Caldeira a biomassa: qual é a vida útil desse equipamento?

22 maio, 2023 | Caldeiras | 0 Comentários

A caldeira a biomassa é um equipamento bastante utilizado em muitos processos industriais. Elas são adotadas para gerar vapor e energia a fim de movimentar máquinas e sistemas dentro da indústria. 

Mas, chegará um momento em que sua caldeira a biomassa perderá performance, produzirá menos energia e deverá ser trocada por um equipamento mais moderno, produtivo e eficiente.

No artigo de hoje, saiba qual é o tempo médio de duração do seu equipamento e quais são os pontos que você deve considerar para entender que ele está chegando ao final da sua vida útil.

 

Sua caldeira a biomassa está perdendo eficiência? Talvez seja a hora de trocar!

Sua caldeira a biomassa está perdendo eficiência? Talvez seja a hora de trocar!

A caldeira a biomassa é um equipamento bastante usual em muitos processos industriais, destinada a transformar água em vapor de água, que utiliza diferentes formas de biomassa como combustível.

A instalação deste equipamento é uma forma de levar maior sustentabilidade à geração energética, principalmente por a biomassa ser energeticamente mais eficiente, renovável e com menor emissão de gases.

No entanto, chegará um momento em que sua caldeira a biomassa começará a apresentar falhas recorrentes e, consequentemente, necessitará de manutenções mais frequentes e caras. 

Provavelmente esses sejam os sinais que indicam que sua caldeira está chegando ao final da sua vida útil e exige a troca por um modelo mais novo. 

Entretanto, essa é apenas uma das possíveis razões para a troca. Há outros pontos que precisam ser considerados, como veremos ainda nesse artigo. 

 

Uma caldeira a biomassa pode durar 30 a 40 anos

De forma geral, as caldeiras a biomassa não têm uma vida útil previamente definida. Isso ocorre porque há uma série de fatores que, em conjunto, são considerados para definir o fim da vida do equipamento.

A NR-13 é norma regulamentadora que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações. 

Essa regulamentação estabelece um prazo de 25 anos para que este tipo de equipamento seja submetido a uma rigorosa avaliação de sua integridade. 

A avaliação é essencial para determinar a vida remanescente para esta caldeira, além dos novos prazos máximos para inspeção de segurança periódica.

No entanto, uma caldeira a biomassa que tenha manutenção regular tende a apresentar uma vida útil mais longa. 

Apesar disso, o gestor da indústria tem que ficar atento ao impacto destas manutenções sobre a eficiência energética, segurança operacional e custos.

 

O que considerar para decidir pela substituição da sua caldeira a biomassa?

O que considerar para decidir pela substituição da sua caldeira a biomassa?

Substituir sua caldeira a biomassa por um modelo mais novo e moderno é uma decisão nada fácil, pois envolve custos e decisões operacionais importantes.

Dessa forma, para definir a vida útil da sua caldeira a biomassa e ponderar sua substituição, os seguintes aspectos devem ser analisados:

 

O equipamento apresenta barulhos exagerados?

Caldeiras em geral emitem muitos ruídos, e isso é normal. O problema é quando eles se tornam mais altos ou diferentes do normal.

O excesso de ruídos pode ser um indicativo de que sua caldeira a biomassa está tendo um esforço acima do esperado, isso indica que ela está sofrendo os efeitos da idade.

 

O termostato exige ajuste com uma recorrência muito maior?

Uma caldeira em bom estado costuma ter seu termostato sempre regulado, ou seja, indica que a temperatura deseja se mantém. 

Porém, chegará um momento em que o ajuste do termostato precisa ser contínuo. Esse é um sinal claro de que a caldeira apresenta falhas mais recorrentes.

 

As fugas de água são constantes?

A água é um insumo essencial em uma caldeira a biomassa. No entanto, fugas constantes deste insumo são uma evidente representação de que a caldeira precisa de substituição. 

Em caldeiras, é comum existir pequenas fugas de água ao longo do tempo, que após uma reparação pontual ou pequeno ajuste são facilmente corrigidas.

O problema surge quando as fugas são mais frequentes, ou quando os tubos estão com sinais de desgaste ou corrosão. Nesse momento, aconselha-se a substituição da caldeira com urgência.

 

Além dessas análises, outros fortes indicativos que sua caldeira a biomassa precisa ser substituída são:

  • Redução na eficiência energética;
  • Alto custo de manutenção;
  • Muitas horas paradas para consertos;
  • Necessidade de substituição de partes e periféricos importantes. 

Ou seja, não há como definir com exatidão a duração de uma caldeira a biomassa, já que isso irá depender dos cuidados ao usar este equipamento. 

Mas, se você identificar que sua caldeira chegou ao final da sua vida útil e precisa ser substituída, sugerimos que você conheça as caldeiras a biomassa da linha Burntech, consideradas as melhores caldeiras do Brasil.

Quer saber mais? Então veja porque você deve escolher a caldeira Burntech para sua indústria. 

Avalie este conteúdo

Compartilhe esse post!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Processos industriais: entenda a importância

Processos industriais: entenda a importância

Representados pelas etapas de fabricação, os processos industriais possuem grande importância para as fábricas, exigindo otimizações recorrentes.

Principais tipos de caldeiras industriais

Principais tipos de caldeiras industriais: saiba quais são

Conheça as características dos principais tipos de caldeiras industriais, com seu padrão construtivo, capacidade e recomendações de uso.

Caldeiraria Pesada

Caldeiraria pesada: saiba o que é e para que serve

Você sabia que a Burntech é uma empresa de engenharia, que possui parque fabril capaz de projetar e construir soluções para diferentes segmentos, inclusive ligados à caldeiraria pesada? Esse segmento usa uma grande variedade de técnicas para produzir peças e...
Caldeira aquatubular na geração energética

Caldeira aquatubular na geração energética: entenda a importância

De grande importância na transição da matriz energética brasileira, as termelétricas são caracterizadas por gerar grandes demandas de vapor. Assim, são a segunda maior geradora de energia do país. Para isso, muitos projetos optam pela caldeira aquatubular. As...
ASME

Normas ASME em caldeiras: garantindo segurança e eficiência

Para total qualidade e eficiência, caldeiras e vasos de pressão devem possuir uma estrutura de engenharia muito bem elaborada, evitando que, em operação, elas enfrentem falhas simples e até acidentes de maior gravidade. A norma que proporciona isso é a ASME....
Limpeza de caldeiras

Manutenção periódica e limpeza de caldeiras: saiba quando e como fazer

De acordo com dados extraídos do banco de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e citados neste relatório, entre 2016 e 2020, foram registrados 9.347 acidentes de trabalho relacionados a caldeiras e vasos de pressão no Brasil, resultando em 49 óbitos. Por...
Caldeira na indústria farmacêutica

Caldeira na indústria farmacêutica: conheça a importância

A caldeira é um essencial para a geração de vapor em muitas indústrias, desde a alimentícia até a de petróleo. Mas você sabia que a indústria farmacêutica também depende dela? Nesse segmento, o vapor faz parte de atividades desde o aquecimento até a esterilização de...
Eficiência energética da caldeira a biomassa

6 dicas para aumentar a eficiência energética da caldeira a biomassa

O uso da caldeira a biomassa é, na atualidade, uma opção ideal para muitas indústrias, principalmente pelo custo-benefício e pela sustentabilidade oferecida.  No entanto, é preciso garantir que essas caldeiras tenham a maior eficiência energética possível, a fim de...
Melhor caldeira industrial

Saiba qual é a melhor caldeira industrial para o seu negócio

A eficiência energética é extremamente importante para o sucesso das indústrias. Independente do ramo de atuação, a energia faz parte do processo produtivo. Para gerá-la, é comum utilizar uma caldeira industrial. A caldeira industrial é um equipamento necessário em...
Sistema de vapor

Geração de vapor: como funciona um sistema de vapor industrial?

O “coração” do sistema de vapor industrial é o gerador de vapor. Ele usa uma fonte de calor para ferver a água e convertê-la em vapor. Consequentemente, a energia contida no vapor atua em uma ampla gama de aplicações industriais. Por meio de um sistema de vapor, irá...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *