Conheça práticas sustentáveis para alcançar eficiência energética na indústria

14 ago, 2023 | Eficiência energética | 0 Comentários

Dentro do ambiente industrial, a eficiência energética depende de soluções práticas para otimizar o consumo de energia sem comprometer a produtividade. Ao mesmo tempo, isso garante redução do gasto financeiro com energia. 

Para alcançar essa meta, cabe à indústria investir em práticas mais sustentáveis e que, ao mesmo tempo, sejam energeticamente mais eficientes.

 

Eficiência energética na indústria: entendendo o conceito

A indústria é a principal consumidora de energia no Brasil. Isso justifica a necessidade de implantação de sistemas que incorporem práticas sustentáveis e aumentem a eficiência energética.

A eficiência energética é representada pela maior capacidade de produção com o menor consumo de combustível. Para indústrias, significa produzir mais (produtos e serviços) com o menor custo energético.

Dessa forma, investir em eficiência energética pode frear o consumo e estimular a competitividade do negócio.

 

5 práticas sustentáveis para a indústria

Práticas sustentáveis para a indústria

Dentro do ambiente industrial, a energia é um dos insumos mais importantes, tanto que boa parte dos custos de produção são afetados diretamente pelo consumo energético. 

Por outro lado, a geração de energia é responsável pela maior poluição ambiental, principalmente quando há o uso de combustíveis fósseis.

Por isso, as práticas sustentáveis contribuem com a economia, sustentabilidade e, consequentemente, eficiência energética. Conheça algumas delas para melhorar os resultados!

 

1. Realize avaliações de consumo

Você sabe onde e quanto a sua empresa gasta mais com energia? 

Para ter essas respostas e iniciar a busca pela eficiência energética na indústria, a primeira medida a ser tomada é conhecer seus gastos energéticos. Essa é uma maneira de saber se o gasto com energia é compatível com as necessidades da empresa.

Faça avaliações periódicas de consumo energético e, a partir delas, implante ações mais direcionadas que ajudem a otimizar esse gasto.

Neste cenário, o auxílio de um profissional capacitado ajuda a classificar o nível de consumo da empresa e definir onde é possível reduzir gastos.

 

2. Invista em equipamentos mais eficientes e em manutenção

Dentro da fábrica, substituir equipamentos que consomem mais energia por equipamentos com menor custo energético é uma ótima opção para alcançar maior eficiência energética na indústria.

Como exemplos, vale investir no retrofit de máquinas, modernizando-as. Para isso, é fundamental que as etapas de análise, planejamento do projeto e execução sejam realizadas por profissionais especializados. Isso garante maior eficiência nas operações.

Também é necessário implementar estratégias de manutenção mais eficientes, que terão a capacidade de identificar falhas, corrigindo-as antes que se tornem problemas.

 

3. Implantação da automação

A automação é mais um caminho importante para maior eficiência energética na indústria. 

A ideia aqui é adotar soluções para que cada etapa da cadeia produtiva aconteça sem desperdícios, garantindo a economia e a sustentabilidade.

Com a automação, é possível potencializar a produção, reduzindo desperdícios de matéria-prima e insumos (como água e energia), bem como ajuda a controlar a emissão de resíduos, tornando os processos mais seguros.

 

4. Otimize processos

Em qualquer empresa, sempre há espaço para que uma indústria alcance maiores níveis de eficiência energética. 

Para isso, é essencial adotar ferramentas de análise de dados. Elas permitem correlacionar diversas variáveis (temperatura externa, fluxo de pessoas, tarifas de energia, entre outras) e desenvolver perfis operacionais específicos dentro da indústria. 

A atuação de sensores IoT, por exemplo, pode auxiliar na indicação, ou até mesmo na execução, das melhores combinações de equipamentos para cada momento. 

 

5. Substituição da Matriz Energética

Por último, há o conceito da substituição da matriz energética, trocando os combustíveis fósseis por opções mais sustentáveis, caso da biomassa. Uma ótima recomendação aqui é substituir caldeiras movidas a combustíveis fósseis por caldeiras a biomassa

Esse tipo de substituição está totalmente ligado à redução na pegada de carbono e no consumo energético, resultando em redução de custo e maior sustentabilidade. 

Portanto, invista nessas e em muitas outras práticas sustentáveis e alcance o máximo de eficiência energética na indústria que você gerencia. O meio ambiente e as contas da sua indústria agradecem!

Aproveite para acessar o site da Burntech e conheça as melhores soluções de energia para sua empresa.

Conheça os benefícios financeiros relacionados à eficiência em caldeiras! Acesse e baixe agora o conteúdo da Burntech

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...
Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Geração de vapor para processos industriais: entenda a importância

Nos mais variados processos industriais, a geração de vapor é uma das necessidades mais relevantes por permitir a realização de procedimentos essenciais para a maioria dos segmentos. A energia contida no vapor é fundamental em uma ampla gama de aplicações industriais,...
Caldeira para laticínio

Caldeira para laticínio: entenda a importância para o segmento

A indústria de laticínios produz alimentos à base de leite, como queijos, iogurte e requeijão. Para a realização dos processos, utilizam a caldeira para laticínio. Esse equipamento é fundamental para a produção de calor, muito utilizado para a criação de múltiplos...
Caldeira industrial

Caldeira Industrial: saiba como escolher o modelo ideal

Essencial em diferentes tipos de processos industriais, a caldeira industrial tem a função de produzir e acumular vapor sob elevadas pressões, utilizando a queima de combustíveis, como óleos e a biomassa. Por sua ampla utilidade, há diferentes tipos de caldeiras que...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *