Caldeira: Entenda como ela pode auxiliar a Indústria têxtil

25 abr, 2022 | Caldeiras, Indústria textil | 0 Comentários

A relevância da indústria têxtil no Brasil fica clara quando olhamos os números. O setor fatura mais de R$160 milhões, gera 1,36 milhão de empregados diretos e 8 milhões de empregos indiretos. 

Mas você sabia que para a fabricação de diferentes tipos de tecidos, a geração de vapor na indústria têxtil é uma necessidade recorrente? Consequentemente, o uso de uma caldeira torna-se imprescindível ao setor.

Diante disso, entenda a importância da caldeira para a indústria têxtil e veja como este gerador de vapor auxia nas necessidades no setor.

 

Indústria têxtil: Um dos setores mais representativos da indústria brasileira

Ao longo da história da industrialização brasileira, o avanço do segmento têxtil merece destaque. No início, o setor teve significativa importância para a sociedade nacional.

Atualmente, novas tecnologias são adotadas, fazendo com que a indústria têxtil esteja em constante transformação no país. Isso coloca o Brasil na quarta posição na produção de malhas, ocupando grande relevância em beachwear, jeanswear e homewear.

Assim, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), em 2019, o setor têxtil detém o segundo lugar como o maior empregador da indústria de transformação brasileira, representando 16,7% dos empregos no país. Também detém o título de segundo maior gerador do primeiro emprego.

Estes números mostram que a indústria oferece inúmeras oportunidades, ou seja, investir nos melhores equipamentos dentro deste segmento certamente é algo bastante positivo. E dispor de uma caldeira capaz de gerar altos volumes de vapor é o ponto de partida dentro disso tudo.

 

Vapor: Grande importância para diversos setores da indústria têxtil

A utilização do vapor é conhecidamente um dos insumos mais utilizados em plantas de produção industrial. O uso do vapor é ainda mais intenso.

Gerado por uma caldeira, ele é comumente empregado nos processos mais importantes da indústria têxtil, tais como tinturaria, engomagem, secagem, lavagem e passadoria. Como característica, estes processos exigem o aquecimento de grandes quantidades de água, realizada pela caldeira.

Veja o que são estes processos:

Tinturaria – Esse departamento da indústria têxtil é responsável pelo processo de tingimento. Este é um processo químico que consiste na modificação da cor da fibra têxtil através da aplicação de matérias coradas submetidas ao calor.

Engomagem – Na indústria têxtil, a engomagem visa promover o revestimento dos fios de urdume com uma camada de substância que aglutina as fibras ou filamentos, protegendo os fios do contato com os equipamentos do tear.

Importante salientar que o processo de preparação do banho de engomagem consiste no aquecimento da mistura da goma, produtos auxiliares e água, de modo a obter-se o índice adequado para a aplicação do banho de goma resultante, exigindo por isso os serviços de uma caldeira na geração do vapor.

Secagem e lavagem – Geralmente, as etapas finais do beneficiamento do tecido na indústria é a sua secagem e lavagem. Estes processos são primordiais no acabamento e obtenção de um tecido com maior brilho e também melhor toque.

Porém, ambos os processos exigem o uso de altos volumes de água aquecida, reforçando mais uma vez a importância da caldeira na geração de vapor superaquecido.

Passadoria industrial – Basicamente, este processo é destinado à passagem da roupa. Na indústria têxtil são utilizados equipamentos como o ferro industrial a vapor, destinado ao ato de passar roupas e tecidos em larga escala. Também usam grandes quantidades de vapor.

Portanto, está mais que claro que o vapor é essencial na indústria têxtil, exigindo o uso de uma boa caldeira para oferecê-lo aos diversos setores.

 

Caldeira Burntech: Equipamento essencial para a indústria têxtil 

A relevância da caldeira na indústria têxtil brasileira está comprovada pelos processos anteriormente apresentados. Dessa forma, saber como escolher a caldeira mais adequada representa um grande diferencial.

Para acertar na escolha, responder algumas questões torna-se importante, dentre as quais, vale citar:

  1. A caldeira escolhida é confiável e não deixará a indústria “na mão”?
  2. A fabricação da caldeira é segura e atende às normas ASME e ABNT?
  3. Qual é o volume de vapor necessário para realizar os processos na indústria têxtil?
  4. Qual é a performance da caldeira?

Neste contexto, recomendamos que você, como empresário do setor têxtil, que fale com nossos consultores e conheça o portfólio de caldeiras da BURNTECH.

Com 4 décadas de experiência, a BURNTECH é referência em engenharia térmica e geração de valor e energia em caldeiras, com mais de 800 equipamentos entregues, com o mais alto padrão técnico do país. 

 

Ainda está em dúvidas sobre a escolha de uma caldeira industrial? Então confira nosso artigo sobre o tema e veja quais são os fatores de decisão.

[Contato] Quer ter a melhor caldeira do Brasil? Clique aqui e entre em contato! | Entre em contato| Burntech

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tratamento de água em caldeiras

Tratamento de água em caldeiras: Entenda porque é importante

Uma operação bastante comum na indústria é a geração de vapor. Para que esse vapor tenha qualidade e quantidade suficientes, fatores como o correto dimensionamento das caldeiras, tipo de combustível e, principalmente, um bom tratamento de água utilizada são...
tratamento de agua

Conheça os principais tipos de biomassa utilizados em caldeiras

Atualmente, a geração de energia em caldeiras industriais precisa, cada vez mais, se basear no desenvolvimento sustentável e na alta produtividade. Para isso, conhecer os diferentes tipos de biomassa é fundamental. Compostas de materiais orgânicos, as mais variadas...
Combustao em caldeiras industriais

Combustão em caldeiras industriais: Entenda a importância da correta regulagem

Manter os sistemas de combustão em caldeiras industriais sempre próximo da máxima eficiência energética é uma exigência comum a muitas indústrias. Para isso, manter a correta regulagem deste gerador de vapor é medida fundamental. Além de garantir uma boa combustão, a...
caldeiras-industriais-temperatura-dos-gases

Caldeiras industriais: Por que a temperatura dos gases é tão importante?

Requisito fundamental na oferta de energia para a grande maioria de fábricas, as caldeiras industriais dependem do acompanhamento de muitas variáveis para operarem o mais próximo possível da eficiência energética. Dentre essas variáveis, o acompanhamento da...
Biomassa- na imagem possui biomassa

Energia de biomassa: 5 curiosidades sobre este combustível

Energia de biomassa: O quanto você sabe sobre este combustível que vem ganhando grande importância em um cenário mundial que preza cada vez mais pela sustentabilidade? Do ponto de vista energético, a biomassa possui diversas qualidades, funcionalidades e...
Caldeira aquatubular saiba por que e tao importante na geracao de energia

Caldeira aquatubular: Veja sua importância na geração energética

Em muitos processos dentro de uma indústria, o uso de vapor gerado por caldeiras para movimentar máquinas e equipamentos é constante. Mas em outros processos, a exigência é muito maior e dispor de uma caldeira aquatubular passa a ser uma necessidade. A caldeira...
Saiba-tudo-sobre-a-NR-13

Saiba tudo sobre a NR-13

Você tem caldeiras e vasos de pressão em sua empresa? Então você deve ter uma grande preocupação com o processo de instalação, inspeção, manutenção ou operação destes equipamentos e cabe à NR-13 regulamentar tudo isso. A Norma Regulamentadora número 13, ou...
Ceu azul e uma caldeira Burntech de grande porte

Por que escolher a caldeira Burntech

Desde a revolução industrial, o vapor passou a representar um insumo primordial para a operação de muitos processos produtivos e, para atender esse mercado, a Burntech fabrica o que há de mais moderno em caldeiras. Com 33 anos de experiência no mercado caldeireiro, a...
Fatores que interferem na Eficiência energética em caldeiras

Eficiência energética em caldeiras: 5 fatores que interferem

Caldeiras são equipamentos amplamente utilizados para a geração de energia, consequentemente usam muito combustível (gerando custos elevados). Por isso, priorizar a eficiência energética em caldeiras é essencial na indústria. Quando analisamos a eficiência energética...
caldeira - indústria têxtil

Caldeira: Entenda como ela pode auxiliar a Indústria têxtil

A relevância da indústria têxtil no Brasil fica clara quando olhamos os números. O setor fatura mais de R$160 milhões, gera 1,36 milhão de empregados diretos e 8 milhões de empregos indiretos.  Mas você sabia que para a fabricação de diferentes tipos de tecidos, a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *