nov, 2023 | Caldeiras, Indústria textil | 0 Comentários

Na indústria têxtil, o uso do vapor é uma necessidade comum. Consequentemente, indústrias de pequeno, médio e grande porte dependem da caldeira para promover a geração de vapor, usado em muitos processos.

Dessa forma, em um mercado que fatura mais de R$190 bilhões (2021), ter uma boa caldeira para a geração de vapor é fundamental.

Diante da relevância do tema, elaboramos este artigo. Nele, você irá entender a importância da caldeira para a indústria têxtil.

Indústria têxtil: um dos principais setores da indústria brasileira

Para falar da história da indústria brasileira, temos que falar, necessariamente, do segmento têxtil. 

No início da industrialização, este setor teve grande relevância para a nossa sociedade.

Na atualidade, a automação e a indústria 4.0 estão transformando a indústria têxtil no país. 

Tal avanço coloca o Brasil na quarta posição na produção de malhas, ocupando grande relevância em beachwear, jeanswear e homewear, segundo o relatório Brasil Têxtil, citado pelo Sinvespar (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná).

Outra característica marcante do setor é a necessidade de agilidade, pois a constante adaptação à preferência do consumidor é vital para a sobrevivência da indústria têxtil em um mercado extremamente competitivo.

Assim, segundo dados do Panorama Setorial da Indústria Têxtil do IEMI – Inteligência de Mercado e citado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), em 2021, o setor têxtil produziu 2,16 milhões de toneladas, contra 1,91 milhões de toneladas em 2020. 

Por consequência, dispor de uma caldeira com boa capacidade de geração de vapor é imprescindível para toda indústria do ramo têxtil, que visa elevar sua participação no cenário nacional e internacional.

Geração de vapor: necessidade relevante em diversos setores da indústria têxtil

O vapor é popularmente conhecido como um dos insumos mais utilizados em plantas de produção industrial. Na indústria têxtil, seu uso também possui bastante importância.

Em todo o fluxograma dos processos têxteis (fiação, tecelagem e acabamento), o vapor é um dos insumos utilizados em praticamente todas as etapas do segmento. 

Gerado por uma caldeira, o vapor é comumente empregado nos processos mais importantes da indústria têxtil, tais como:

  • Tinturaria;
  • Engomagem;
  • Secagem;
  • Lavagem;
  • Passadoria;
  • Estamparia. 

Estes são processos que exigem o aquecimento de grandes quantidades de água. Para isso, a geração de vapor realizada pela caldeira é imprescindível. Por isso, conheça mais sobre cada um:

Tinturaria

Esse departamento da indústria têxtil é responsável pelo processo de tingimento do tecido, através da aplicação de matérias coradas submetidas ao calor.

Engomagem

Na indústria têxtil, a engomagem promove o revestimento dos fios de urdume com uma camada de substância que aglutina as fibras ou filamentos, protegendo-os do contato com os equipamentos do tear.

O processo de preparação do banho de engomagem consiste no aquecimento da mistura da goma, produtos auxiliares e água, de modo a obter o índice adequado para a aplicação do banho de goma resultante. 

Consequentemente, esse processo exige a operação de uma caldeira na geração do vapor.

Secagem e lavagem

Geralmente, as etapas finais do beneficiamento do tecido são representadas pela secagem e lavagem. 

Tais processos são primordiais para dar acabamento e obter um tecido com maior brilho e com melhor toque.

Ambos os procedimentos exigem um elevado volume de água aquecida, reforçando a importância da caldeira na geração de vapor superaquecido dentro da indústria têxtil.

Passadoria industrial

Basicamente, esse processo é destinado à passagem da roupa recém-fabricada. Na indústria têxtil é comum o uso de ferramentas específicas para isso, como o ferro industrial a vapor. 

Estamparia

Neste processo, o tecido recebe aplicação de corantes em áreas definidas.

E, eventualmente, o vapor é utilizado no processo de secagem após a impressão, através de cilindros secadores.

Portanto, a geração de vapor possui grande relevância na indústria têxtil. Para isso, há a exigência da adoção de uma caldeira.

 

Caldeira Burntech: ótima aliada da geração de vapor na indústria têxtil

A relevância da indústria têxtil brasileira está mais do que comprovada. Assim, para manter essa participação ter uma caldeira é primordial

Responsável por transformar água em vapor, sempre em grandes quantidades, a caldeira é um dos equipamentos de maior relevância dentro de qualquer indústria têxtil

Ao queimar o combustível, há a liberação de energia (calor) e aquecimento da água, liberando vapor sob alta pressão e temperatura.

No entanto, saber como escolher a caldeira mais adequada exige atenção a alguns pontos. 

Dessa forma, para ter mais assertividade nessa escolha, podem ser avaliadas as seguintes questões: 

  • A caldeira escolhida é confiável?
  • A fabricação da caldeira segue todas as regras de segurança, caso das normas ASME e ABNT?
  • Qual é o volume de vapor necessário dentro da sua indústria têxtil?
  • Qual é a performance esperada da caldeira?

Neste contexto, recomendamos que você, como empresário ou gestor com atuação na indústria têxtil, fale com nossos consultores e conheça o portfólio de caldeiras da BURNTECH.

Com quatro décadas de experiência, a BURNTECH é referência em engenharia térmica e geração de valor e energia em caldeiras, com mais de 800 equipamentos entregues.

Em nossos processos, seguimos uma série de normas e códigos que garantem a total qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes.

Nosso Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na ISO 9001 e na Diretiva PED/CE, estabelece as diretrizes e os parâmetros da fabricação e a garantia da qualidade Burntech.

Portanto, conheça a caldeira Burntech e tenha a melhor solução em geração de vapor para sua indústria têxtil.

Você pretende profissionalizar ou ampliar sua indústria têxtil? Então vai precisar da caldeira Burntech. Solicite um orçamento e tenha o melhor equipamento à disposição.

Caldeira aquatubular e flamotubular: clique e faça um orçamento!

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *